Durante o monitoramento realizado em 12 de abril de 2019 entre os agricultores da região de Odessa, constatou-se que as primeiras mudas de sementeira inicial foram obtidas em alguns campos, analistas da Agência de Informações da Indústria compartilham informações.
A maioria dos entrevistados observou que ainda não concluiu a campanha de semeadura de girassol. O Ministério da Política Agrária da Ucrânia informa que, em 12 de abril deste ano, 149,4 mil hectares foram plantados na região de Odessa, o que corresponde a 40,9% da previsão.
Um pequeno número de produtores relatou a descoberta das primeiras mudas de girassol na parte sul de Odessa. De acordo com as garantias dos entrevistados, a campanha de semeadura da safra foi realizada no início de março. Isso foi facilitado por condições climáticas favoráveis e um suprimento ideal de umidade na camada superior do solo.Os agrários da região de Odessa observaram que as chuvas que caíram na região nesta semana afetarão favoravelmente o estado das mudas de girassol.
Anteriormente, foi relatado que os agrários da região de Kherson foram forçados a começar a regar devido a uma falta crítica de umidade na camada superior do solo. Devido à falta de água, os cereais de inverno pararam de crescer, parando na fase de perfilhamento.