Em um país como a Colômbia, considerado um dos principais fornecedores mundiais de bananas, foi registrada uma variedade de pragas extremamente perigosas.
Estamos falando do fungo Fusarium Fusarium TR4, que é capaz de destruir absolutamente todas as plantações com bananas pertencentes à variedade Cavendish.
Vale ressaltar que essa variedade é a mais popular em todos os países do mundo. É Cavendish que representa cerca de cinquenta por cento do volume total de banana do mundo. E hoje, essa cultura está literalmente se equilibrando à beira da extinção.
Variedade de bananas "Cavendish"
De acordo com especialistas da Universidade de Wageningen, na Holanda, o fungo Fusarium com a cepa TR4 é espalhado usando água e solo, além disso, é capaz de infectar a planta através do sistema radicular. A cultura "notada" pela praga logo desaparece e, no final, morre por desidratação devido à inação do sistema radicular falecido.
Os cientistas enfatizam que os frutos das plantas afetadas pelos esporos do Fusarium TR4 não podem ser consumidos. Não será supérfluo notar que, no início do século passado, um ancestral do Fusarium TR4, como o Fusarium oxysporum, destruiu uma variedade de bananas como “Gro Michel” da face da terra.
Felizmente, a Colômbia e seu "salva-vidas" - a variedade Cavendish, que hoje, infelizmente, não é mais tão resistente a fungos quanto no início do século XX, ajudou a Colômbia a evitar um déficit de banana em todo o mundo. E se "Gro Michel", então a nota "Cavendish" hoje não pode se orgulhar disso.