Na Universidade Estadual do Sul dos Urais (SUSU), eles inventaram um novo método de pré-semear o processamento de grãos para aumentar sua qualidade e produtividade. Isto é afirmado no serviço de imprensa da universidade.
Os cientistas aplicaram ultra-som na casca do grão, o que estimulou a rápida penetração da umidade nas partes responsáveis pela germinação.
Segundo especialistas da universidade envolvidos em trabalhos científicos, o novo método permite acelerar a germinação em até 16 horas. No cultivo tradicional, esse processo leva cerca de 24 a 26 horas.
A tecnologia foi testada em grãos experimentais da região de Chelyabinsk, que foram semeados em solo inadequado para o cultivo. Apesar de a terra não se destinar ao cultivo de plantas agrícolas, as lavouras de grãos apresentaram mudas amigáveis e alta produtividade.
Segundo os cientistas, o efeito do ultrassom aumenta a composição de aminoácidos, bem como a quantidade de minerais e vitaminas.
Diante desse fato, eles propõem usar a tecnologia para o cultivo de grãos, a partir dos quais posteriormente será possível assar pão de alta qualidade ou usá-lo como suplemento vitamínico.