Na Escócia, o capital natural foi avaliado pela primeira vez.
Como resultado, foi estabelecido que o capital natural deste país, que é uma parte administrativa e política autônoma da Grã-Bretanha, é estimado em 273 bilhões de libras, o que representa 34% da avaliação total dos ativos de capital natural no Reino Unido.
Um relatório preparado pelo governo escocês examina o valor monetário do capital natural da Escócia, que inclui biomassa agrícola. Um quarto do valor dos ativos foi contabilizado por itens que não foram diretamente contabilizados no produto interno bruto, como sequestro de carbono, remoção de poluentes e recuperação.A avaliação inclui informações sobre dez serviços de ecossistema: biomassa agrícola, pesca, madeira, captação de água, mineração, produção de petróleo e gás, produção de energia renovável, seqüestro de carbono, remoção de poluentes do ar e recreação.
A contabilidade do capital natural é importante, pois muitos dos serviços mais valiosos que fornece são intangíveis. Isso significa que eles freqüentemente não se refletem em indicadores comuns da economia, incluindo atividade agrícola.