A Câmara de Auditoria Europeia revisará o desenho da estratégia de biodiversidade da UE e sua aplicação na Política Agrícola Comum (PAC).
Os auditores também avaliarão a implementação, o monitoramento e a avaliação do financiamento da UE para a biodiversidade agrícola. A biodiversidade agrícola se aplica a todos os ecossistemas e formas de vida diretamente relacionados à agricultura.
Isso inclui raras variedades de sementes e raças de animais, muitos organismos, como fauna do solo, ervas daninhas, pragas, predadores, além de todas as plantas e animais locais que vivem na fazenda e passam por ela.Segundo os auditores, a biodiversidade na UE está em um estado de “forte declínio constante, principalmente como resultado de atividades agrícolas.
“Um milhão de espécies no mundo estão ameaçadas, alerta um recente relatório internacional. Na UE, a agricultura é a maior fonte de perda de biodiversidade. Nossa auditoria determinará a utilidade da contribuição da UE na correção e até mesmo na mudança dessa situação ”, disse Janusz Wojciechowski, membro da Câmara de Auditoria Europeia, responsável pela auditoria.
Os auditores também examinarão se a estratégia de biodiversidade e o quadro jurídico da PAC foram bem pensados e se a Comissão Europeia e os Estados-Membros melhoraram a contribuição da agricultura para a biodiversidade.A auditoria incluirá visitas a cinco Estados-Membros: Alemanha, Irlanda, Polônia, Chipre e Romênia.