O setor alertou que as exportações de carne vermelha galesa podem estar "em risco" se o Reino Unido deixar a UE sem um acordo em outubro.
Os padrões de comércio no setor de carnes vermelhas significam que o "Brexit caótico" no final de outubro será "o pior período de tempo possível".
Dados do Hybu Cig Cymru, o promotor de carne galês (HCC), mostram que as exportações para a Europa, em particular o cordeiro galês, atingiram o pico no final do outono.
Consequentemente, uma violação causada pela súbita introdução de tarifas no nível da OMC, que varia de 40% a 90% para carne de carneiro e carne bovina, levará a uma "violação grave imediata" para agricultores e empresas de processamento de alimentos no País de Gales, alertou a agência.
"Nossa mensagem ficou clara por muitos meses, a saber: o setor de carnes vermelhas tem um grande potencial para estimular as exportações para a indústria de alimentos e bebidas galesa, mas tudo isso pode ser comprometido por uma saída difícil (da UE)", disse o diretor executivo HCC Gwyn Howells.
“O impacto potencial do Brexit promíscuo em outubro pode ser desastroso. Este é apenas o momento em que muitos cordeiros chegam ao mercado, especialmente do setor de mineração ”, alertou Gwyn Howells.