Hoje é difícil surpreender os jardineiros com uma cultura incomum, uma vez que existem muitas variedades e híbridos diferentes de plantas, cuja possibilidade ninguém jamais imaginou. Cada vegetal tem centenas, senão milhares de variedades. Pepino não fica atrás dos "colegas" no jardim e agrada com uma variedade de formas. Mas a variedade Chupa-Shchups ainda é surpreendente - pelo menos na aparência.
Descrição de pepinos Chupa-Shchups
Variedade de pepino híbrido partenocarpico produzido pela empresa agrícola russa Gavrish. Essas plantas são atraídas por frutas de formato incomum - pequenos barris arredondados.
Facilidade de cultivo, produtividade e sabor são as vantagens indubitáveis da cultura. O uso de frutas pode ser diverso - desde comer diretamente no jardim até enlatar, de acordo com receitas clássicas ou originais.
Características de crescimento e floração
A planta, como outros representantes da espécie, forma uma videira ramificada, que deve ser cuidada para que não cresça em tamanho enorme. Nesse caso, todas as forças da planta não irão para os frutos, mas para manter uma rede de brotos.Dado o fato de a cultura ser híbrida, não há necessidade de polinização, pois quase todas as flores são femininas. Para o crescimento da Chupa-Shchupsu, basta criar boas condições e, após 45 dias, você pode experimentar o primeiro Zelentsy.
Produtividade de Variedades
Devido ao tamanho pequeno dos frutos, o rendimento médio é uniforme com um grande número de pepinos no mato, que geralmente ficam em cachos. Geralmente, são coletados cerca de 10 kg de 1 m² de plantações (4-5 mudas). Em termos de uma planta, o rendimento será de 2 a 2,5 kg.
Vantagens e desvantagens
- As propriedades positivas da variedade são as seguintes:
- forma fetal incomum e atraente;
- precocidade
- resistência ao frio;
- excelente sabor;
- bom rendimento;
- falta de amargura na fruta;
- variedade na aplicação.
Importante! As verdinhas oportunas e não controladas envelhecem por um curto período de tempo e se tornam inúteis, perdendo seu sabor e aparência.
- Recursos negativos do Chup-Shchups também estão disponíveis:
- envelhecimento rápido da fruta;
- requer cuidados de qualidade para o mato;
- solo seletivo.
Variedades de plantio e cultivo
Dado o tamanho pequeno da fruta, a cultura pode ser cultivada em praticamente qualquer lugar adequado para isso: em uma estufa, no jardim, na varanda. Você pode plantar da maneira clássica no chão ou pré-cultivar mudas em uma estufa ou no peitoril da janela.
Semente diretamente no chão
Uma preparação cuidadosa deve preceder o plantio de sementes no solo:
- escavação do solo (no outono ou na primavera);
- limpeza do solo de detritos (resíduos de raízes, gravetos, seixos);
- preparação para postura (formação de camas, rega, fertilizantes primários).
As sementes são preparadas para o plantio - embebidas em permanganato de potássio ou em estimulantes de crescimento. Em seguida, são colocados em gaze molhada, algodão ou pedaços de papel rasgado até ficarem bicados. As sementes para incubação são plantadas na cama. Para a variedade Chupa-Shchups, o método quadrado ou quadriculado de arranjo de mudas com uma distância de 40 × 40 cm entre os arbustos é adequado.
Cultivo de mudas
Em um método de muda, qualquer planta pode ser cultivada se apenas as condições forem adequadas para ela.A variedade considerada de pepinos é adequada para o cultivo não apenas no campo ou no jardim, mas também na varanda, de modo que as plantas são resistentes a mudanças nas condições de crescimento. Pelo método das mudas, esses pepinos não são apenas possíveis de crescer, mas também necessários.
Você pode obter mudas usando esta tecnologia:
- As sementes tratadas com o acelerador de crescimento no final de abril são colocadas em copos de plástico ou turfa com solo solto leve e moderadamente umedecido, 2 cada.
- Durante a estação de crescimento, os brotos são cobertos de luz direta e umedecem o solo sob uma haste ainda imatura.
- Em um copo, a planta vive até que 3-4 folhas verdadeiras apareçam, após o que é transplantada para o campo aberto. Isso geralmente ocorre em meados do final de maio.
Importante! Qualquer tipo de pepino transfere dolorosamente o transplante para o principal local de crescimento. Para minimizar o estresse da planta, ela será misturada ao solo por transbordo, juntamente com um pedaço de terra.
Recursos de cuidados variados
Cuidar de uma planta não requer ações especiais - como o híbrido Chupa-Shchups é pouco exigente e sofre de uma complicação de condições.
Rega e fertilização
É necessário verificar o solo para secar em profundidade. Se 2 cm abaixo da superfície já estiver seco, a cultura precisa ser regada abundantemente. Ao regar, não pulverize nas folhas, mas produza hidratação radical. Nesse caso, o arbusto receberá a quantidade máxima de umidade e suas folhas não queimarão ao sol.
É melhor regar antes do anoitecer, quando o sol já está acima do horizonte. Nos chalés de verão, a água quente nos oleodutos ficava por um dia. A rega matinal é realizada ao amanhecer, levando em consideração a temperatura da água. Se a água estiver muito fria, é melhor adiar a rega à noite.
O molho para uma variedade é comum, como para todos os pepinos:
- uma mistura de nitrato e verbasco - 2 vezes por mês;
- fertilizantes de potássio e fósforo são usados no início da floração;
- A adubação orgânica é aplicada durante a formação de frutas.
Formação de ligas e arbustos
Brotos da variedade podem se espalhar por todo o site, por isso é necessário formar um arbusto.
A técnica é a seguinte:
- Belisque 4-5 nós inferiores, remova brotos laterais e deixe 5-6 nós para vegetação;
- brotos acima de 1 m pitada em 1 folha, e aqueles que crescem na treliça, em 3 folhas;
- a parte principal é enrolada em torno da treliça, curvada e cortada a uma altura de 1 m da superfície do solo.
Você sabe A maioria das variedades precoces de pepino produz a colheita inteira em até 20 dias após o início da frutificação. Esse "truque" permite que eles consigam evitar infecções por pragas e doenças.
Cuidado do solo
Solo solto e leve combina com a planta e ajuda a dar boas colheitas. As regras de rotação de culturas desenvolvidas ao longo dos séculos sugerem que o pepino pode ser plantado no próximo ano no solo, onde legumes, cebola, alho e milho cresceram anteriormente. Depois de mudar o "usuário", o solo está pronto para um tipo diferente de cultura.
Ao cultivar a variedade Chupa-Shchups, é necessário remover cuidadosamente todas as ervas daninhas, afrouxar o solo após a irrigação ou a chuva e, se possível, cobrir a área próxima ao caule. A cobertura é realizada com a ajuda de materiais improvisados - aparas de ervas daninhas recém-moídas, feno de campo.
É possível cobrir o solo com agrofibra, mas aqui todo jardineiro procede de suas capacidades financeiras.
Possíveis dificuldades para cultivar pepinos
Dado que a variedade é híbrida, não é suscetível ao ataque de pragas e doenças. Como outros híbridos, o principal problema é o desejo do proprietário de melhorar a planta - mais uma vez regando ou fertilizando. Nesse caso, a degeneração do sistema radicular ou sua deterioração pode começar.
Os insetos ignoram os híbridos; portanto, a inspeção da plantação uma vez por semana será uma medida suficiente de prevenção. Se forem encontrados “convidados não convidados” que geralmente aparecem na parte inferior da folhagem, a planta deve ser pulverizada com água com sabão ou lavada com um pano macio.
Características da colheita e armazenamento de culturas
É necessário coletar os Chupa-Shchups imediatamente após o amadurecimento, até que haja tempo de superar e perder suas qualidades. A fruta é colhida à mão e levemente torcida do caule.
Esses pepinos bonitos não devem ser armazenados por muito tempo - eles devem ser comidos imediatamente ou preparados para o inverno. As crianças gostam muito dessas frutas, pois não são como nenhum pepino "adulto". Mas em um doce ou brinquedo - muito mesmo.Se surgir a necessidade ou desejo de manter esses pequenos barris por muito tempo, você pode mantê-los na seção de legumes da geladeira por 3-4 semanas.
Você sabe "Pepinos com camisa russa" é o nome das frutas espinhas na Europa. Esta opinião baseia-se no mito de que, na Rússia, os pepinos com tubérculos são preferíveis aos suaves.
A variedade de pepinos Chupa-Shchups é um excelente representante deste vegetal, combinando sabor e facilidade de cultivo. E a aparência da fruta irá deliciar todos aqueles que são tratados com essas semelhanças verdes da doçura das crianças famosas.