De janeiro a março de 2019, houve uma queda de 28% nas vendas de terras agrícolas no Reino Unido em comparação com o mesmo período de 2018, quando 10.390 acres foram vendidos no mercado.
O valor trimestral de Savills das terras agrícolas também mostra que o valor médio das terras aráveis nos distritos do leste permaneceu relativamente estável, caindo 0,9% para 8.690 libras esterlinas por acre nos três primeiros meses do ano.
Christopher Miles, da equipe rural do escritório de Savills Norwich, disse que, apesar das difíceis condições do mercado, ainda há interesse em um negócio comercial bem diversificado ou de alta qualidade."O mercado no primeiro trimestre de qualquer ano tende a ser relativamente pequeno, pois a maioria dos vendedores prefere esperar e lançar suas propriedades na primavera, para que os números não sejam completamente inesperados", disse ele. “Mas parece que a atual incerteza política e econômica abafou um pouco a oferta de terras que entra no mercado.
Sem dúvida, as empresas agrícolas enfrentam sérios problemas, mas até que uma futura política agrícola seja aprovada, é difícil prever como o mercado de terras agrícolas afetará ”, afirmou Christopher Miles.