Na terça-feira, 16 de abril, no Zimbábue, os preços do pão quase dobraram, o que foi outro fardo para os cidadãos que já estão lutando com o enfraquecimento da moeda e o aumento dos preços dos bens básicos.
Atualmente, o pão custa US $ 3,50 RTGS por pão, comparado aos US $ 1,80 de segunda-feira, de acordo com os preços na maioria das lojas de Harare. O Zimbábue abandonou sua própria moeda em 2009, depois que a hiperinflação atingiu 500 bilhões por cento no ano anterior.
Em fevereiro, diante de uma escassez aguda de dólares, o Zimbábue introduziu uma nova moeda chamada RTGS - Sistema de Liquidação Bruta em Tempo Real - um sistema especializado de transferência de dinheiro, no qual dinheiro ou valores mobiliários são transferidos de um banco para outro banco em um valor bruto. base.Desde então, a RTGS vem perdendo valor no Zimbábue, forçando as empresas a aumentar os preços. Na terça-feira, 16 de abril, o dólar RTGS estava sendo negociado a 3,19 por dólar no mercado interbancário e a US $ 5 no mercado negro.
Isso significa que um pedaço de pão custa cerca de 70 centavos de dólar em um país onde a renda média é de cerca de US $ 4 por dia. Note-se que o pão no Zimbábue é o alimento mais consumido após a farinha de milho.