Os motoristas de tratores na Ucrânia estão se tornando cada vez menos a cada ano, e esse fato provoca um problema real para o setor agrícola doméstico. Lilia Grinevich, chefe do Ministério da Educação e Ciência da Ucrânia, tentou imaginar como sair dessa situação.
Segundo o ministro, deve-se levar em consideração o problema da escassez de motoristas de trator no país durante a criação de centros científicos e práticos inovadores para a formação de especialistas. O Ministro tem certeza de que os liceus técnico-profissionais habituais precisam ser aprimorados e oficinas especiais com os mais recentes equipamentos e professores de classe extra devem ser construídos com base. Para atrair a atenção dos jovens para a profissão de motorista de trator e provar aos candidatos a honra e o potencial dessa especialidade, a liderança de faculdades e liceus deve trabalhar em estreita colaboração com os empregadores e ouvir as tendências mundiais em agricultura e tecnologia.
Confira
Lembre-se de que não faz muito tempo, na Ucrânia, foi realizada uma reforma que afetou o ensino profissional. Após essa reforma, os orçamentos locais obrigaram a financiar as necessidades das escolas profissionais e técnicas do Ministério da Educação. Essa inovação não atraiu muitos governos locais, que enfatizaram: "Temos tão pouco dinheiro!" Como resultado, várias regiões do país reconheceram o sistema de educação especializada como destrutivo e fecharam várias escolas técnicas e liceus especializados.