Em 2019, dez centros de serviços veterinários operarão na Ucrânia, disse Valery Lototsky, chefe do desenvolvimento do departamento de veterinária do Centro de Consultoria da Associação de Produtores de Leite (APM).
Hoje, na Ucrânia, já existem oito centros de serviços veterinários que atendem a mais de 70 fazendas nas regiões de Cherkasy, Rivne, Khmelnitsky, Poltava, Chernihiv e na região sul do país. Muito em breve, mais dois centros inovadores de apoio veterinário se juntarão a eles, que serão abertos nas regiões de Lugansk e Donetsk. Está previsto que os centros sejam inaugurados em abril de 2019, disse Valery Lototsky.
A abertura de centros de serviços veterinários no leste do país tornou-se possível após o recebimento de uma doação como parte de um programa de desenvolvimento agrário e rural financiado pela Agência dos Estados Unidos (USAID).
Este projeto expandirá o número de centros de apoio veterinário para fazendas nas regiões de Donetsk, Lugansk, Dnipropetrovsk, Zaporizhzhya e Kharkov.Para obter informações, foram criados centros de atendimento veterinário para atender regularmente o gado de fazendas leiteiras. O primeiro centro foi aberto na região de Cherkasy em 2015.