A nova variedade híbrida holandesa "Pink Unicum F1", com bom rendimento e excelentes frutos, certamente agradará a todos os amantes de tomate. Despretensiosa e resistente, a variedade é recomendada para cultivo em estufas. Sobre os recursos do Pink Unicum e a técnica de cultivo, leia esta revisão.
Descrição da nota
O tomate Pink Unicum F1 foi produzido pelos criadores holandeses da Monsanto há cerca de 10 anos. As sementes são fornecidas pela Seminis. As características distintivas da variedade são sua despretensão e frutificação ao longo de quase toda a altura do mato.As principais características do tomate:
- a variedade não é determinante; portanto, se você não beliscar o topo da planta, ela pode crescer muito alto (acima de 2 m);
- é um híbrido (F1);
- refere-se a variedades de amadurecimento médio com um período de amadurecimento da colheita - 110 a 115 dias;
- Destina-se ao cultivo na primavera e no verão na estufa ou sob um filme;
- a formação de um arbusto pode ser realizada em 1 talo ou em vários;
- as folhas são médias, com distâncias curtas entre elas, de cor verde escura;
- 5 a 6 pincéis de 5 a 7 frutos são formados em 1 talo;
- o rendimento de 1 arbusto é de cerca de 6 kg;
- produtividade - 10-17 kg por 1 km². área m;
- frutas - lisas, arredondadas, uniformes, com nervuras na haste;
- os tomates são resistentes a rachaduras;
- peso do fruto - 200-230 g;
- polpa - açucarada, suculenta;
- gosto é adocicado;
- a variedade é resistente à podridão radicular, fusarium, nematóides, mosaico de tomate, manchas.
Você sabe O tomate mais alto atingiu a altura de 19,8 m, o que foi registrado pelo Guinness Book of Records em 11 de maio de 2000. A fazenda em que o arbusto gigante cresceu pertence à Nutritionure Ltd. do Reino Unido
Vantagens e desvantagens
- Entre as principais vantagens da variedade Pink Unicum F1 estão as seguintes:
- como todos os híbridos, a variedade produz brotos amigáveis e amadurece em massa os frutos;
- todas as frutas são aproximadamente do mesmo tamanho;
- frutas são facilmente transportadas e armazenadas por um longo tempo;
- a variedade é pouco exigente para as condições de cultivo e pode tolerar temperaturas extremas;
- resistente à maioria das doenças da família do nightshade;
- possui forte imunidade;
- caracterizado por boa produtividade;
- Tomate tem excelente sabor.
- As desvantagens da variedade:
- "Pink Unicum F1" se refere a variedades híbridas, então no próximo ano você precisará comprar sementes;
- se você armazenar as frutas até o inverno, o sabor delas ficará gramado;
- a variedade é instável à podridão apical.
Galeria de Fotos
Mudas de crescimento próprio
Os agricultores começam a se preparar para o verão no final do inverno ou no início da primavera - quando plantam sementes para mudas. No momento do plantio no solo, a idade das mudas deve ser de 55 a 60 dias.
- tronco forte;
- folhas bem desenvolvidas;
- alto nível de aclimatação ao pousar no chão.
Você sabe A maioria das variedades de tomate modernas são híbridas. Eles foram criados através do cruzamento entre duas plantas geneticamente diferentes, a fim de combinar as melhores propriedades de cada uma.
As mudas Pink Unicum F1 podem ser cultivadas em uma sala ou em uma estufa, se forem aquecidas. Um pré-requisito para boas mudas é mergulhar na fase da primeira folha verdadeira. Isso fortalece a imunidade das plantas, melhora o sistema radicular, estabelece as bases para o crescimento estável das plantas e a colheita abundante.
Sinais de excelentes mudas de mergulho são:
Momento ideal para a semeadura
O tomate "Pink Unicum F1" refere-se a variedades de amadurecimento precoce. Desde o aparecimento das mudas até a frutificação, leva de 110 a 115 dias.
Você pode plantar mudas para uma estufa aquecida no final de fevereiro ou no início de março. A data média para o plantio de sementes é 10 de março. Mas quanto mais ameno o clima na sua região, mais cedo você pode semear.
Solo
As propriedades do solo são cruciais para a formação de uma planta forte e alta produtividade. Os tomates precisam de solo com uma reação levemente alcalina: com um nível de acidez (pH) de 6,2 a 6,8. Para solos argilosos pesados e parcelas domésticas usadas anualmente, esse indicador provavelmente será diferente. Para reduzir a acidez, o solo é misturado com cal hidratada, farinha de dolomita ou giz, reduzindo o nível de acidez. Você também pode melhorar a qualidade do solo com fertilizantes orgânicos: turfa, composto ou esterco. O solo para o tomate deve estar solto, rico em nutrientes.
Para melhorar a composição do solo, recomenda-se:
- desenterrar o solo tanto na parcela quanto nas estufas - isso melhora a aeração do solo;
- faça fertilizantes de nitrogênio-potássio para formar um bom sistema radicular.
Capacidade de crescimento
Para cultivar mudas, você pode usar os meios disponíveis ou os recipientes comprados na loja. Pode ser:
- caixas de plástico e madeira;
- xícaras de iogurte ou creme de leite;
- Copos de polipropileno para bebidas;
- seções especiais para mudas de uma loja de flores;
- comprimidos de turfa;
- copos de turfa.
Importante! As raízes não devem estar amontoadas no tanque - caso contrário, após o transplante, eles começarão a se desenvolver ativamente, interrompendo o crescimento do mato.
Preparação de sementes
Para a germinação, você precisa tomar sementes amarelas saudáveis e desinfetar com água quente a uma temperatura de 60 ° C por 15–20 minutos. Você também pode aquecer as sementes sob um candeeiro de mesa. O objetivo desta operação é destruir a microflora patogênica.
Quanto às sementes holandesas, você pode ter certeza de que elas já são tratadas para várias doenças. Informações sobre isso podem ser encontradas na embalagem. As sementes também são tratadas com uma solução a 3% de permanganato de potássio (permanganato de potássio) por 3-4 horas.
Para que as sementes produzam brotos amigáveis e se desenvolvam ativamente, aplique a imersão em um estimulador de crescimento. Pode ser Energen, Zircon ou qualquer outra droga do mesmo grupo. O estimulador de crescimento pode melhorar a germinação das sementes, mesmo que o lote tenha sido armazenado em condições climáticas adversas.
Vídeo: Preparando sementes para semear
Semeando sementes
Se houver essa oportunidade, use pastilhas de turfa para o cultivo de mudas. Os comprimidos precisam ser colocados em um recipiente plástico e úmidos; absorvendo a umidade, eles aumentam 5 vezes e assumem a forma de cilindros. Cada um deles contém uma semente. O recipiente é coberto com um filme até a emergência. Lembre-se de arejar o conteúdo dos recipientes diariamente por 1 hora.
A profundidade de plantio de sementes é de 1 cm. Ao plantar em caixas, as sementes são plantadas a uma distância de 2 x 3 cm e após o plantio, o solo é pulverizado da pistola e coberto com uma película. As sessões devem aparecer no dia 7-10.Importante! As sementes são armazenadas apenas em uma sala aquecida. Se as sementes de tomate foram armazenadas em temperaturas abaixo de zero, sua germinação é reduzida em 2 vezes.
Cuidados com Mudas
Quando 2 a 3 folhas verdadeiras são formadas, as mudas são mergulhadas das caixas em recipientes separados. Se você cultivou sementes em pastilhas de turfa, precisará plantar as plantas em xícaras grandes juntamente com toda a turfa quando as raízes começarem a brotar ativamente.
Durante o crescimento das mudas, as plantas precisam ser alimentadas duas vezes. A composição da fertilização inclui nitrogênio, potássio e fósforo. Na maioria das vezes, a seguinte lista de componentes é usada:
- nitrato de amônio - 5 g;
- superfosfato - 7,5 g;
- cloreto de potássio - 5 g.
Os fertilizantes são diluídos em 2,5 litros de água e molhados suavemente a mistura com a zona da raiz. O primeiro curativo é realizado na fase de desenvolvimento de 2-3 folhas verdadeiras e o segundo - 14 dias após o primeiro. Antes de aplicar fertilizante, a terra deve ser bem regada com um regador. Não se esqueça de dar às plantas espaço suficiente para o bom desenvolvimento dos arbustos.Para que as plantas não se estiquem durante o crescimento, elas organizam a iluminação uniforme das mudas com lâmpadas fluorescentes por 14 a 18 horas por dia. A temperatura do ar na sala é mantida no nível de 18–20 ° C. A umidade está no nível de 60 a 65%.
Endurecimento de mudas
As plantas precisam não apenas de boa rega e iluminação, mas também de procedimentos de endurecimento. Assim, em condições naturais, o caule é reforçado quando resiste às rajadas de vento. Usar um ventilador pequeno melhorará a troca de ar e endurecerá o tomate.
Aos 40 a 45 dias, recomenda-se adaptar as mudas às condições naturais - temperamento. Tanques com plantas são retirados para o ar fresco durante o dia por 1-2 horas diárias. Todos os dias, o tempo gasto no ar é aumentado até atingir o horário de luz do dia.
As mudas endurecidas aclimatam-se muito melhor a um local permanente de crescimento, são menos suscetíveis a doenças e formam uma colheita melhor.Importante! Não é recomendável deixar os tomates por um longo tempo ao sol brilhante ou a uma temperatura abaixo de 14 ° C.
Plantio de mudas em local permanente
O plantio de mudas no solo ocorre de 55 a 60 dias. Como a variedade Pink Unicum F1 é estufa, ele não tem medo de geadas no solo - basta preparar o solo na estufa e aplicar toda a fertilização antes de plantar tomates. Se você decidir melhorar a condição do solo com fertilizantes orgânicos, precisará aplicá-los uma semana antes do transplante de mudas, a fim de melhorar a absorção de nutrientes. Na forma seca, os fertilizantes são aplicados no local de plantio direto das plantas - em buracos ou trincheiras, misturando fertilizantes e solo a uma profundidade de 10 cm.
Para o plantio, são selecionados tomates saudáveis com caule desenvolvido e um poderoso sistema radicular. A altura das plantas deve ser de cerca de 30 cm. Idade - 55-60 dias. O arbusto deve ter 8 a 10 folhas verdadeiras. Se um ovário se formar na planta, ele será removido para direcionar os esforços para o enraizamento. O desembarque é realizado em linhas. A distância entre os arbustos individuais não deve ser inferior a 0,6 m.Ao plantar, as plantas são cuidadosamente removidas junto com o solo dos copos e colocadas nos poços. Se o tronco estiver levemente estendido, ele poderá ser colocado em uma vala - isso reduzirá o tamanho do arbusto e um sistema radicular mais forte será formado. As plantas devem ser plantadas à noite. A temperatura do ar não deve ser inferior a 15–20 ° C.
Cuidado ao ar livre
As principais atividades para o cuidado de tomates no chão:
- rega semanal regular;
- fertilização com fertilizantes 1 vez em 2 semanas;
- controle e correções climáticas;
- manter a forma do arbusto: liga, beliscando;
- prevenção e controle de doenças e pragas.
Rega
Para o bom desenvolvimento das mudas, o solo deve conter uma quantidade suficiente de umidade, para que a rega seja realizada semanalmente. A taxa de rega para um arbusto adulto é de 12 litros de água por semana. No cultivo moderno de vegetais, a irrigação por gotejamento é aplicada com a introdução de umidade diretamente no solo sob uma pequena pressão - dessa forma, as plantas não são estressadas devido à água fria ou gotas caindo nas folhas. O excesso de umidade pode atrair pragas.
Aplicação de fertilizantes
A cobertura é geralmente realizada pelo menos 3. A primeira - 2 semanas após o plantio em um local permanente, a segunda - não menos de 15 dias na fase de brotamento, e a terceira - após mais 2 semanas. Os principais fertilizantes: nitrogênio, potássio, fósforo. Eles podem fazer parte de uma mistura complexa ou usados com fertilizantes individuais.
Fertilizantes de origem orgânica contendo as substâncias acima podem ser usados ou preparações industriais sintéticas podem ser compradas na loja. A lista de fertilizantes sintéticos típicos inclui:
- nitrato de amônio;
- superfosfato;
- sulfato de potássio.
Para calcular corretamente a quantidade de fertilizante necessária, é importante saber o que e quanto há no solo da estufa. Se não for possível estabelecer a composição exata, preste atenção aos sinais indiretos de excesso ou deficiência de oligoelementos nas plantas. Se você não tiver certeza, comece com meia dose da quantidade indicada na embalagem do fertilizante.
Você sabe A primeira evidência documentada do uso de fertilizantes orgânicos remonta ao Japão antigo. Há as plantas fertilizado com fezes. Ao mesmo tempo, o estrume dos ricos era considerado mais útil, pois comiam melhor, o que significa que produziam um produto melhor.
Stepson
A costura é o processo de remover brotos laterais. O objetivo principal é direcionar os nutrientes para dar frutos. Se isso não for feito, o arbusto formará muitas folhas, mas haverá muito poucos frutos. Brotos laterais aparecem nas axilas do caule principal; eles devem ser retirados a uma altura de 0,5 cm.A variedade Pink Unicum F1 pertence a variedades não determinantes e, teoricamente, pode crescer a qualquer altura. Mesmo a altura declarada pelo fabricante de 1,5 m pode não ser muito conveniente. Se você quiser interromper o crescimento do arbusto, basta apertá-lo. Não se esqueça de remover as folhas inferiores à medida que o arbusto cresce, pois elas podem facilitar o acesso à infecção por vários fungos.
Cuidado do solo
Entre as principais atividades de cuidado do solo estão:
- erva daninha;
- aeração (afrouxamento);
- mulching;
- hilling.
- fornecimento aprimorado de oxigênio nas raízes;
- controle de ervas daninhas;
- controle de pragas.
A cobertura é necessária para preservar a umidade do solo após a irrigação, para impedir o crescimento de ervas daninhas e para proteger o sistema radicular de pragas. O Mulch é orgânico e inorgânico. Orgânicos incluem folhas, serragem, grama; a inorgânico - agrofibra, spunbond, papelão e outros. Coloque a cobertura ao redor da planta para poder regar as plantas.Você sabe Existem variedades selvagens de tomate, também pertencentes ao gênero Solanum. Seus frutos são menores; alguns deles são venenosos. Se você se deparar com uma variedade selvagem de tomates - não coma se não tiver certeza de sua comestibilidade.
Amarrando arbustos
Assim como as pessoas precisam de um esqueleto para uma postura ereta, os tomates precisam de apoio para manter sua forma vertical, manter o peso dos frutos maduros e prevenir doenças associadas ao excesso de umidade. Os tomates altos Unicum F1 em estufa podem ser amarrados a uma treliça vertical.
À medida que as plantas crescem, elas simplesmente a puxam para o teto da estufa. A treliça vertical é um cordão fixado na parte superior da estufa.Considere também que o rendimento de uma variedade em uma estufa é maior do que se fosse cultivado em campo aberto - portanto, o cordão deve ser conveniente o suficiente para suportar até 9 kg de peso da fruta. A Garter facilita o tratamento de plantas: é mais fácil regar, fertilizar, amolar e executar outros procedimentos agrícolas.
Colheita
A colheita de variedades híbridas é caracterizada pelo amadurecimento quase simultâneo. Na forma madura, os tomates Pink Unicum F1 são representados por frutas arredondadas, rosa-claras, com nervuras ligeiramente no caule, pesando 200–230 g.A cor da fruta é uniforme. Tempo de amadurecimento - junho, agosto (115 dias após a emergência). As frutas são cortadas com a remoção do caule e colocadas em caixas. Você pode colocar em uma caixa até 3 camadas de tomate, trocando as camadas de papel.
Os tomates devem ser armazenados em uma área seca e bem ventilada a temperaturas acima de 5 ° C.Importante! Os tomates continuam a crescer mesmo depois de coletados e empilhados em caixas. Portanto, eles não devem ser colocados com muita força.
O cuidado com os tomates da variedade Pink Unicum F1 é bastante simples - as plantas não exigem conhecimentos especiais ou altos custos para obter uma excelente colheita. A conformidade com o calendário de todo o trabalho agrícola permitirá que você obtenha o rendimento máximo em seu site.