Neste verão, na região de Odessa, quase não haverá colheita de frutas. Após um congelamento noturno na primeira quinzena de abril, você pode esquecer a colheita de damasco. A mesma situação pode acontecer com o pêssego e a cereja, dizem os especialistas.
Em algumas áreas da região de Odessa, a temperatura do ar noturno caiu para -3 ° C, o que era simplesmente desastroso para frutas de caroço. As baixas temperaturas na região de Odessa estragaram não apenas o estado das árvores frutíferas, mas também a vinha, bem como as culturas de inverno. Os cidadãos da Ucrânia poderão sentir as consequências disso em suas carteiras, dizem os especialistas.
As áreas mais afetadas são aquelas localizadas em planícies onde se acumula ar particularmente frio. Definitivamente, não faz sentido esperar a colheita.Outra razão para o futuro fracasso da colheita pode ser o fato de que, em clima frio, as abelhas não saem de suas colméias e não polinizam as árvores em flor.
Em algumas regiões, os jardineiros até fizeram fogueiras para aumentar localmente a temperatura do ar. Segundo os agrários, apenas as variedades sobreviveram cujas flores não tiveram tempo de abrir até abril.
Anteriormente, foi relatado que na região de Kherson, o tempo frio e as chuvas afetaram negativamente a polinização das cerejas, o que também não dá esperança para uma boa colheita. E na região de Zaporizhzhya, por causa da geada da primavera, brotos de batata congelaram.