Existem muitas plantas que não só podem decorar a horta com sua aparência, mas também fornecem ao proprietário frutas úteis e saborosas. Uma delas é a videira chinesa de magnólia, muito popular entre os residentes de verão. Sobre como crescer adequadamente essa cultura e quais são seus recursos, serão discutidos no artigo.
Descrição de Schisandra
Schisandra chinensis é uma planta trepadeira em forma de árvore (liana), pertence à família Schisandra, é uma planta perene decídua. Na natureza, cresce na China e no Extremo Oriente. Na última década, também foi introduzido um tipo de cultura arbusto, representado por várias dezenas de variedades de frutas com alto rendimento.
O caule da liana geralmente cresce 12-15 m de comprimento, coberto com uma casca marrom áspera. Brotos jovens têm uma casca mais suave, mais leve e amarelada. As folhas são verde-escuras, de tamanho médio (até 10 cm de comprimento) e veias distintas. Eles têm uma forma elíptica com uma extremidade pontiaguda, as bordas são serrilhadas. Brotos, caules e folhagem exalam um leve aroma a limão.
As flores da planta são pequenas (1-1,5 cm de diâmetro), geralmente branco leitoso ou branco-rosado, com um aroma sutil, mas pronunciado. Eles crescem em grupos nas bases de brotos jovens. Após a floração, forma-se um pincel com bagas vermelhas redondas de cada botão.
Você sabe A folhagem do capim-limão contém duas vezes mais ácido ascórbico do que seus próprios frutos, por isso costumava ser usada para fazer chá medicinal.
Como cultivar capim-limão em sua casa de campo
As características da planta a tornam muito popular entre os jardineiros: o caule de tecelagem se torna um elemento maravilhoso do design da paisagem, e frutas brilhantes são ótimas para preparações caseiras (geléia, bebidas de frutas, tinturas). A cultura é despretensiosa e não requer cuidados complicados. O arbusto se propaga de maneiras diferentes, basta escolher o mais acessível. Para cultivar capim-limão em sua casa de campo, não é necessário muito esforço, mas você deve se familiarizar com os pontos-chave desse processo.
Onde plantar
O sucesso do cultivo da videira de magnólia chinesa é amplamente determinado pela escolha certa do local. A planta não é muito sensível à composição do solo; cresce bem em todos os tipos de solo, sujeita a uma condição importante: boa drenagem. É a estagnação da umidade que é perigosa para o sistema radicular da videira.
Importante! Se as folhas do capim-limão começarem a clarear, isso indica um excesso de luz. Nesse caso, é necessário organizar o sombreamento artificial.
Quanto à localização geográfica, vale a pena dar preferência a um local bem iluminado, protegido de ventos e correntes de ar. Um local é adequado perto da parede da casa, mirante ou cerca, onde você pode direcionar os galhos de tecelagem de capim-limão. Em regiões com climas mais frios, é recomendável plantar uma videira no lado oeste do jardim e no sul - no leste. Assim, a planta será iluminada pelo sol durante o tempo necessário.
Tempo de pouso
Você pode plantar erva-cidreira chinesa na primavera e no outono. As datas de plantio dependem da região de cultivo. Assim, nas regiões sul, outubro (a primeira metade) é considerado o horário ideal. Para latitudes médias com invernos frios, é preferível o plantio de primavera: da segunda década de abril ao início de maio, após o recuo das geadas noturnas.
Como plantar
Cavar o solo no local antes de plantar e fertilizar: o melhor é o húmus, distribuído uniformemente sobre a superfície do solo, além de cinzas. Depois disso, outra camada de solo é derramada por cima e solta para redistribuir nutrientes e melhorar a troca de ar.
Apesar da popularidade da videira de magnólia chinesa entre os jardineiros, ainda não é fácil encontrar suas mudas. É provavelmente por isso que os amantes desta planta recorrem a várias formas disponíveis de propagação. Existem métodos padrão para cultivar um arbusto adulto: de sementes, brotos jovens, estacas. Todos esses métodos são eficazes e a escolha depende das preferências e conveniência pessoais de cada residente de verão.
Sementes
Não é difícil cultivar capim-limão a partir de sementes, mas esse processo é bastante demorado e exige uma estrita adesão aos prazos. Na maioria dos casos, os jardineiros de baixo custo que não possuem um arbusto adulto a partir do qual seria possível obter mudas recorrem a esse método barato. Note-se que as mudas cultivadas a partir de sementes são mais fáceis de adaptar e mais resistentes a condições externas.
A tecnologia de preparação e aterragem inclui várias ações passo a passo:
- Dos frutos amadurecidos, as sementes (sementes) são coletadas, lavadas, secas e armazenadas em uma toalha de papel ou envelope.
- No início do inverno (em dezembro), as sementes são preparadas para estratificação, embebendo em água por três dias.
- O material preparado é embrulhado em uma toalha de algodão e colocado em um recipiente com areia úmida por um mês a uma temperatura de + 20 ... + 22ºC. A cada semana, o pacote é removido, implantado e ventilado por 15 minutos. Após o procedimento, um guardanapo com sementes é lavado com água da torneira e novamente enviado para a areia.
- Após os 30 dias prescritos, as sementes de capim-limão são enterradas em um pequeno recipiente com areia e armazenadas a uma temperatura de cerca de 0ºC. Pode ser armazenado em ambiente interno ou na geladeira, se houver uma zona de baixa temperatura.
- Em fevereiro, a panela com o material é movida para um local mais quente com uma temperatura de + 6 ... + 8ºC, por exemplo, no compartimento de vegetais da geladeira, e fica lá por mais 1 a 1,5 meses, até que as sementes comecem a rebentar.
- Além disso, as sementes prontas para o plantio são semeadas em turfa arenosa em longas caixas de madeira, aprofundadas em 4 cm e polvilhadas com terra. As caixas são cobertas com vidro ou filme plástico. O solo é umedecido regularmente com um frasco de spray.
- Após o surgimento dos brotos, o filme é removido das caixas e as mudas são expostas em um local bem iluminado (mas não sob luz solar direta) e continuam a ser regadas.
- Assim que as plantas liberam dois pares de folhas, é permitido o transplante em campo aberto. Geralmente esse período cai no início do verão.
Vídeo: Estratificação de sementes de Schisandra
Os animais jovens são plantados não em covas, mas em um sulco de 5 cm de profundidade e à mesma distância um do outro. O solo ao redor das mudas plantadas é regado e solto regularmente.
Brotar
Esse método é considerado o mais simples e mais acessível e, portanto, é usado com mais frequência. Para obter uma nova planta, você precisa obter apenas alguns filhotes jovens com brotos de um arbusto adulto. A parte aérea é separada da planta mãe junto com parte da raiz (apêndice). O procedimento é realizado com uma pá de jardim, tentando desconectar com cuidado a prole da haste principal.
Importante! O colo da raiz deve estar no nível da superfície da terra; não pode ser excessivamente aprofundado.
Em seguida, o material resultante deve ser plantado em qualquer recipiente grande (um vaso de flores comum é adequado) em turfa e solo arenoso e cresça por 2-3 anos antes de ser transferido para o local. Cuidar de uma muda durante esse período é simples: a água à medida que a camada superior do solo seca e a protege de correntes de ar.
Assim que a muda crescer o suficiente para ser transferida para a casa de verão, você precisa preparar um local para isso:
- Cavar um buraco com 40 cm de profundidade e 70 cm de diâmetro, despeje uma camada de mistura de drenagem com 10 a 12 cm de espessura no fundo (argila expandida).
- Fertilize o poço com húmus, adicionando 200 g de superfosfato e 50 g de nitrato de amônio.
- Para plantar uma muda no poço, juntamente com o caroço de terra em que ele cresceu, polvilhe com terra e água.
Estacas
Este método de reprodução é raramente usado, mas também é eficaz. Para fazer isso, você deve seguir as regras padrão para enxertar estacas:
- O material é cortado apenas no verão, escolhendo para este jovem broto verde com dois ou três brotos.
- Um corte reto é feito na parte superior do corte, em ângulo na parte inferior. Depois disso, coloque-os em um vaso com água por 10 a 12 horas.
- As estacas são retiradas da água e plantadas em caixas com uma mistura de solo fértil (terra polvilhada com uma camada de areia), a uma distância de 5 cm uma da outra, inclinada para aprofundar o rim inferior.
- As mudas são cobertas com fibra de fibra, através da qual a rega é realizada posteriormente. Irrigar as plantas 3 vezes ao dia com água em temperatura ambiente, não mais fria + 20ºC.
- O enraizamento ocorre dentro de um mês, após o qual o tecido é removido e as mudas são deixadas na caixa até o outono, regando regularmente.
- No outono (final de setembro), o crescimento jovem é removido do tanque junto com um pedaço de terra e armazenado em local fresco, em serragem, até a primavera.
O desembarque no local é realizado na primavera, de acordo com a tecnologia descrita no parágrafo anterior, em períodos de tempo padrão, dependendo da região.
Como cuidar do capim-limão após o plantio
O sucesso do cultivo do capim-limão chinês no país depende em grande parte da tecnologia agrícola adequada. Na maioria dos casos, a planta é despretensiosa e resistente. No entanto, existem certos recursos nesse processo que precisam ser considerados. A seguir, focaremos em medidas padrão para cuidar dessa cultura em um jardim.
Instalação do suporte
Talvez a criação de apoio ao capim-limão seja um ponto-chave, porque a planta é uma videira e requer condições para um crescimento bem-sucedido em comprimento. Além disso, ao subir, a planta receberá mais luz, o que, por sua vez, tem um efeito benéfico na produtividade.
Se o arbusto é planejado para ser cultivado separadamente, é instalada uma treliça e imediatamente após o plantio das mudas. É uma estrutura de vigas de madeira com cordas estendidas de baixo para cima. Geralmente, para criar uma aparência decorativa, esse suporte é projetado na forma de um arco de treliça.
Se a videira é cultivada perto de uma planta ou muro, desde o plantio até o edifício, eles colocam um suporte em forma de escada ou treliça inclinada ao longo da qual as hastes são soltas. Brotos jovens são amarrados à estrutura, direcionando as hastes na direção certa.
Rega
Este também é um detalhe importante no tratamento do capim-limão chinês. O arbusto é uma planta muito higrófila. Durante todo o período de crescimento ativo, é regada abundantemente e regularmente (cerca de 6 baldes de água para cada arbusto). É importante lembrar que 2 dias após a rega, o solo deve ser afrouxado.
O modo de irrigação é ajustado dependendo das condições climáticas: portanto, se houver uma seca, ela será realizada sem esperar a secagem do solo e, se chover, será necessário aguardar alguns dias. As plantas jovens respondem bem à pulverização com água, o que acelera o crescimento da vegetação. É necessário realizar o procedimento à noite para que o sol escaldante não queime a folhagem.
Aplicação de fertilizantes
É necessário alimentar o mato quando ele atingir os três anos de idade. O processo envolve várias etapas:
- durante a estação de crescimento, todos os meses os arbustos são alimentados com orgânicos: uma solução de verbasco (na proporção de água 1:10) ou fezes de frango (1:20);
- na fase de floração e formação de frutos, a planta é adicionalmente adubada com nitrofos, de acordo com as instruções, à taxa de 50 g por 1 m² de plantio;
- no outono, com o início da queda das folhas, 60 g de superfosfato e 100 g de cinza de madeira são adicionados ao solo e a rega é feita após a aplicação.
A cobertura morta da raiz com adubo é benéfica para o crescimento do capim-limão.
Preparações de inverno
O capim-limão adulto é resistente ao frio e não precisa de abrigo adicional para o inverno. Quanto aos animais jovens, nos primeiros 3 anos após o transplante para uma área aberta, deve ser isolado adicionalmente. Para fazer isso, remova a liana da estrutura de suporte e coloque-a em uma espessa camada de folhagem e depois polvilhe-a por cima. Além disso, pode ser colocado sobre os galhos de abeto, além de aquecer, protegerá a planta dos roedores.
Poda
Nos primeiros 3 anos, a raiz da videira de magnólia se desenvolve intensamente e só então começa o crescimento intensivo da parte do solo. Assim que a planta começar a construir hortaliças, você precisa se preocupar com a poda.
Existem várias regras:
- Aparar arbustos é melhor no outono, depois de deixar cair a folhagem. Inicialmente, todos os processos secundários são removidos, deixando 3-4 sessões principais. Nos anos subsequentes, brotos fracos são cortados, nos quais não há frutos e pouca folhagem.
- Se o crescimento for muito rápido, você pode passar a poda no verão para evitar o espessamento da folhagem.
- Regularmente, com exceção do inverno e da primavera, a poda sanitária é realizada conforme necessário: brotos jovens são cortados, brotos são muito longos e galhos quebrados ou danificados.
Prevenção de Doenças e Pragas
A videira de magnólia chinesa é muito resistente a várias doenças e quase nunca é afetada por parasitas. No entanto, existem várias doenças das quais nem sempre é possível proteger a planta:
- Ascocitose - detectar folhagem prejudicial. É causada por fungos, manifestados pelo aparecimento de manchas marrons na folhagem. Se forem encontrados sinais, as folhas afetadas devem ser removidas e queimadas o mais rápido possível, e a planta deve ser tratada com um fungicida de produção industrial uma vez de acordo com as instruções (por exemplo, Futsis).
- Fusarium - É uma doença que geralmente aparece em mudas jovens de qualquer planta. Sua aparência está associada à infecção inicial do material de plantio pelo fungo. A folhagem começa a ficar amarela, a casca do caule escurece, o processo de definhamento começa. Nesta fase, já é impossível curar a planta. A única maneira de combater a doença é a prevenção: tratar sementes e mudas com fungicida antes do plantio.
- Oídio - é a doença mais comum em plantas decíduas. Aparece na forma de um revestimento esbranquiçado na superfície da folhagem. Quando os sintomas aparecem, as plantas são pulverizadas várias vezes com um intervalo de 10 dias com uma solução de carbonato de sódio. Para fazer isso, tome 2 colheres de sopa. eu refrigerante e 40 g de sabão em pó ralado, a mistura resultante é dissolvida em 10 l de água. Se os procedimentos não ajudarem, recorra à irrigação de indivíduos doentes com uma solução de sulfato de cobre, de acordo com as instruções.
Quando colher frutas acabadas
Os frutos do capim-limão são colhidos quando atingem a plena maturidade. Isso geralmente acontece no final de agosto ou no início de setembro. Você pode determinar a disposição das bagas na aparência: elas ficam uniformemente vermelhas, macias e translúcidas para o lúmen.
Você sabe Os chineses chamam capim-limão de “a baga dos cinco sabores”: a carne azeda em uma pele adocicada com sementes amargas no interior assume um sabor ligeiramente salgado quando cozida.
A colheita é feita removendo completamente um monte de frutas. Alguns jardineiros secam galhos para o inverno, que podem ser adicionados a bebidas quentes como um aromatizante. As frutas frescas são armazenadas por um período máximo de dois dias, após o que começam a se deteriorar, por isso é recomendável processá-las imediatamente após a colheita.
É possível crescer a partir de sementes em casa
É possível cultivar erva-cidreira em casa se você coletar sementes da colheita atual. Assim, imediatamente após a colheita de frutos do outono, as sementes são removidas dos frutos, lavadas e secas. Depois disso, os invernos aguardam a estratificação faseada, cujo processo está descrito acima no parágrafo correspondente. As mudas obtidas em casa a partir de sementes estão prontas para transplante quando pelo menos 4 folhas aparecem nelas.
Dicas de jardineiro crescente
Residentes experientes no verão recomendam seguir algumas regras simples para que o capim-limão possa facilmente enraizar-se e deleitar-se com uma colheita rica:
- para evitar o espessamento das folhas, isso evita que os insetos polinizem a planta e não permite que a luz do sol chegue aos frutos e folhas inferiores;
- para aumentar a produtividade, é melhor plantar mudas de diferentes plantas próximas;
- não permitir que o arbusto cresça excessivamente, isso afeta negativamente o volume da colheita;
- dar preferência a uma mistura de solo próxima da composição ao natural;
- quando a planta começar a dar frutos, reduza a frequência e o volume de fertilização.
Assim, as características da videira de magnólia chinesa e as características de seu cultivo no país de várias maneiras foram consideradas acima. Com base no exposto, podemos concluir que a planta é despretensiosa e estável. Não será difícil cuidar dele, e mesmo um jardineiro iniciante pode obter e cultivar mudas com sucesso.