A produção de arroz na Índia provavelmente diminuirá nesta temporada, devido às chuvas das monções e aos agricultores que mudam para culturas alternativas.
O segundo maior produtor mundial de grãos deste ano está passando por um verão rigoroso. Chuvas fracas no verão e períodos de calor extremo fizeram com que os produtores de arroz atrasassem o plantio em grandes estados.
Uma pequena quantidade de chuva afetou a semeadura de arroz no sul da Índia, onde a estação começa cedo. A área de cultivo foi reduzida em 5-7% em Tamil Nadu e Andhra Pradesh, onde a semeadura começa em abril-maio.
Este ano, as monções ficaram atrasadas por uma semana e o ciclone Vayu reduziu ainda mais as chuvas na maioria dos estados.
"Os agricultores de Uttar Pradesh adiaram o plantio de arroz à luz das previsões das monções, e muitos estão escolhendo variedades maduras", disse Soraaj Singh, diretor de agricultura do governo de Uttar Pradesh.
Ele também observou que os agricultores podem adiar um transplante de arroz por até duas semanas antes de decidirem cultivar culturas alternativas no estado.
Outros especialistas dizem que é provável que os agricultores se voltem para culturas como legumes, oleaginosas e milho para lidar com a chuva tardia, enquanto o tempo seco e a área de cultivo reduzida provavelmente reduzirão a produção de arroz nesta temporada.