O vice-primeiro ministro da Escócia pediu aos bancos que criassem "centros" para preservar os serviços bancários nas áreas rurais.
John Swinney acredita que vários bancos que compartilham o mesmo prédio podem ser uma solução para o problema de fechamento de agências, que nos últimos meses foi bastante afetado na aldeia do condado escocês central de Perthshire.
Em dezembro de 2017, o Royal Bank of Scotland (RBS) anunciou o fechamento de 62 agências, com uma redução de 158 empregos. Agências em Perth, Pitlochry, Aberfeldy, Kinross, Comrie e Dunblane estavam entre as que foram liquidadas nos meses seguintes.O RBS disse que essa decisão se baseava no fato de que, desde 2012, o número de clientes diminuiu quase 50% e o Internet banking cresceu 73%. No mês passado, o RBS anunciou planos para reduzir o horário de funcionamento de suas subsidiárias, incluindo Blairgovry, Cupar-Angus, Pitlochry e Aberfeldy.
Em uma reunião com funcionários do Royal Bank of Scotland, John Swinney disse: “A idéia de um“ centro bancário ”merece uma consideração especial, e espero que isso seja algo que possa ser explorado. Reduzir o tempo de abertura das agências claramente não é uma boa notícia para as comunidades locais. ”"Espero que as decisões de negócios tomadas pela RBS garantam a viabilidade contínua das filiais em Perthshire, mas se forem feitas tentativas para fechar essas instalações nos próximos anos, opor-me-ei fortemente a essas etapas." - disse o vice-primeiro ministro da Escócia.