Uma dieta adequada para porcos é metade do sucesso do crescimento de indivíduos grandes e carnudos. Para poder selecionar o menu, você precisa entender o feed e saber como combiná-lo. Vamos considerar quais alimentos existem, como prepará-los para a alimentação e também como compor adequadamente uma dieta para um porco, dependendo dos objetivos perseguidos.
Classificação de ração
Os alimentos são chamados de alimentos usados para alimentar os animais, são ricos em substâncias úteis e são uma base nutritiva para um rápido ganho de peso. Existe uma classificação de feed especialmente desenvolvida, que permite atribuir este ou aquele produto a um determinado tipo.
Ração vegetal
Alimentos à base de plantas formam a base da dieta de porcos, portanto, considere uma pequena classificação desses alimentos.
Cereais
O alimento para cereais é necessário para aumentar a massa de animais, portanto deve estar presente na dieta. Os cereais contêm uma grande quantidade de carboidratos, proteínas vegetais e fibras grossas.
Os cereais usados para alimentação são:
- Cevada - O melhor cereal para um porco, que é 90% absorvido pelo organismo. A cevada deve representar 70% de todos os cereais no menu, porque eles podem alimentar pessoas de qualquer idade.
- Milho - ocupa uma pequena porcentagem na composição do menu de cereais do porco, porque contém uma pequena quantidade de proteínas responsáveis pela qualidade da carne.
- Aveia - Possui um teor máximo de fibras, pelo que deve ser inserido no menu de animais jovens, otários e rainhas lactantes.
- Ervilhas - adicionado à dieta na forma de vapor, satura o corpo com proteína vegetal e melhora significativamente a qualidade da carne animal.
- Trigo - Um alimento popular para porcos, quase a par da cevada, contém uma grande quantidade de nutrientes, causa rápida saturação do corpo e fornece um grande suprimento de energia.
- Centeio - fornece bons resultados no cultivo e engorda, levando entre outros cereais.
- Millet - Ocupa 15% da composição de misturas de grãos para porcos, em sua composição é semelhante ao milho.
Alimentação suculenta
Os vegetais e as raízes são combinados em um grupo de alimentos verdes, geralmente dados em forma ralada, misturando-se com grãos triturados. A quantidade de alimentação suculenta alimentada geralmente é aumentada na ausência de alimentação verde.
Os alimentos suculentos que são dados regularmente aos porcos incluem:
- Batata - a principal colheita de raiz na dieta do porco (até 30% da quantidade total de alimento no menu), geralmente é fornecida na forma fervida: é melhor digerida.
- Cenouras - comida saudável, melhora o sabor da carne animal. Frequentemente usado para alimentar porcas e ventosas para saturar o corpo com vitaminas.
- Beterraba - dê aparência de forragem e açúcar. O segundo é mais nutritivo, pode ser dado com tops. Geralmente é fervido antes de servir, para que seja melhor absorvido.
Alimentação verde
O alimento verde é usado para alimentar os porcos, a fim de saturar seu corpo com proteínas e nutrientes. Os alimentos verdes são sazonais, mas também podem ser secos e usados como feno, com uma leve perda de nutrientes.
Os verduras utilizados para alimentar os porcos são apresentados como:
- folhas de beterraba;
- ervilhas;
- trevo;
- dente de leão;
- cisnes jovens;
- alfafa;
- piolhos de madeira;
- urtigas.
Silo combinado
A silagem à base de plantas é a refeição nutritiva mais adequada para porcos. A singularidade e a lucratividade do produto acabado é que ele pode ser preparado combinando diferentes produtos encontrados em qualquer residência.
A composição dos silos combinados pode ser representada:
- batatas, trevo, cenoura com copa, folhas de repolho (na proporção de 4: 3: 1,5: 1,5);
- cenoura, beterraba forrageira, massa verde de legumes, farinha de feno (na proporção de 2: 5: 2: 1);
- sabugo de milho, abóbora, legumes (na proporção de 6: 3: 1).
Colher vegetais e vegetais de raiz é melhor cru e batatas a ferver.
Ração animal
Os porcos podem consumir qualquer alimento, por isso são frequentemente oferecidos os resíduos que restam após o consumo humano de alimentos. Os resíduos úteis incluem peixe e carne, com uma grande quantidade de proteínas e minerais. Antes de servir os dejetos, eles são bem fervidos e triturados para que o porco possa mastigá-los normalmente e não se machucar.
Importante! Percebe-se que, após comer restos de carne e peixe, a carne de porco cheira desagradável; portanto, 2 meses antes do abate, eles são excluídos do cardápio.
Os produtos lácteos (soro de leite, leite, soro de leite coalhado, reverso) afetam positivamente as características de qualidade da carne e da gordura, de modo que são administrados não apenas a ventosas, mas também a engorda. Os animais ficam felizes em comer essa comida.
Para que servem as pré-misturas?
Para alimentar rapidamente um porco, a dieta é enriquecida com suplementos nutricionais. Eles começam a se alimentar desde tenra idade (na segunda semana de vida). Graças às pré-misturas por 2 meses, o peso do leitão pode aumentar 4 vezes.
Além do rápido crescimento e ganho de peso dos porcos, as pré-misturas podem melhorar o sabor da carne, afetando positivamente a imunidade dos animais. Como os porcos ganham peso mais rápido que o normal, isso economiza em alimentos, diminuindo o tempo de crescimento.
A composição dos aditivos para a alimentação animal
Dependendo da idade e períodos especiais da vida do porco, a porcentagem dos componentes dos aditivos para alimentos para animais é diferente, mas a lista de componentes úteis permanece inalterada.
Os aditivos alimentares são ricos em:
- fósforo;
- magnésio
- sódio;
- lisina;
- treonina;
- manganês;
- ferro;
- cobalto;
- cobre;
- zinco
- selênio;
- vitaminas A, D3, E, B6, B12;
- ácido nicotínico;
- ácido pantotênico.
Quantidade de aditivos
A quantidade de aditivos utilizados é afetada por qual grupo o animal pertence. Sempre na embalagem com aditivos contém as informações necessárias sobre as normas de alimentação. Por exemplo, porcos com peso superior a 60 kg devem consumir 1% do suplemento alimentar diário por dia.
Para porcas prenhes e lactantes, 3% dos aditivos são preparados e os leitões (10-60 kg de peso) recebem 2,5%.
Tipos de alimentação
Existem vários tipos de alimentação animal que podem ser usados com sucesso na fazenda, portanto, consideraremos cada tipo com mais detalhes.
Suínos para ração seca
Para a organização da alimentação seca, são utilizados alimentos granulares compostos que, além de várias vantagens, apresentam sérias desvantagens.
- As vantagens do tipo de alimentação seca incluem:
- melhor absorção de nutrientes pelo organismo;
- alta segurança em características higiênicas;
- conveniência e facilidade de uso;
- economizando tempo para restauração.
Entre as deficiências estão:
- Contras
- o alto custo das matérias-primas;
- problemas digestivos em animais;
- a presença de uma grande quantidade de poeira nos alimentos para animais, o que afeta adversamente o estado de saúde dos animais e do pessoal que serve o chiqueiro;
- forte disseminação desses alimentos por porcos.
Você sabe O tipo de alimentação seca é o mais popular e é usado em 70% de todas as fazendas de suínos do mundo.
Alimentação líquida
O tipo de alimento líquido permite que você use qualquer alimento, o que economiza significativamente as finanças.
- Além disso, o tipo de alimentação líquida tem várias vantagens:
- a possibilidade de recusa de beber tigelas;
- a capacidade de dispensar alimentos com precisão;
- espalhamento mínimo de alimentos para animais;
- melhor ganho de peso por animais.
- As desvantagens da alimentação líquida incluem:
- prazo de validade mínimo;
- excesso de umidade na sala devido a vapores constantes;
- a necessidade de usar alimentadores de metal caros.
Geralmente, em casa, é usado um tipo combinado de alimento, que consiste em alimentos secos e líquidos, o que é muito mais rentável do que alimentar animais apenas com alimentos mistos secos comprados ou organizar a alimentação líquida, o que leva muito tempo.
Preparação de ração
Antes de alimentar os animais, dependendo do tipo, eles devem ser pré-tratados.
Preparação de vegetais
Antes de alimentar os vegetais dos porcos, eles são pré-lavados bem em água corrente, picados com uma faca ou com um ralador. Beterraba e batata são melhor cozidas no vapor ou cozidas, se desejar, você pode fazer o mesmo com outros vegetais.
Preparação e lixo de feno
Para melhorar o processo digestivo, recomenda-se que o feno e a poeira do feno sejam pré-cozidos no vapor, para isso são derramados em água fervente por 1-2 horas. Para facilitar o consumo de longas partículas de feno, os animais são esmagados.
Preparação de cereais
Os cereais moem necessariamente, alcançando a melhor moagem. Todos os cereais podem ser moídos com antecedência, exceto milho e aveia - após esse tratamento, eles rapidamente oxidam e começam a amargar. As ervilhas são cozidas antes da alimentação para melhor absorção e digestão.
Preparação de forragem verde fresca
Os alimentos verdes frescos são bem moídos antes da alimentação, para que os caules grossos sejam normalmente digeridos pelos animais. A colheita da grama não é realizada, ela é sempre colhida recentemente para excluir a possibilidade de obter peças podres ou murchas.
Preparação combinada de silo
A composição do silo foi considerada anteriormente, portanto discutiremos as nuances da preparação deste produto alimentício:
- silagem de raízes e vegetais após amadurecimento total, milho - durante o período de maturação com cera de leite, verduras de ervilha - antes da floração;
- lave bem os vegetais e vegetais de raiz;
- os componentes triturados são bem embalados em sacos plásticos para substituir o ar, isso prolongará a vida útil dos produtos perecíveis;
- não pode ser usado para silos de urtigas e culturas de raízes.
Levedura
Para enriquecer a massa de ração com vitaminas e minerais, é utilizado o método da levedura. O procedimento é realizado com o fermento de padeiro comum. Esses alimentos devem corresponder a 1/3 da ingestão diária de ração concentrada. Esses alimentos podem aumentar o apetite e a taxa de ganho de massa dos animais.
Considere 2 métodos de levedura:
- Não pareado - 20 g de água morna (+ 40 ° C) usam 100 g de fermento. Alimentos finamente picados na quantidade de 10 kg são derramados na solução resultante. Insista na comida por 8 horas, mexendo a cada 30 minutos.
- Starter - a massa é preparada com antecedência. Para isso, 100 g de fermento e 2 kg de alimento são utilizados em 5 litros de água morna. Insista 5 horas, adicione 15 litros de água morna e 7 kg de ração e deixe repousar por mais 2 horas.
O que não pode ser dado a um animal
Os alimentos fornecidos aos porcos devem ser de alta qualidade, sem fungos, parasitas e fungos.
Ao usar forragem verde, é necessário prestar atenção à sua composição.
Certifique-se de excluir da dieta:
- euforbia;
- pretinha preta;
- endro de cavalo;
- damascos sem caroço;
- botão de ouro cáustico.
Os produtos acima são animais venenosos e com risco de vida.
Importante! Não dê aos porcos batatas verdes e cobertas com brotos. Antes de alimentar, os brotos devem ser removidos.
Dieta e Alimentação
A idade e os períodos especiais de vida dos porcos desempenham um papel importante na organização da alimentação, por isso consideramos a taxa de alimentação para cada grupo de animais.
Regras de alimentação para suínos
Para evitar problemas durante a alimentação de porcos, é necessário seguir algumas recomendações:
- O regime de alimentação deve ser observado, ou seja, os alimentos são oferecidos diariamente ao mesmo tempo.
- Antes de cada alimentação, o alimentador é limpo de detritos alimentares, lavado uma vez por dia.
- A dieta deve ser equilibrada, o que é alcançado por aditivos alimentares.
- Os alimentos para animais usam apenas qualidade e limpeza.
- Todos os componentes da ração são fornecidos em pó.
- Como os porcos gostam muito de cavar o chão, com pastoreio livre, verifique se essa atividade é segura.
Nas tabelas de taxas de alimentação, é apresentada uma dieta diária aproximada para 1 indivíduo, dependendo da idade e do peso.
Fatores que afetam a ingestão diária de ração porcos
A quantidade de alimentos consumidos por porcos pode depender de:
- época do ano;
- a idade do animal;
- sexo
- condições de saúde;
- condições climáticas.
Taxas de alimentação dos leitões em aleitamento
É necessário começar a acostumar ventosas a alimentos sólidos uma semana após o nascimento. Neste momento, eles recebem grãos de milho ou cevada, previamente fritos. Para facilitar o processo de digestão dos alimentos, qualquer produto de leite fermentado acidófilo é adicionado ao menu.A alimentação suculenta é dada aos leitões no 10º dia de vida, começando com as cenouras raladas. As batatas cozidas são introduzidas no vigésimo dia de vida.
Quando os porcos atingem 1,5 meses, são desmamados da fêmea em lactação.
Nesse momento, a comida deve ser três refeições por dia, na seguinte proporção:
- 80% de concentrados;
- 10% de hortaliças e raízes;
- 5% de farinha de leguminosa;
- 5% de farinha de carne e ossos.
Você sabe No Canadá, a Pharmatic criou um robô porca que alimenta leitões. O leite chega estritamente dentro do cronograma, e o robô pode aquecer as crianças e até emitir sons de grunhido.
Taxas de alimentação de leitões
Quando os animais atingem um peso de 20 kg, a composição de sua dieta é alterada. Para melhorar o crescimento muscular, verduras esmagadas, vegetais de raiz e vegetais são adicionados aos concentrados. No verão, uma grande quantidade de verduras é adicionada ao menu, misturando-se com batatas e grãos cozidos.
Taxas de alimentação de porcos adultos
Ao atingir os animais de 40 a 50 kg de peso, a composição da dieta é alterada para que o ganho de peso seja mais rápido. Todos os dias, o engorda deve adicionar 650 g. Quando o porco tiver 6 meses, seu peso deve ser de pelo menos 100 kg.A fim de maximizar o ganho de peso, o animal recebe ração seca, caracterizada por alto valor nutricional e quantidade mínima de fibra.
Taxas de alimentação para porcas
Nos primeiros 3 meses a dieta da porca não é diferente da habitual. Um mês antes do nascimento, a disponibilidade de alimentos com valor energético aumenta em 20%. Porcas jovens (até 2 anos) devem receber alimentos ricos em vitaminas e minerais.
As porcas são oferecidas aos alimentos mais nutritivos que lhes permitem alimentar leitões com leite. Imediatamente após o parto, as porcas não recebem alimento, oferecendo apenas água. Após 5 horas, o porco recebe 700 g de concentrado líquido.
Um aumento na quantidade de alimentos alimentados deve ser realizado gradualmente para que a porca não fique doente. Após uma semana, a quantidade de alimentos alimentados deve atingir níveis normais.
Taxas de alimentação de javalis
O grau de atividade sexual e a eficiência no desempenho dos javalis dependem diretamente do volume e da qualidade dos alimentos consumidos. Depleção ou obesidade, que afetam adversamente os indicadores acima, não devem ser permitidos.
Nos produtores de javalis, os processos metabólicos no corpo são significativamente acelerados, de modo que esses animais fornecem uma grande quantidade de alimentos nutritivos. Quando os javalis descansam do acasalamento, a quantidade de alimento alimentado é reduzida em 20%. A base da ração para os javalis é grãos, torta de óleo, farinhas, resíduos de carne e peixe, ervilhas.
Tecnologias de alimentação para suínos
Existem tecnologias de alimentação especiais que podem alcançar o resultado desejado na criação de porcos.
Gordura por gordura
Indivíduos com peso superior a 100 kg são adequados para engorda. No processo de alimentação, você pode atingir um peso animal de 200 kg, enquanto o peso da gordura é 30% do peso total do indivíduo. Para alimentar os animais durante esse período, é necessário o uso de alimentos com carboidratos: batatas, raízes, milho, pão, trigo sarraceno.
No primeiro período de engorda (com um peso de 100 a 160 kg), os indivíduos geralmente são alimentados com uma mistura de trigo e milho de 3 kg por dia. No segundo período (mais de 160 kg), os animais são alimentados com milho, cevada e triticale para melhorar as características de qualidade da gordura.
Na engorda para banha, uma dieta de porco dura consiste em:
- 4 kg de comida verde;
- 3,5 kg de abóbora;
- 3 kg de concentrados;
- 50 g de sal.
Engorda de carne
A alimentação de animais para carne começa aos 3 meses de idade até atingir um peso de 120 kg. Normalmente, é utilizada uma tecnologia de alimentação intensiva, que implica uma duração de alimentação por 4 meses, ou seja, os porcos são abatidos aos 7 meses de idade.
Com a engorda de carne, é muito importante quantas vezes por dia um animal come comida. Para evitar excesso de gordura, é melhor alimentar o porco 3 vezes ao dia.
A engorda para carne é dividida em 2 períodos. No primeiro período, o animal adiciona 500 g por dia de peso, no segundo - 750 g. A ração diária para animais é apresentada:
- cevada - 400 g;
- ervilhas - 200 g;
- farelo de trigo - 400 g;
- bolo de óleo - 150 g;
- batatas - 1 kg;
- legumes - 2 kg;
- giz - 25 g;
- sal - 30 g.
Alimentação de Bacon
A engorda com bacon começa aos 2,5 meses de idade, antes da qual os javalis são castrados. Nesse caso, o crescimento jovem deve ter um peso de 25 kg.
Importante! Três meses antes do abate, os alimentos que afetam negativamente a qualidade da carne (soja, farelo, resíduos de peixe) são excluídos da dieta.
A dieta diária para alimentação de bacon é apresentada:
- comida verde - 3 kg;
- dorso - 1,5 kg;
- concentrados - 1,5 kg;
- culturas de raízes - 2 kg;
- sal - 20 g.
Manter o apetite dos porcos
Para manter um bom apetite animal, você deve:
- Aloque mais espaço livre para caminhar;
- diariamente sal em quantidades suficientes;
- alimentos para tratamento térmico adequados para isso (alimentos cozidos são comidos melhor);
- adicione leite de soja ao purê, que é mais comido do que outros tipos de alimentos;
- adicione uma pequena quantidade de maçãs, peras, ameixas, cujo sabor os animais gostam.
O processo de compilação de uma dieta para porcos não é simples e depende da idade, peso e períodos especiais da vida do animal. Para facilitar o entendimento das nuances da alimentação, considere cuidadosamente as informações acima e leve-as em consideração.