Um complexo eficaz de micronutrientes é necessário para qualquer vegetal, e as batatas não são exceção. Usando a quantidade necessária de fertilizante em todas as etapas da estação de crescimento, você pode obter um resultado grandioso ao cultivá-lo em uma parcela pessoal. O segredo para uma rica colheita de batata é uma suplementação adequada e oportuna de micronutrientes.
Datas e taxas de aplicação de fertilizantes
Todas as plantações de raízes precisam ser micronutrientes, pois rapidamente esgotam a terra. As primeiras variedades de minerais são intensamente retiradas do solo, em contraste com as variedades de maturação mais longa.
Se possível, é melhor mudar a área para plantar batatas. É aconselhável ajustar a quantidade de suplementação nutricional. O rendimento da batata também é afetado pela friabilidade da terra, pela abundância de rega e pelo equilíbrio de nutrientes.Você sabe A Arábia Saudita Khalil Sehzat cultivou a maior batata. O peso do vegetal inscrito no Guinness Book of Records foi de 11,2 kg.
O cumprimento das regras e o momento da fertilização do solo afetam sua eficácia. Não é razoável recusar o outono cobrindo o solo. Para um cuidado eficaz e o cultivo de batatas no outono, é aconselhável fertilizar a terra com todos os minerais valiosos. A alimentação orgânica deve ser descartada se o solo estiver infectado com pragas e a própria planta sofrer de doenças.
No outono, recomenda-se usar húmus maduro ou composto líquido. A nutrição orgânica contribuirá para uma melhor absorção de substâncias pelos jovens tubérculos de batata. É necessário adicionar matéria orgânica em uma quantidade de 5 a 10 kg por 1 m², espalhando-a uniformemente em todo o perímetro do campo antes de lavrar.
No outono, sulfato de potássio (2 kg por centésimo) e superfosfato duplo (1 kg por centésimo) devem ser adicionados ao solo. Semear estrume verde durante o inverno é uma maneira de aumentar a fertilidade do solo. Graças aos sideratos, não apenas os oligoelementos são acumulados nos brotos jovens das partes superiores da batata, mas também o nitrogênio.
Você sabe A batata mais cara do mundo, chamada La Bonnotte, é cultivada na ilha de Noirmoutier, na França. O preço por 1 kg pode chegar a 500 euros.
Durante o plantio no solo, é necessário aderir a essas proporções de aplicação de fertilizantes no solo por um centésimo:
- sulfato de potássio - 2 kg;
- superfosfato duplo - 1 kg;
- nitrato de amônio - 1 kg;
- cinza de madeira (cinza) - 5 kg.
Como fertilizar batatas ao plantar em um buraco
A quantidade de cobertura adicionada a cada poço afeta o sabor da colheita futura e seu volume total. Para o rápido crescimento dos tubérculos, a absorção de minerais nutrientes do solo ocorre intensivamente.
O fertilizante terá um efeito efetivo no desenvolvimento das culturas de raízes se for colocado em porções em um buraco preparado imediatamente antes do plantio.
Não existe uma receita infalível para alimentar batatas. A composição do solo afeta não apenas o tipo de fertilizante, mas também as proporções que o proprietário deve usar.
Na sua estrutura, os fertilizantes são substâncias granulares e soltas de origem natural. Eles geralmente são divididos em natural, mineral e complexo, pois essa classificação fornece uma imagem abrangente de sua composição química.
Importante! Uma alimentação única da colheita de raízes não será suficiente, pois contém substâncias minerais necessárias para ela em todos os períodos de vegetação.
Cada arbusto de batata deve conter esse volume de oligoelementos:
- 100 g de potássio;
- 30 g de fósforo;
- 50 g de nitrogênio.
Recomenda-se colocar húmus recém-coletados de animais de criação no buraco. Para saturar os tubérculos com nitrogênio e fósforo, bastam 200 g e, graças aos microelementos, é possível obter uma excelente colheita.
É melhor comprar fertilizantes complexos, pois não é necessário fertilizar mais. Entre os jardineiros, a farinha de ossos provou ser positiva. São necessários apenas 125 ml (meio copo) por poço.
Adubo orgânico
Orgânicos são mais frequentemente de origem natural. Os nutrientes e oligoelementos contidos nele desempenham o papel de uma excelente fonte de nutrição para o crescimento total da batata. O húmus acumulado na terra melhora sua composição química. Esses fertilizantes serão eficazes em solos pododólicos, e em chernozems ela diminui.
Os oligoelementos orgânicos incluem:
- húmus animais de fazenda;
- fezes de frango;
- cinza de madeira (cinza).
Vamos descrever esses tipos com mais detalhes:
- Humus. O pus fresco não é a melhor substância para alimentar ao plantar no solo. É necessário aplicar apenas apodreceu. Não use húmus emparelhado devido ao conteúdo de parasitas e patógenos nele contidos. É aconselhável cozinhar húmus por vários meses. 200 a 250 g de fertilizante devem ser colocados no buraco preparado. Para que o arbusto da batata obtenha toda a quantidade necessária de nitrogênio e fósforo, a dosagem indicada será suficiente. Além disso, o fertilizante com potássio deve ser adicionado ao solo, uma vez que não está contido inicialmente. O húmus na forma líquida deve ser aplicado à palha picada após a colheita das batatas. Quanto mais cedo a matéria orgânica trabalha no solo, mais rapidamente e mais plenamente são os minerais nutrientes necessários para o desenvolvimento dos tubérculos utilizados.
- Excremento de frango. Deve ser aplicado apenas na forma líquida, porque em fresco pode queimar a planta. Para isso, dissolva 1 litro de esterco seco em 10 litros de água fresca. Para que o recipiente com líquido seja infundido, ele deve ser colocado em local quente por 3 dias. É aconselhável usar a solução acabada à taxa de 1 litro por poço.
Cinzas de madeira. Contém a quantidade necessária de minerais para as batatas, como magnésio, sódio, cálcio e potássio. A cobertura adicional da terra no outono será desnecessária se a adição de cinzas for planejada. São necessários 150–200 g de cinza em poços pré-preparados. As cinzas assustam uma minhoca (a larva de um besouro quebra-nozes) - o inimigo mais básico das batatas. Vivendo no solo por até 4 anos, esses parasitas estragam os tubérculos radiculares. A praga não alcançará o tubérculo mãe se for completamente limpa com cinzas antes de entrar no buraco. Os solos calcários têm um efeito negativo sobre os vermes da madeira, por isso não deixe de colocar cal ou casca de ovo nos buracos ao plantar. As cinzas de madeira não devem ser consumidas em solos alcalinos, pois isso aumenta seu nível de acidez. É geralmente usado em solos ácidos.
Fertilizantes minerais
No estágio inicial da estação de cultivo da batata, os fertilizantes minerais fornecem todos os elementos necessários, o que afeta positivamente as condições do tubérculo e do solo. É aconselhável comprar curativos minerais simples e complexos em lojas especializadas.
A melhor recarga para batatas será complexa. O arbusto está ameaçado pela "fome", porque os fertilizantes simples consistem apenas em um único nutriente e, portanto, perdem o resto.
Importante! Não é recomendável misturar todos os tipos de fertilizantes simples. Isso levará à perda de todos os micronutrientes e terá um efeito negativo na planta.
Recomenda-se escolher fertilizantes minerais especialmente projetados para batatas (Ammofoska, Azofoska, Nitroammofoska, Diamofoska, etc.). É necessário adicionar no máximo 10 g a cada poço para que a batata receba toda a quantidade necessária de fósforo, sem esquecer de adicionar potássio e nitrogênio.
Lembre-se de que os fertilizantes minerais afetam não apenas o rendimento das culturas, mas também a qualidade da batata. Seu excesso pode inibir o desenvolvimento de tubérculos.
Como resultado da reposição de magnésio e potássio, o tubérculo se torna resistente a doenças e estresse. Graças à cobertura de fósforo, o nível de amido nos tubérculos aumenta. O tamanho das batatas e o nível de proteína nelas são afetados pelos fertilizantes nitrogenados. O excesso também provoca o escurecimento dos tubérculos. O excesso de potássio leva a um aumento no teor de água nos tubérculos.
Fertilizantes complexos
Complexos são aqueles curativos que incluem vários nutrientes. O fornecimento de nutrição equilibrada às plantas permitirá obter um alto rendimento.
O principal problema da agroquímica está relacionado à determinação do balanço de nutrientes no solo. Um aumento sistemático na fertilidade do solo afeta diretamente o rendimento e a qualidade dos produtos agrícolas.
Para um crescimento completo garantido, é aconselhável usar uma mistura de fertilizantes. A introdução de coberturas complexas aumentará o rendimento várias vezes. Os fertilizantes complexos são apresentados no mercado agrícola de duas formas: granular e líquida. Você pode seguir a receita recomendada por engenheiros agrônomos profissionais.
Apresentamos várias opções (as dosagens são projetadas para 1 m²):Você sabe O morador de Somerset, Peter Gleizebrook, em 2011, levantou uma batata bastante pesada. O peso do vegetal atingiu 4,93 kg, o que permitiu ao jardineiro vencer na Exposição Nacional.
- Misture 20 g de nitrato de amônio e sulfato de potássio.
- Misture 8 kg de húmus e 3 colheres de sopa. eu nitrofoski.
- É recomendável fazer uma mistura de 7 a 10 kg de húmus, 20 g de nitrato de amônio e sulfato de potássio, 30 a 40 g de superfosfato e 450 g de farinha de dolomita.
Como calcular a quantidade certa de cobertura?
A composição química do solo afeta a quantidade certa de fertilização para os tubérculos. A batata adora solos levemente ácidos. Ideal para ela - de 5,5 a 6,5 pH. Para cada parcela da família, é necessário calcular a taxa individualmente.
Conhecendo o nível de fertilidade do solo, é aconselhável usar essas opções de fertilizantes a partir do cálculo por 1 centésimo:
Descubra também
Para solo fértil, os seguintes ingredientes devem ser tomados e misturados nas dosagens indicadas:
- húmus - 2 kg;
- superfosfato - 2-2,5 kg;
- curativo de potássio - 1-1,5 kg;
para solo fértil médio, é necessário o uso de tais cargas:
- húmus ou composto - 2,5-3 kg;
- cobertura de nitrogênio - 3 kg;
- fertilizantes fosfóricos - 3 kg;
- curativo de potássio - 2,5 kg.
O solo empobrecido precisa de 1 kg de nitrato de amônio, 3 kg de superfosfato e 100 kg de húmus.
Tecnologia de fertilizantes
Em conexão com o processo de fotossíntese nas plantas, recomenda-se que todo o molho radicular das batatas seja realizado em clima quente e claro. O desenvolvimento superficial do sistema radicular dos tubérculos afeta a absorção de fertilizantes. Nas batatas, ocorre intensamente, ao contrário de outras culturas.
Para cada batata, você precisa criar oligoelementos úteis ao plantar. O volume necessário deve ser derramado ou preenchido diretamente no orifício. As características da formação do sistema radicular não permitem fazer o contrário.
A raiz está compactamente localizada perto do tubérculo mãe, não crescendo profundamente no solo. Durante a escavação por mola do local, antes da formação dos leitos, é aconselhável introduzir curativos minerais complexos. Após o plantio das batatas, não distribua o molho superior na crista superior da terra.
Importante! Se você precisar acelerar a formação de tubérculos, não se esqueça de preparar a cobertura de uma mistura de húmus líquido (250 g) e 2 colheres de sopa. l "Superfosfato". A mistura resultante deve ser misturada e deixe fermentar por 30 minutos.
Em geral, a fertilização das batatas durante o plantio não trará muitos inconvenientes se você se preparar para esse procedimento de maneira oportuna e de alta qualidade. Depois de estudar o tempo e as normas de sua aplicação, além de calcular a quantidade necessária de fertilização, você pode obter a colheita desejada. O melhor que você pode fazer é se familiarizar com a tecnologia de pouso.