As notícias foram preparadas com base nos materiais da editora do SEEDS, Lyudmila Kalita.
Os calouros da faculdade agrotécnica de Nemeshaev, da Universidade Nacional de Vida e Recursos Naturais da Ucrânia, na região de Kiev, estão envolvidos na fabricação de queijos. Eles abriram a primeira cooperativa de produção estudantil na Ucrânia.
Até agora, na cooperativa AgroUniverse, apenas uma dúzia de estudantes do primeiro ano. Todos eles são treinados por um veterinário.
Jovens empreendedores cozinham queijos no território de sua faculdade, onde toda uma oficina está equipada para isso. Especialistas experientes os ajudam em seu trabalho. A faculdade possui sua própria fazenda, que tem 220 vacas e um centro zoológico, de onde jovens agricultores tomam leite para fazer queijo.
Até agora, a cooperativa produz apenas quatro tipos de queijo, um dos quais é chamado de "aluno". Segundo a professora da faculdade, Maryana Lelyukh, a cooperativa foi criada para que os alunos aprendam a ganhar dinheiro com seu trabalho, bem como a organizar o agronegócio no cultivo de plantas e processamento de leite.
Assim, na direção da produção agrícola em 2019, começará o cultivo de produtos orgânicos em uma área de 30 hectares. As receitas desse processo serão recebidas no final da próxima temporada. O lucro será compartilhado entre os alunos ou parte dele será direcionado para o desenvolvimento da faculdade e da sociedade.
De qualquer forma, os próprios estudantes decidirão onde o dinheiro será gasto, disse Maryana Lelyukh. Os alunos do Nemeshaevsky College apresentaram pela primeira vez seu produto no Festival do Queijo, em Kiev, onde seus queijos foram muito apreciados pelo público.