Os apicultores do grupo Honey Factory, que trabalham na região de Nikolaev, recentemente tiveram a oportunidade de monitorar o estado das abelhas, estando longe do apiário. Nisto, eles são ajudados por colmeias inteligentes desenvolvidas em conjunto com a empresa BeePro.
Um grupo de apicultores, unidos pelo projeto ucraniano para o desenvolvimento comercial da horticultura, juntamente com o BeePro, desenvolveram um protótipo de uma colméia inteligente.
Existe um sensor nas colméias, com o qual o sistema monitora os processos que ocorrem na colméia, faz medições de acordo com vários indicadores, todos os dados atuais sobre o estado na colméia são registrados e refletidos no smartphone ou computador do apicultor online.
Agora, os apicultores Nikolaev sabem como as abelhas se sentem, como a família das abelhas se desenvolve, se é hora de transportar as colméias para um novo local e se os insetos foram envenenados.
Graças ao dispositivo de computação eletrônica, os apicultores mantêm constantemente o dedo no pulso da vida nas colmeias. A “colméia inteligente” permite monitorar o peso da colméia, as condições climáticas, a temperatura interna e externa da colméia, o nível de atividade solar.
Várias inovações já estão em fase de testes. Em breve, uma colméia inteligente contará o número de abelhas. Uma colméia inteligente é um verdadeiro avanço para os apicultores.
Com essa "ferramenta", o apicultor não fica vinculado ao apiário durante toda a temporada, economiza tempo e outros recursos, tem a capacidade de trocar dados móveis e também pode tomar decisões rapidamente.