Várias empresas estão trabalhando em inovações na produção de carne, e a Memphis Meats foi a primeira a oferecer palitos de frango para os hóspedes de restaurantes cuja carne eles obtiveram do laboratório.
O consumo excessivo de carne de gado industrial intensivamente cultivado é um problema crescente no mundo.
Segundo a FAO, o gado é responsável por 14,5% de todas as emissões de gases de efeito estufa. 1/3 da área semeada do mundo é usada para produzir bilhões de toneladas de alimentos necessários para alimentar o gado, principalmente para monoculturas de soja e milho, e até 23% da nossa água doce disponível em todo o mundo é usada para o gado.
Cultivado, também conhecido como carne artificial in vitro, o produto foi obtido a partir de células de animais domésticos.
O processo de cultivo começa com a remoção de células sem danos, após o que, sob condições controladas, células musculares, tecido conjuntivo e tecido adiposo, bem como células sanguíneas, são criadas nos biorreatores.
Todas as quatro partes são então combinadas em uma certa proporção e combinadas em uma estrutura. O resultado é um pedaço de carne idêntico ao animal.
O período máximo durante o qual a carne pode ser armazenada no freezer é de 6 meses, durante os quais a carne perderá sua qualidade. Depois de um ano, não será mais saboroso nem mais útil.
Várias empresas estão trabalhando em inovações na produção de carne, e a Memphis Meats foi a primeira a oferecer palitos de frango, cuja carne foi obtida em laboratório para os hóspedes do restaurante. Eles também conseguiram cultivar carne de pato e porco, que foram imediatamente transformados em tigelas.
Como qualquer outro alimento produzido na UE, este produto também está sujeito a inspeção pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).
Chris Bryant, diretor da Sociedade Britânica de Agricultura Celular, disse que a nova carne poderá aparecer no mercado até 2022. A UE e a EFSA devem desempenhar um papel fundamental para garantir essa produção no mundo.
A nova tecnologia de criação deve ajudar significativamente a proteger o meio ambiente, reduzir o uso de água, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, possivelmente, conflitos ideológicos entre vegetarianos e comedores de carne, a questão é: o que dizer de gado, fazendas, pastagens?
Como os agricultores ganharão dinheiro? A pecuária não é apenas “carne em um prato” e, portanto, é necessário estudar cuidadosamente as possíveis conseqüências que a economia do laboratório trará.
- A carne do laboratório é uma novidade dos cientistas russos.
- Os Estados Unidos estocaram carne.
- Escândalo de carne: 6 pessoas morreram na Europa por produtos infectados com listeriose.
- Os principais açougueiros russos pagam generosamente informações sobre caçadores ilegais.
- Carne, arroz e frutas da Sibéria são processados na nova fábrica de lanches.