O clerodendrum de Uganda se distingue por flores azuis perfumadas de uma forma original, semelhante a uma borboleta frágil. A flor é despretensiosa e não é difícil crescer em casa. Descobriremos quais condições são necessárias para o cultivo bem-sucedido de clerodendrum e quais devem ser os cuidados.
Descrição botânica da planta
O Clodendrum de Uganda é um arbusto sempre-verde e lianóide da família Iasnatkovye, nativo dos trópicos da África do Sul e da Ásia. A altura do arbusto pode atingir 2 m, os rebentos são finos e alongados. As folhas são ovais, com no máximo 10 cm de comprimento, de cor verde escuro com um tom azulado.Flores com estames longos e curvos, de cinco pétalas, azul pálido, estão localizadas no topo de brotos jovens. Sua forma se assemelha a uma borboleta elegante, que deu o segundo nome da flor no povo "borboleta azul". O clerodendrum de Uganda floresce magnificamente, durante todo o verão, o aroma das flores é delicado e agradável.
Sistema raiz | essencial |
Caule | alongado, fino |
Forma de folha | oval |
Cor da folha | verde escuro |
Forma da flor | borboleta de cinco pétalas |
Cor da flor | azul |
Quais condições você precisa criar em casa
Para o desenvolvimento normal da flor, é necessário criar condições o mais próximo possível do ambiente de seu crescimento natural. A planta é fotófila e adora calor. Cuidar de clerodendro no verão é diferente de sair no frio. A planta repousa no inverno, é mantida em um ambiente fresco, mas claro.
Iluminação
O local do clerodendrum é escolhido do lado sul, sudeste ou sudoeste. Quanto mais luz, melhor, apenas os raios diretos do sol em climas quentes podem deixar queimaduras em folhas frágeis.
Você sabe Na Grécia antiga, o clerodendrum era usado em cerimônias religiosas em homenagem à deusa Afrodite. Seu nome em grego significa "árvore do destino".
Airing
Recomenda-se ventilar a sala regularmente, mas com cuidado, para evitar mudanças repentinas de temperatura e correntes de ar.
Modo de temperatura
No verão, a temperatura ideal será de +20 a + 25 ° C. No período frio de outono-inverno, a flor descansa a uma temperatura de cerca de + 15 ° C.
Humidade do ar
Como todas as plantas tropicais, o clerodendrum no verão quente adora umidade. Ele deve ser pulverizado diariamente com água morna e morna, de preferência à noite. No período frio, após o término do estágio de vegetação ativa, a planta não precisa de alta umidade.
Como cuidar em casa
Cuidar do clerodênio em casa não é difícil, é bastante despretensioso, não requer atenção especial, muito esforço e tempo. Rega padrão, cobertura, poda, transplante - todo o conjunto básico de cuidados, como na maioria das plantas de interior. Com a escolha certa do local e garantindo o regime de temperatura, a planta se desenvolve muito rapidamente e floresce lindamente.
Importante! Para garantir a umidade necessária, é recomendável colocar a panela com clerodendrum em uma pequena bandeja cheia de argila expandida ou seixos e despeje um pouco de água para cobrir a camada de argila expandida.
Rega
A rega é um dos procedimentos de cuidado mais importantes. O desenvolvimento de uma flor depende muito disso. A frequência e intensidade da irrigação depende da temperatura na sala e do estágio de desenvolvimento da planta. Durante a vegetação ativa e a floração, na estação quente, rega com frequência, mas com moderação, tentando não exagerar as raízes. Eles são guiados pela camada superior do solo na panela, se secou 3 cm de profundidade, deve ser umedecida.No final do período de crescimento ativo e redução da temperatura do ar, raramente rego uma flor com uma pequena quantidade de água. Use apenas água macia em pé, sempre quente, não mais fria que a temperatura do ar na sala. É conveniente regar usando um regador com um método de rega de superfície ou um método de aspersão usando um bico de pulverização.
Aplicação de fertilizantes
Para um crescimento rápido e uma bela floração, o clerodendrum precisa de uma cobertura. Os primeiros fertilizantes são aplicados na primavera no início do estágio ativo da vegetação. Então, regularmente, eles continuam a se alimentar pelo menos duas vezes por mês até o início do outono. Adubos complexos especiais adequados para a floração de plantas ornamentais em forma líquida. No outono e inverno, não é necessário alimentar o clerodendro.
Importante! Com a falta de luz solar, é necessário o uso de phytolamps especiais para o desenvolvimento normal e o florescimento do clerodeno.
Poda
A poda é necessária para formar um belo arbusto. Se não for realizada, as sessões longas e flexíveis precisarão de um suporte vertical. Deixe uma sessão principal, cortando o ápice a uma altura de 50 a 70 cm e remova todos os processos laterais. Quando novos rebentos laterais aparecem, seus topos são cortados, de forma que um arbusto de formato regular com uma coroa exuberante se forma gradualmente. A poda é feita no início da primavera, antes do início de um período de crescimento ativo. Também é necessário remover periodicamente brotos secos.
Transplante
O transplante é realizado uma vez a cada dois anos no início da primavera, após o procedimento de poda. O novo pote pode ser usado em qualquer material, a opção mais fácil é de plástico leve e barato. Deve ser maior com uma camada de drenagem obrigatória. É necessário transplantar cuidadosamente, juntamente com o solo antigo nas raízes, para não prejudicar o sistema radicular, usando o chamado método de transbordo. Depois, enchem a panela com solo fresco e leve, com boa respirabilidade e acidez neutra, tampe e umedeça levemente.
Vídeo: transplante de clerodendrum
Reprodução
A reprodução do clerodendrum ocorre de duas maneiras:
- estacas
- sementes.
Estacas
Para a propagação pelo método de estacas, é necessário cortar 2-3 brotos com um ano e colocar em um recipiente com água. As estacas são preparadas na primavera-verão e colocadas em um local claro e quente. Depois de algumas semanas, as raízes devem aparecer e as mudas podem ser plantadas no chão. Você também pode colocar as mudas não na água, mas em um recipiente cheio de uma mistura de areia molhada e turfa. Após o aparecimento de folhas jovens, o pedúnculo é transplantado para uma panela em local permanente.Para a propagação do clerodendrum, brotos adultos podem ser usados como estacas após a poda.
Vídeo: propagação de clerodendrum por estacas
Sementes
O método de propagação de sementes é considerado ineficaz e demorado. No final de fevereiro - início de março, as sementes são enterradas apenas alguns milímetros em solo úmido, preparado a partir de uma mistura de turfa e areia. O recipiente é colocado em um local quente e bem iluminado, cobrindo a parte superior com um filme. O solo é periodicamente umedecido e arejado em uma mini-estufa. Os primeiros brotos não aparecem logo, após cerca de 2 meses. As plantas jovens mergulham e transplantam em vasos separados. Com este método de propagação, o clerodendrum florescerá somente após dois anos.
Dificuldades crescentes
Com as condições certas em casa e os cuidados adequados, o clerodendro de Uganda irá deliciar-se com uma bela floração. Mas se alguns erros foram cometidos nos cuidados, alguns problemas podem surgir durante o cultivo.
Os problemas mais comuns e como lidar com eles:
- Clerodendrum não floresce - falta de luz solar. É necessário reorganizar o pote em um local mais leve.
- Folhas caem - Ar interior muito seco. Rega regular e pulverização dos brotos ajudarão.
- Folhas pálidas com pontas secas - água muito dura. Use água filtrada para irrigação.
- Manchas marrons nas folhas - o quarto está muito frio. É necessário mover a flor para um local mais quente.
Você sabe Na ilha de Java, acredita-se que o clerodendrum traga boa sorte para meninas e mulheres jovens, e no continente africano é usado em cerimônias de casamento.
Por que não floresce
O motivo pelo qual o clerodendro não floresce pode ser muito escuro ou frio, falta de fertilizante e poda inadequada. As inflorescências surgem no topo da corrida; com poda excessiva, os pedúnculos podem ser removidos. A chave para a floração exuberante é considerada um período de descanso obrigatório de 2 a 3 meses no final do outono - início do inverno, a uma temperatura de + 15 ° C. Depois de descansar, o clerodendro florescerá em todo o seu potencial.
Doenças e Pragas
Se a rega for muito abundante ou a drenagem for de má qualidade, o clerodendro pode apodrecer. O sistema radicular afetado pela doença apodrece e a planta pode morrer. É necessário remover as raízes afetadas, transplantar a flor em solo fresco e desinfetado e não preenchê-la no futuro. As folhas de Carrodendrum contêm óleos essenciais que repelem muitos insetos.
Mas ele ainda tem inimigos que podem causar danos:
Destruir pragas nas folhas ajudará a um banho quente e tratamento com inseticidas, como Actellik, Microcin.Portanto, podemos concluir que cuidar de uma "árvore do destino" tropical não é diferente de cuidar da maioria das plantas domésticas. Todos podem cultivar esta flor magnífica, desde que ele tenha um canto brilhante e quente em sua casa. Basta seguir todas as recomendações e evitar erros grosseiros no atendimento, e sua casa ficará cheia durante todo o verão com o agradável aroma e beleza das flores de borboleta azul.