Euphorbia é o nome comum para plantas do gênero Euphorbia, das quais existem mais de 2.000 espécies, incluindo ervas daninhas. Todas elas não são parecidas e, às vezes, é difícil acreditar como duas plantas externamente diferentes podem pertencer ao mesmo gênero. A única coisa que os une é o néctar leitoso, graças ao qual eles receberam seu nome. Facilidade de cuidado, despretensiosidade e aparência estranha os tornaram favoritos no mundo da floricultura.
Descrição e características da planta
Euphorbia, ou Euphorbia, possui 160 espécies de estufa que diferem na variedade de flores e até no tipo de planta. Estes são representantes perenes e anuais de euforbia, arbustos, ervas, cactos e suculentas. A maioria deles tem um caule carnudo e suculento, firmemente enraizado no solo. O tronco é reto ou ascendente, ligeiramente ramificado, do tipo pé-no-chão a 2 m de altura. Algumas espécies são caducifólias e sem espinhos; as demais têm espinhos e espinhos. Os rizomas são rastejantes e ascendentes, e as folhas são encontradas de todos os tipos.Euphorbia floresce com mais frequência com flores monóicas na primavera ou na primeira metade do verão: amarelo, verde claro, rosa, vermelho, branco, laranja (não há representantes que florescem). Algumas espécies formam frutos na forma de uma noz de três casas com sementes. O suco de leite tem um sabor insular e propriedades tóxicas, de modo que o gado ignora. A terra nativa da planta é o subtrópico da América Latina, as zonas tropicais das ilhas de Madagascar e Abd al-Quri, arquipélagos no Oceano Índico.
A melhor época para a criação de serralha
Se você não deseja prejudicar a planta, deve familiarizar-se com as regras de sua reprodução. Um período escolhido incorretamente pode provocar uma mudança nos processos vegetativos e sua planta diminuirá o crescimento, e o bebê não criará raízes. Cada método de criação tem sua própria periodicidade.
Importante! Não se esqueça de monitorar a rega do solo, ele deve estar sempre úmido. Somente fornecendo calor e umidade você criará condições ideais para a germinação das sementes.
Se você escolher o método de propagação pelas sementes, o melhor momento para plantá-las é o início da primavera (final de março - início de abril). Isso se deve ao fato de a semente brotar 2 meses após o plantio no solo, e a atividade de sua formação cairá nos meses mais quentes, quando o sol estiver mais ativo.Ao escolher estacas, o procedimento é realizado nos últimos dias de maio. Durante esse período, o sol tem um efeito benéfico na aparência das raízes: ainda não frita o suficiente, mas fornece o calor necessário. Se o seu tipo de serralha exige divisão de mato, os jardineiros experientes aconselham que você faça isso no início do outono. O melhor mês para isso será a segunda quinzena de setembro - o início de outubro, quando o enraizamento cai em dias confortáveis de temperatura, mas a planta ainda não tem tempo para entrar no estágio inativo.
Como propagar euphorbia em casa
A euforbia interna é propagada de três maneiras: enxertando folhas e caules, plantando sementes ou dividindo um arbusto. Cada método tem não apenas sua periodicidade, mas também características agrotécnicas. Qualquer um dos métodos não é um processo complexo, mas tem suas próprias sutilezas, que serão discutidas abaixo.
Você sabe Uma das variedades mais originais de serralha é Akalifa (Acalypha). Este arbusto decorativo em miniatura floresce durante 8 meses por ano, com flores incomuns em forma de espiga, de cor vermelha brilhante.
Sementes
O método de propagação da serralha pelas sementes é o mais demorado e demorado, no entanto, permite obter muitos brotos. Utilizando-o, é realizada a estratificação das sementes - mantendo-as em uma temperatura por um certo período de tempo. Depois que todas as sementes forem coletadas, prepare um solo leve de acidez moderada com impurezas da areia. O substrato é aquecido no forno e as sementes são semeadas em solo quente, cobrindo-as por cima com uma camada de 2–2,5 cm de substrato.Em seguida, abundantemente regada e coberta com um filme, criando o efeito de uma estufa. A peça de trabalho deve ser mantida a uma temperatura de +23 ... + 25 ° C e arejada todos os dias. Após o aparecimento dos primeiros brotos e a formação de um broto de pelo menos 2 folhas, você pode transplantá-lo com segurança para um "local de residência permanente". O processo da semeadura à germinação leva de 2 a 3 meses, dependendo da temperatura (quanto mais quente, mais rápido o rebento se desenvolve).
Estacas
O método de propagação por estacas é o mais popular e mais fácil de implementar, pois não leva muito tempo. A planta se ramifica abundantemente, então não há problemas com a escolha dos brotos. Dependendo do tipo de serralha, as estacas são realizadas pelo método caule e folha. Como durante a separação das partes da planta, a euforbia emite uma grande quantidade de suco, as luvas devem ser usadas antes do procedimento.
Importante! Se notar que uma flor está sendo danificada por pragas, isole-a de outras plantas e trate-a com Actara, Actofit, Actellik, Fitoverm, de acordo com as instruções.
O esquema de como propagar a euforbia é o seguinte:
- A parte superior do caule é cortada sob o nó da folha com cerca de 10 cm de comprimento ou a folha é arrancada manualmente.
- O rebento desconectado é colocado em um recipiente com água morna para que a folha toque sua fatia.
- Depois que a "ferida" da planta mãe deixa de soltar o suco, ela é tratada com carvão vegetal (se não estiver à mão, você pode usar carvão ativado comum).
- O broto deve permanecer por várias horas em água morna, depois é seco, tratado com carvão (para melhor enraizamento) e plantado no solo, apertando-o com força.
- Após o plantio, a terra é regada abundantemente e coberta com um filme.
- Sob condições de ventilação periódica, a instalação é mantida a uma temperatura não inferior a + 20 ° C. Demora várias semanas para enraizar-se completamente.
Às vezes, o processo não é plantado imediatamente, mas é mantido em água até que raízes de pelo menos 3 cm apareçam, e só então são plantadas em uma panela.
Dividindo o mato
Euphorbia pode se multiplicar dividindo o mato. Este método é usado para espécies varietais espessas. Quando a área do vaso cresce e a planta fica lotada, é necessário separar os brotos mais jovens. Para fazer isso, eufórbio é retirado da panela, batendo-os para que a planta surja facilmente. Em seguida, inspecione os rizomas, resolva e remova as partes podres. Os galhos jovens são separados manualmente; em casos extremos, são utilizados instrumentos estéreis.
Você sabe Euphorbia tem sido usada na medicina popular. O suco de leite é usado como laxante e vômito na luta contra doenças da pele, rins, intestino e próstata. Tinturas, chás, decocções são feitas e consumidas frescas. Na cosmetologia, o néctar da planta é conhecido por suas propriedades antienvelhecimento; portanto, seu extrato pode ser encontrado em cremes e loções.
Para interromper o fluxo de suco, todos os arbustos são mergulhados em água morna para que as fatias sejam imersas nele. Em seguida, as “feridas” são polvilhadas com carvão e os brotos são plantados em vasos diferentes. Após o plantio, o solo é cuidadosamente regado. Com o método de dividir o mato, a planta precisará de tempo para se recuperar, por isso não se assuste se a próxima euforbia da primavera não florescer ou diminuir o crescimento.
Características de cuidados adicionais
Se você tiver sorte de se tornar amante desta planta estranha, é melhor colocá-la no peitoril da janela sul, pois ela adora a luz solar intensa. No verão, quando o sol está mais ativo, recomenda-se sombrear a flor (isso pode ser feito com papel alumínio, cortinas, tecido). Como todas as suculentas, a eufórbia retém a água em si mesma, portanto não precisa de rega abundante e frequente. No outono-inverno, basta regar uma vez por mês e durante a floração - uma vez a cada duas semanas.
Para o desenvolvimento adequado da serralha e seu bem-estar em sua casa, não se esqueça de se vestir periodicamente. Você pode usar os preparados vitamínicos e minerais "Mr. Color", "Master Agro", "Gumi-Omi", "Valagro" e outros, dependendo da variedade da planta. Fertilizantes minerais e cristalinos são aplicados a cada 2-3 semanas.
Na primavera e no verão, a euforbia adora a temperatura de +22 ... + 30 ° С, e durante o período de descanso o ambiente não deve cair para + 16 ° С. A planta não é higrófila, portanto, não precisa de pulverização e prefere ar seco. No verão quente, a flor se beneficiará de levá-la ao ar livre (terraço, varanda, varanda). O transplante é realizado quando o vaso é selado. Como regra, o tipo mais comum de serralha é triédrico, precisa ser transplantado a cada dois anos. Algumas espécies de serralha requerem poda.Após o término do período de floração, inspecione o arbusto, remova o excesso de galhos secos (para que eles não colham os sucos e estraguem a aparência da planta) e apare os brotos fracos, formando um arbusto exuberante. Este procedimento de "rejuvenescimento" será benéfico e, em um ano, o arbusto irá deliciá-lo com uma floração abundante. No entanto, antes de fazer isso, familiarize-se com as características das variedades de sua serralha e verifique se é necessária a poda.
Possíveis problemas de plantas após o transplante
Após o transplante, a planta sofre um tipo de estresse e leva tempo para se recuperar. É durante esse período que diferentes tipos de serralha encontram doenças e a disseminação de pragas. Para proteger a planta deles, é necessário tomar medidas preventivas com antecedência.
Possíveis doenças enfrentadas pela euforbia:
- Folhas amareladas e secas, caindo. Esse problema geralmente indica um ambiente muito seco no qual a flor está localizada. Para fazer isso, regue-o com mais frequência e borrife-o com ar.
- O aparecimento de manchas escuras nas folhas indica o desenvolvimento de podridão. Isso indica rega muito abundante da planta. Tente reduzir seu regime e transplante a flor para um novo solo.
- Manchas escuras densas nas folhas velhas e enfraquecidas indicam alternariose. Esta doença fúngica é causada pela manutenção da flor em um ambiente úmido e quente. Tente mover a panela para uma sala seca no peitoril da janela sul e não se esqueça da ventilação regular.
- Manchas escuras recuadas na base do caule são causadas pela podridão das raízes. Esta doença afeta as raízes e corroça gradualmente os tecidos da planta, por causa dos quais se rompe e desaparece. O problema é causado por excesso de irrigação e falta de nitrogênio no solo.
Além disso, a euforbia pode ser afetada por um ácaro (as folhas são cobertas por uma pequena teia de aranha abaixo e pequenos ácaros escuros podem ser vistos nas hastes), oídio (o cogumelo forma manchas ou listras prateadas nas folhas), “mosaico de tabaco” (esse vírus forma pequenas manchas escuras manchas nas folhas semelhantes a cigarros desbotados). Para proteger a euforbia de possíveis problemas, é necessário aderir à tecnologia agrícola correta. É muito importante não exagerar o solo, aderir ao regime de rega, manter a flor na temperatura e umidade ideais.
A primeira vez após um transplante, a planta, como nunca antes, precisa de suplementos vitamínicos, por isso não se esqueça da alimentação regular. Cada tipo de serralha tem uma aparência exótica e adorna qualquer ambiente. A euforia maravilhosa e original atrai imediatamente os olhos. E se você já tiver sorte de se tornar seu proprietário, depois de estudar os meandros do procedimento de propagação de plantas, você encontrará uma rica coleção desta maravilhosa flor.