De acordo com a equipe do Departamento de Tecnologia de Carne, Laticínios e Química da Faculdade de Tecnologias de Alimentos da Universidade Agrária do Estado de Bashkir, eles conseguiram desenvolver uma composição alimentar única baseada em matérias-primas do leite de égua.
Este leite, que faz parte do koumiss, é muito popular entre os residentes do leste da Rússia e é um produto extremamente nutritivo e saudável.Com o estudo de suas propriedades, os cientistas conseguiram inventar uma série de produtos lácteos, que não são apenas uma adição deliciosa à dieta diária, mas também um componente benéfico afetando o desempenho de várias funções no corpo humano.
A base em que os produtos lácteos dos cientistas bashkir se baseiam consiste em leite de égua de cavalos bashkir, além de vaca e leite em pó com a adição de fermento de iogurte. Além desses ingredientes, os produtos contêm vitaminas e minerais necessários para a dieta diária, projetados para promover a implementação normal de processos bioquímicos e fisiológicos no corpo humano.
Os produtos lácteos exclusivos também incluem aminoácidos e gorduras poliinsaturadas, que são facilmente absorvidas pelo intestino humano.
As propriedades bactericidas dos produtos desenvolvidos pelas melhores mentes do Departamento de Tecnologia da Carne, Laticínios e Química da Faculdade de Tecnologias de Alimentos da Universidade Agrária do Estado de Bashkir, permitem que as iguarias leiteiras exerçam um efeito esmagador na microflora patogênica. Entre outras propriedades úteis dos produtos, é observada a inibição do desenvolvimento de bactérias tuberculosas.