Períodos de seca e escassez de água na agricultura podem ser compensados pela água do processo. O Conselho e a Comissão da UE concordaram com as mudanças no uso de águas residuais.
No futuro, as águas residuais limpas podem ser usadas para irrigação na agricultura durante os períodos de mudanças climáticas, especialmente em períodos de seca.
O fornecimento de água limpa durante os períodos de mudança climática e seca na agricultura será levado a um novo nível. Nesta semana, o Conselho de Ministros e a Comissão Européia chegaram a acordo sobre padrões mínimos para a reutilização de águas residuais na agricultura.
Discurso direto: "Graças a medidas para economizar água e aumentar a eficiência, o uso de água restaurada no setor agrícola pode desempenhar um papel importante no combate à escassez e à seca, garantindo total segurança alimentar", disse o comissário da UE para o Meio Ambiente, Virginius Sinkevičius, na terça-feira. em Bruxelas.
Há muito mais água na Terra do que parece. Se você mergulhar algumas dezenas de quilômetros na espessura das placas continentais, poderá encontrar rios subterrâneos inteiros.
Atualmente, as águas residuais são reutilizadas em apenas alguns Estados-Membros, especialmente no sul da Europa. O objetivo das novas regras é garantir um fornecimento mais confiável de água limpa aos agricultores da UE.
Isso pode ajudá-los a se adaptar às mudanças climáticas. A Comissão Européia disse que, com requisitos mínimos claros, as novas regras devem fornecer métodos seguros para o uso da água do processo. A confiança do público nos produtos agrícolas no mercado interno da UE deve ser apoiada em conformidade.
Os acordos alcançados para alterar a diretiva sobre o tratamento de águas residuais urbanas devem ser formalmente aprovados pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho.
- Novas pesquisas feitas por cientistas mostram que até 60% da safra mundial de trigo pode ser afetada pela seca.
- Os especialistas concluíram uma avaliação da documentação referente à morte de culturas por seca na região de Penza.
- Esta semana foi marcada para os países da UE ao assinar um acordo sobre a adoção de todo um pacote de medidas destinadas a apoiar os agricultores da UE afetados pela seca neste verão.
- Representantes da administração da região de Kartaly, localizada na região de Chelyabinsk, informaram que um regime de emergência será introduzido no território que lhes foi confiado.