Em 14 de fevereiro, o 4º Fórum Agrícola de Grãos da Rússia foi realizado no Crowne Plaza Krasnodar - Centro em Krasnodar, reunindo mais de 200 participantes no mercado de grãos. O evento confirmou seu status internacional, os delegados representaram 9 países: Rússia, Grã-Bretanha, Ucrânia, França, Áustria, Turquia, Bangladesh, Catar e Finlândia. O Fórum foi organizado pela Revista Federal de Agronegócios, e a Região PhosAgro tornou-se o parceiro geral.
Nos últimos anos, a Rússia se tornou poderosa no mundo como um dos principais exportadores de grãos. Quais são as perspectivas atuais para o mercado de grãos na Rússia? O que impede o crescimento das exportações e como aumentar as entregas no exterior para cumprir as tarefas definidas pelo Presidente da Rússia? Essas e muitas outras questões foram discutidas pelos delegados e oradores do Fórum "Grão da Rússia - 2020".
Com um discurso de boas-vindas dirigido aos participantes do fórum Maxim Yushechkin, Diretor Comercial da Rede PhosAgro-Região: “No ano passado, as empresas regionais da Região PhosAgro forneceram aos agricultores russos mais de 3 milhões de toneladas de fertilizantes minerais. Mais de um terço deste volume são fertilizantes NPK altamente eficazes, que comprovaram sua eficácia nos campos de dezenas de regiões do nosso país - de Kaliningrado a Petropavlovsk-Kamchatsky. A demanda por fertilizantes complexos com cálcio, efetiva em solos ácidos, está crescendo e também vemos um aumento sem precedentes na demanda por fertilizantes complexos líquidos - “fósforo líquido”. Sua relevância é óbvia em condições de deficiência hídrica - um dos fatores-chave na redução da produção nos últimos anos, especialmente nas regiões sul. "
A 1ª sessão foi dedicada aos problemas e perspectivas do mercado de grãos na Rússia. A sessão foi patrocinada pela A / O Suomen Villava. A sessão foi moderada por Valery Kochergin, Diretora Geral do Federal Agribusiness Journal.
Sessão aberta Vladimir Petrichenko, CEO do ProZerno, descrevendo o tópico de seu relatório como "Condições do mercado de grãos no final da temporada: vôo interrompido ...". Ele observou que a situação atual no mercado mundial de grãos é semelhante a fevereiro de 2003 durante a disseminação da SARS. Os Estados Unidos eram um líder claro no mercado de grãos naqueles anos, e os preços do trigo despencaram em meio aos fundamentos econômicos em meio a uma epidemia de SARS. Hoje, muito se assemelha a essa situação, mas já há sinais de que a situação está começando a se deteriorar, graças às ações ativas do governo chinês.
Continuou a sessão Pasi Järvilehto, diretor de vendas e marketing na Rússia, empresa estatal finlandesa A / O Suomen Villava. Ele observou que a Rússia tem um bom futuro em termos de estratégia de grãos. Os portos russos estão se desenvolvendo rapidamente e novas rotas de exportação aparecerão nos próximos anos. Ele falou sobre o esquema de exportação de grãos da Rússia e do Cazaquistão através da Finlândia como uma alternativa confiável do norte para o transporte do Mediterrâneo. A distância dos portos finlandeses à saída do Mediterrâneo para o Atlântico é mais de 700 km mais curta em comparação com a rota similar do porto de Novorossiysk. A empresa estatal A / O Suomen Villava fornece uma gama completa de serviços de logística para exportação de grãos através de três portos de trânsito na Finlândia, processando 2 milhões de toneladas por ano.
Olga Grab, Analista, Mercados Agrícolas, Região do Mar Negro, Agência Refinitiv, falou sobre as principais tendências nas exportações russas de grãos na temporada 2019/20. O volume de grãos realmente exportados da Federação Russa na primeira metade da temporada de grãos chegou a 26 milhões de toneladas, e o volume projetado para exportação, de acordo com o USDA, é de 45 milhões de toneladas. Esses números são mais influenciados por processos internos (alto preço de compra) e causas externas globais (baixo preço no mercado mundial). As principais tendências do mercado de grãos na temporada 2019-20. incluir crescimento da produção; grão de alta qualidade; aumento nos preços de fornecimento de grãos e pressão na margem dos participantes do mercado de exportação. Ao mesmo tempo, a concorrência entre exportadores está crescendo e o número de empresas exportadoras russas no mercado está diminuindo. Observa-se uma redução nas exportações na primeira metade da temporada e áreas recordes de semeadura no inverno para as safras em 2020. Falando sobre tendências globais, os analistas também observam um aumento na produção, alta qualidade dos grãos e um aumento no suprimento de grãos. Há pressão no preço da demanda no mercado mundial e uma diminuição na competitividade do trigo russo. A Rússia perdeu sua participação no mercado mundial e os volumes de exportação da UE, Ucrânia e EUA cresceram. A competição pelos mercados de vendas está crescendo, enquanto as colheitas de trigo no inverno estão diminuindo nos países produtores - França, EUA e Ucrânia. Analistas da Refinitiv Agriculture prevêem uma safra de trigo razoavelmente boa na Federação Russa (excluindo a Crimeia) em 2020 em 80,2 milhões de toneladas.
Terminou a sessão Elena Kultysheva, Diretora de Vendas, FOSS Rússia, falou sobre a nova geração SMART de análise digital de grãos - Infratec ™. É um analisador de grãos integrais preciso e confiável que utiliza a tecnologia de transmissão por infravermelho próximo para medir vários parâmetros: umidade, proteína, teor de óleo, amido e glúten cru. A FOSS fornece monitoramento técnico durante todo o ano: analisa o cronograma para avaliar a estabilidade dos dispositivos e, em caso de avaria, realiza reparos imediatamente no modo de acesso remoto. O engenheiro vê o código de erro na tela e parte para o local de reparo com as peças de reposição necessárias. Esses analisadores são facilmente integrados à rede de grãos russa - controle remoto da qualidade dos grãos a partir de um único centro em tempo real. O principal objetivo da rede é coordenar todos os dispositivos incluídos nela para que eles apresentem resultados idênticos, garantindo um pagamento justo pelos grãos. A solução de rede também ajuda a evitar correções não autorizadas (adulteração) e a reduzir o tempo de espera das máquinas durante a colheita.
A sessão 2 foi dedicada aos problemas do aumento da produtividade e da qualidade dos grãos. A sessão foi patrocinada pela Biotechagro e moderada por Dmitry Dubinin, chefe do departamento de apoio agrícola da Região PhosAgro.
Sessão aberta Engenheiro Agrônomo-chefe de GK Kuban-Biotechagro Sergey Babenko, que falaram sobre o conceito de obter grãos de alta qualidade usando diagnóstico e produtos biológicos. Durante a apresentação, Sergey Babenko apresentou vários medicamentos eficazes. A base da preparação de Geostim é o fungo Trichoderma viride, as bactérias associativas Azomonas agilis, Azotobacter chrooccocum. O objetivo do medicamento é suprimir a microflora patogênica, decompor os detritos das plantas no solo, o que leva a uma melhor fertilidade do solo, à destruição de microorganismos patogênicos e ao aumento da produtividade das culturas. A base da preparação do BFTIM KS-2 é a bactéria Bacillus amyloliquefaciens KS-2 isolada do solo. Objetivo do medicamento: supressão de uma ampla gama de microflora patogênica. O medicamento Insetim é usado para controlar larvas de 1 a 3 anos de pragas de insetos Lepidoptera e Coleoptera (besouro da batata do Colorado, borboleta branca americana, conchas, bicho da seda não pareado e outros). O palestrante apresentou os resultados de vários testes de produção em várias culturas, confirmando a eficiência econômica de produtos biológicos.
Continuou a sessão Dmitry Dubinin, Chefe do Departamento de Apoio à Agricultura, Região PhosAgro, com um relatório sobre o tópico "Como obter renda extra com trigo de inverno?". Sempre há oportunidades para aumentar a lucratividade de cada hectare de terra arável, independentemente de vários fatores organizacionais e econômicos, e essa experiência causou maior interesse entre os agricultores. Cada elemento da tecnologia (sementes, produtos fitofarmacêuticos ou fertilizantes) mostra aumentos de produtividade em um ano favorável ao clima. No entanto, chama-se mais atenção para a aplicação dessas técnicas agronômicas em clima difícil e anos climáticos, durante secas, falta de precipitação durante o período necessário para plantas e outros eventos adversos. Dmitry Dubinin, em sua apresentação, mostrou as vantagens competitivas dos sistemas alimentares PhosAgro, o uso de fertilizantes complexos líquidos (HCF) e fertilizantes complexos granulares sólidos. Isso é evidenciado pela maior solubilidade em água das marcas de fertilizantes, pelas melhores propriedades físicas, pelo coeficiente de uso da substância ativa de cada elemento dos fertilizantes minerais. E, como resultado, a eficácia econômica desses fertilizantes. De acordo com os experimentos de produção da região de PhosAgro, o aumento do uso de sistemas de fertilizantes PhosAgro atingiu de 1,5 a 25 mil rublos por hectare em uma grande linha de culturas de campo.
Diretor da filial de Novorossiysk do Centro de Avaliação da Qualidade dos Grãos FSBI Mikhail Khanov Ele falou sobre a situação atual no setor de exportação de grãos e seus produtos processados. Nos últimos 30 anos, a Rússia aumentou o potencial de exportação de culturas em 30 vezes para 53 milhões de toneladas. Hoje, a Federação Russa ocupa o 4º lugar no mundo em exportação de grãos, com uma participação de mercado de 12%, e o 1º lugar no mundo em exportações de trigo, com uma participação de mercado de 19%, mantendo a liderança nos últimos três anos. Ao mesmo tempo, os exportadores expandem seus mercados. Nos primeiros 7 meses da temporada 2019-20, começaram as entregas de trigo russo a Malta, Laos, Madagascar; cevada - Tunísia, China, Moldávia; milho - Líbia e Israel; soja - para o Irã; farinha de girassol - Egito, Tailândia, Índia; Linho - Israel e Argélia. A expansão dos mercados de vendas de grãos russos ocorreu. Assim, foi aberto o mercado da Arábia Saudita para exportadores russos de trigo, com potencial de até 3,2 milhões de toneladas. Em 2019, os requisitos para o trigo russo importado em termos de danos causados por um bug foram relaxados neste país. A China importa 3,2 milhões de toneladas de trigo russo e 83 milhões de toneladas de soja. Houve uma expansão no acesso de produtos de grãos russos ao mercado da RPC (soja, colza, farelo e bagaço de girassol, soja - sem restrições por região, trigo e cevada - Amur, Kurgan, Novosibirsk, Omsk, Chelyabinsk, regiões de Altai e Krasnoyarsk).
O tema da qualidade das culturas foi continuado por Irina Burya, consultora científica líder do escritório de representação em Krasnodar da JSC Schelkovo Agrochem, apresentou formas de gestão da qualidade no crescimento da tecnologia. Segundo especialistas dos Estados Unidos e da Europa, um aumento na produção de trigo em partes iguais consiste na introdução de novas variedades e no aprimoramento da tecnologia de cultivo. Os agricultores são capazes de influenciar a qualidade dos produtos através da nutrição equilibrada das plantas (fósforo no início da estação de crescimento, nitrogênio em fases críticas: perfilhamento, crescimento do caule, antes da produção) e proteção oportuna contra várias doenças e pragas. Atenção especial foi dada na apresentação para o controle de objetos e fatores nocivos à seleção de herbicidas. Irina Burya falou sobre o uso do novo herbicida Pixel, MD; fungicidas - Azorro, KS, Capella, ME, Triad, KKR com foco na metodologia para sua seleção. O palestrante apresentou o desenvolvimento inovador “Schelkovo Agrochem” - microfertilizante “Ultramag Combi”. Foi criado com base nas conquistas acumuladas pela empresa na produção de formulações coloidais e de microemulsão. O Ultramag Combi utiliza os mais recentes adjuvantes e excipientes especiais que melhoram a capacidade de espalhamento e retenção de soluções de trabalho nas folhas, aceleram a penetração e a assimilação de nutrientes.
A terceira sessão foi dedicada a soluções tecnológicas para o cultivo e armazenamento de grãos. A sessão foi patrocinada pela Metal Profile Company LLC, moderada por Oleg Alexandrov, gerente de projeto da Rostselmash.
Sessão aberta Andrey Morunkov, Diretor de Produção Vegetal, PenzaMolInvest LLC (Damate Group of Companies) com o relatório "Uso de novas tecnologias na produção agrícola". Em 2018, o Damate Group iniciou a introdução ativa de agricultura de precisão e tecnologias digitais. Juntamente com as vantagens óbvias das modernas tecnologias e dos elementos da agricultura de precisão, Andrey Morunkov observou várias desvantagens que impedem seu uso generalizado. Isso inclui o alto custo de máquinas, equipamentos e serviços para o uso de veículos aéreos não tripulados; a complexidade técnica do equipamento utilizado e a necessidade de usar programas especializados, o que cria certas dificuldades em encontrar especialistas capazes de dominar e usar esse equipamento; falta de experiência no uso de tecnologias que estão mudando e melhorando rapidamente, o que cria certas dificuldades em uma avaliação objetiva da eficácia de seu uso.
Continuou a sessão Oleg Alexandrov, chefe do projeto Rostselmash, com uma apresentação sobre o tema “Tecnologias digitais na produção agrícola moderna. Ecossistema da Agricultura Autônoma. ” No início do relatório, o palestrante falou sobre o presente digital da agricultura russa, já implementado pela técnica de Rostselmash: a aplicação precisa de fertilizantes, sementes, produtos fitofarmacêuticos; sistemas de direção automática e otimização de equipamentos; colheita precisa de culturas e assim por diante. Em 2020, a empresa apresenta uma série de novos produtos para os agricultores russos. Isso inclui o sistema de mapeamento de rendimento RSM Yield Mapping ™ e o sistema de notificação de operação crítica e manutenção RSM Notification ™. Aumente a eficiência da produção RSM ID ™ - um sistema para identificar o operador, acessórios e reboques, descarregando materiais com base em amigos ou inimigos. O algoritmo do sistema RSM Router ™ avaliará as características do campo e das máquinas, construindo a rota máxima efetiva para a movimentação de equipamentos e marcando os locais para descarregar grãos ou carregar sementes e fertilizantes.
Vitaly Shamaev, diretor geral da agência analítica "Agrospeaker", observou as tendências positivas do mercado de grãos. Os cenários futuros mostram estabilidade de preços do trigo, um ligeiro aumento de milho e oleaginosas até o final da temporada. O índice médio de preços de compra da safra russa GO_SVCON_INX (RUB) atingiu a tempestade de elevações históricas. Os preços dos grãos são elegíveis para crescimento, uma vez que são 40-50% inferiores aos preços da inflação. Mas com um rublo forte eles serão mais altos que os de exportação. O índice de preços da safra russa a preços de compra GO-SVCON-SUM (RUB) atualizou os máximos históricos. Reflete o crescimento da terra arável bruta. Ele observou que a capacidade do mercado mundial de grãos, oleaginosas e produtos processados é enorme e a participação dos produtos russos é de apenas 8%. O mercado global pode captar todo o aumento da produção agrícola. Subestimar a produção significa minar as bases do crescimento da economia agrícola russa. É necessário procurar maneiras de aumentar a concorrência no mercado global. A reserva de concorrência no mercado mundial está na política monetária, no barateamento do sistema de transporte. As tecnologias agrícolas atingem seu potencial de 100%.
Mikhail Mizin, representante oficial da Associação de Máquinas Agrícolas VDMA na Rússia, fez uma revisão das práticas mundiais, informando aos participantes do fórum sobre tecnologias avançadas para máquinas agrícolas modernas. A engenharia agrícola mundial continua a ser uma das indústrias mais inovadoras, com um investimento de 5% em P&D. Atualmente, a participação de equipamentos de fabricantes estrangeiros no mercado russo é de aproximadamente 50%, o que corresponde aos principais mercados mundiais: Alemanha, Itália, França e EUA. O complexo agroindustrial da Federação Russa mostra um aumento constante na produtividade e crescimento na diversificação. Ao mesmo tempo, a disponibilidade de equipamentos e tecnologias modernas está no cerne do crescimento da colheita por hectare na produção agrícola. Mas a taxa de renovação da frota de equipamentos e investimentos em infraestrutura ainda são relativamente baixos.Por sua vez, marcas estrangeiras estão prontas para localizar a produção na Rússia para se aproximar do cliente, mas isso exige regras claras e aplicáveis. A exposição Agritechnica realizada na Alemanha no final de 2019 mostrou as seguintes tendências: as esteiras foram cada vez mais usadas na produção de tratores potentes e na produção de tratores de baixa potência, muitos fabricantes estão prestando cada vez mais atenção à tração da bateria. Uma questão importante na agenda continua sendo a redução das emissões atmosféricas, como evidenciado pelo recém-introduzido padrão do Estágio V na Europa. A exposição também mostrou que a maioria dos fabricantes está tentando adivinhar as necessidades futuras da agricultura e criando conceitos para modelos não tripulados, carros híbridos e elétricos, além de expandir o escopo de aplicação dos agrodrons.
Concluiu 3 sessões Vitaly Stavsky, Chefe de vendas, LLC Company Metal Profile, introduziu novas tecnologias na construção de instalações de armazenamento de grãos. Hoje, a Metal Profile é líder na fabricação de telhados e materiais para parede na Rússia e na CEI, incluindo 18 fábricas e mais de 60 escritórios de vendas em várias regiões da Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão e Ásia. De interesse dos produtores agrícolas são os painéis sanduíche AIRPANEL de alta qualidade que, devido ao maior isolamento térmico, baixa carga de base, alto isolamento acústico e não higroscopicidade, podem economizar significativamente dinheiro na construção de instalações de produção e armazenamento para agricultura (celeiros). Foi dada atenção especial aos revestimentos de proteção especiais do metal à base de poliuretano, proporcionando melhor resistência à corrosão, como PURMAN e Puretan. A vida útil de ladrilhos metálicos e chapas perfiladas utilizadas na construção de celeiros e outras instalações agrícolas fabricadas com esse metal é 2-3 vezes maior que a vida útil do metal com um revestimento de poliéster convencional. Isso pode reduzir significativamente o custo operacional por metro quadrado da estrutura, em termos de vida útil.
O problema emergente de condensação em telhados metálicos não isolados é resolvido com sucesso pela tecnologia DRIPSTOP - um filme autoadesivo feito de fibras de poliéster aplicadas ao interior de uma telha metálica e papelão ondulado. Essa é uma maneira econômica de resolver problemas, porque a absorção máxima de condensado é de 1 l / m².
Natalya Krasheninnik, Diretora de Desenvolvimento da Direção de Agrobiotecnologia do Cluster de Tecnologias Biológicas e Médicas da Fundação Skolkovo falou aos delegados do Fórum sobre as oportunidades de agronomia do Instituto de Desenvolvimento Estratégico, criado pelo governo da Federação Russa. As prioridades de inovação da direção são genética e seleção na produção agrícola, pecuária, aquicultura e silvicultura; probióticos, vacinas, agentes fitofarmacêuticos, fertilizantes, componentes alimentares; tecnologia digital; tecnologias para armazenamento e processamento de matérias-primas orgânicas; biotecnologia industrial; tecnologia de alimentos; soluções de engenharia para a agricultura. Hoje, a Fundação Skolkovo apoia mais de 110 participantes nessas áreas, com receita de 1 bilhão de rublos. e volume de investimentos de 1 bilhão.Natalya Krasheninnik falou detalhadamente sobre as condições e os benefícios de obter apoio para atrair financiamento de empreendimentos, subsídios, benefícios fiscais e alfandegários para os moradores de Skolkovo. Os desenvolvimentos reprodutivos dos participantes de Skolkovo foram apresentados, em particular, as variedades de trigo duro Taganrog e Bourbon da Agroliga TsSR LLC.
Dmitry Kovalev da Diretoria de Transporte e Logística da UC RUSAL mostrou aos delegados a situação com o desenvolvimento do transporte marítimo de carga marítima no Extremo Oriente e as possibilidades de combinar fluxos de carga de importação e exportação usando o exemplo do porto de Vanino. A RUSAL decidiu implementar um projeto para construir seu próprio terminal especializado de alumina no porto de Vanino. A capacidade do terminal é de 2,2 milhões de toneladas / ano, o peso morto dos navios é de 35 a 50 mil. Ao mesmo tempo, cerca de 50% do emprego no berço não é demandado e foi tomada a decisão de escolher um fluxo de carga de exportação recíproco. São consideradas as seguintes cargas a granel: fertilizantes, grãos e outras cargas. Existem vantagens adicionais para o tráfego de frete de grãos: acesso aos mercados da região Ásia-Pacífico: (Japão, China, Indonésia e outros países); apoio do governo às exportações de grãos pelo Extremo Oriente; construção do primeiro terminal especializado de grãos no Extremo Oriente, com uma significativa movimentação de carga - mais de 2 milhões de toneladas por ano. Até o momento, todas as licenças foram obtidas para o projeto de construção do terminal de alumina. As decisões de projeto relativas ao transbordo de grãos podem ser executadas durante o trabalho de construção, uma vez que a parte de grãos do terminal não afeta as estruturas hidráulicas e a maior parte do desenvolvimento posterior do terminal. O período de implementação do projeto planejado é 2020 - 2023.
Artyom Belyaev, diretor geral da Belaya Dacha Farming LLC, apresentou aos participantes do mercado de grãos a plataforma digital da Cadeia de Grãos como uma ferramenta para otimizar os processos de conclusão das transações de compra / venda de grãos e seu transporte. O serviço oferece um negócio transparente para os participantes do mercado de grãos e uma pegada digital de suas atividades, conveniência na interação entre os participantes do mercado, transações seguras, verificação do cliente e avaliação da confiabilidade das contrapartes, capacidade de autorizar usuários através do portal de serviços públicos (ESIA), monitorando preços e volumes de negociação, a oportunidade busca independente de parceiros por parâmetros, disponibilidade de uma ferramenta para geração em massa de aplicativos. O serviço Grain Chain fornece aos participantes do mercado russo de grãos acesso a informações sob demanda e ofertas de produtos e serviços de transporte em suas e outras regiões on-line. Já hoje, o serviço implementou a funcionalidade de arquivar aplicativos para transporte com diferentes modos de transporte; negociações de preços em uma transação em cadeia on-line (“pechincha”); geração de contratos padrão com preenchimento automático de detalhes dos participantes da transação, bem como correção de feedback dos participantes da transação. Num futuro próximo, a possibilidade de usar o EDS, o EDI será realizado; "Fila eletrônica" para participantes de transações; Aplicativos móveis para empresas de logística e um serviço de transação seguro.
Ele falou sobre negociação de câmbio e gerenciamento de risco de preços Alexander Bobylev, especialista sênior em preços, Departamento de Agricultura, EMEA S&P Global Platts (Reino Unido). Ele elaborou sobre o uso dos índices Platts para grãos da região do Mar Negro em contratos físicos e para gerenciar riscos de preços. O índice é uma avaliação diária do mercado físico de um determinado produto, em um local específico com um período de remessa específico. A precisão da avaliação é assegurada por uma metodologia completa e transparente, uma abordagem fundamental independente para a coleta de dados, a posse de experiência e conhecimento neste mercado físico, bem como a confiança dos participantes do mercado. Os participantes do mercado de grãos estavam particularmente interessados em exemplos práticos das principais maneiras de aplicar a avaliação Platts do trigo do Mar Negro.
Sessão encerrada Igor Pavensky, Diretor do Departamento de Marketing Estratégico, Rusagrotrans, falou sobre as tendências atuais no desenvolvimento das exportações de grãos e transporte ferroviário. Ele observou que em dezembro de 2019, o volume de exportações aumentou em relação a novembro, devido a um aumento nos preços de exportação, mas em janeiro de 2020 caiu novamente em meio à baixa atividade de mercado na primeira metade do mês devido aos feriados. A retomada da atividade de exportação está prevista para fevereiro-abril, inclusive devido ao aumento da oferta de milho e cevada. Uma queda significativa nos preços de exportação pode contribuir para um aumento na oferta de grãos de produtores agrícolas a preços mais baixos do que antes. Além disso, parte das vendas de exportação de fevereiro a março foram realizadas a preços de exportação razoavelmente altos, cotados na segunda quinzena de janeiro de 2020. A previsão para exportação de grãos em geral para a temporada 2019/20, excluindo suprimentos para os países da EAEU - cerca de 39,2 milhões de toneladas (menos 3 milhões de toneladas em comparação com a temporada anterior). A exportação para os países do EAEU, incluindo o Cazaquistão, será de cerca de 1,75 milhão de toneladas (1,45 milhão de toneladas) e legumes - cerca de 0,8 milhão de toneladas (1,1 milhão de toneladas). Exportação total - 42,1 milhões de toneladas contra 45,1 milhões de toneladas (menos 3 milhões de toneladas). A exportação de grãos em julho-janeiro da temporada 2019/20 por via ferroviária é 13% inferior ao nível da temporada 2018/19 - 8,97 milhões de toneladas em comparação com 10,3 milhões de toneladas. campanha de comercialização. A previsão para exportação ferroviária na temporada 2019/20 está abaixo do nível da temporada 2018/19 - 12,6 milhões de toneladas contra 13,5 milhões de toneladas, o que, no entanto, será o terceiro resultado na história do transporte após as duas últimas temporadas.
O fórum terminou com um sorteio de presentes memoráveis e a apresentação de diplomas aos parceiros do evento.
Patrocinador geral do Fórum Grão da Rússia 2020: Região PhosAgro (Grupo PhosAgro);
Patrocinadores: FOSS e JSC "Shchelkovo Agrochem";
Patrocinadores da sessão: BioTechAgro LLC, Suomen Villava A / O, Empresa de perfis metálicos LLC, UC RUSAL;
O patrocinador do vinho Empresa Kuban-Vino;
O V Fórum Agrícola "Grão da Rússia - 2021" será realizado em Krasnodar em fevereiro de 2021. 3Você pode se registrar hoje no site http://events.agbz.ru/.