2 de maio de 2019
Devido às mudanças climáticas, alguns agricultores enfrentaram a necessidade de nova semeadura. Como relatam os agricultores do oeste do país, as maiores perdas devido aos caprichos do clima foram afetadas pelas fazendas da região de Ternopil, bem como pelo distrito de Zolochevsky, na região de Lviv, e pelo distrito de Korosten, na região de Zhytomyr.
Fortes chuvas com granizo varreram essas regiões. Os entrevistados dos assentamentos mencionados acima disseram que até agora não são capazes de estimar e calcular perdas.Ao mesmo tempo, observaram que suas áreas semeadas estavam parcialmente inundadas, o inverno foi destruído pelo granizo e as colheitas de ervilhas, milho e girassol foram parcialmente lavadas. Os fazendeiros afetados pelo clima planejam fazer a semeadura novamente, mas eles assumem o controle depois que o tempo estiver bom.
Ao mesmo tempo, agrários de outras partes do oeste da Ucrânia não relataram uma deterioração das condições de suas colheitas e a classificaram como satisfatória.