Na apicultura, são utilizados vários tipos de colmeias. A escolha de um deles para um apiário geralmente depende das preferências do apicultor ou das características de suas famílias de abelhas. Nesta revisão, focaremos em um dos tipos mais antigos - a espreguiçadeira.
Espreguiçadeira de colméia: características e vantagens do projeto
Espreguiçadeira colméia é uma estrutura integral, semelhante a um baú. É bastante simples de usar e manter. Tanto os apicultores iniciantes quanto as pessoas com experiência o utilizam.
Recursos de design:
- parte inferior surda;
- tampa dobrável;
- duas seções para manter 2 colônias de abelhas;
- 2 conjuntos de orifícios superiores e inferiores no gabinete.
- Vantagens da espreguiçadeira da colméia:
- quadros montados verticalmente são muito fáceis de mover com um simples deslocamento para o lado;
- conveniência para o apicultor na instalação de esquadrias, realizando inspeções;
- colocação intuitiva de elementos para iniciantes;
- grande o suficiente para 2 colônias de abelhas;
- existe a possibilidade de expandir a colméia.
O tamanho da colméia deve corresponder aos recursos da colônia de abelhas e ao volume de coleta de mel. Assim, com uma colméia grande e uma pequena quantidade de coleta de mel, as abelhas podem não ter tempo para preencher todo o espaço e ficará frio durante o inverno. Portanto, as colmeias-espreguiçadeiras foram projetadas para um número diferente de quadros: 12, 16, 20, 24 e outras opções.
Vídeo: colméia espreguiçadeira na prática
Deve ser conveniente para o apicultor coletar mel e cuidar da colméia. Mas se o apiário é transportado de um lugar para outro, é necessário considerar o peso da colméia e a conveniência de sua transferência. É o peso da estrutura e das dimensões que são apontadas como a principal desvantagem da colméia.
- Além disso, as seguintes desvantagens são distinguidas:
- troca aérea complicada (insuficiente para o inverno);
- a complexidade de processar e limpar a colméia quando infectada por carrapatos.
Importante! Há evidências de pesquisas de que a atividade da família das abelhas depende diretamente do plano do ninho. E no plano horizontal da espreguiçadeira — eles são menos ativos do que o apicultor gostaria.
Variedades de espreguiçadeiras de colméia
A principal característica da espreguiçadeira é que ela se expande horizontalmente e não verticalmente, como é habitual na colmeia Dadan clássica e em outros sistemas. A versão clássica da espreguiçadeira é uma peça. Os apicultores iniciantes preferem esse design devido à conveniência de manter as famílias de abelhas.
O design é bastante sólido e durável. Os slots de expansão na colméia vão em duas direções. Todas as variedades de espreguiçadeiras usadas atualmente na apicultura doméstica usam o quadro alto Dadanovskaya com um tamanho de 30 × 43,5 cm.
Colméias espreguiçadeiras vêm em vários tipos:
20 frames
A espreguiçadeira de 20 quadros é um retângulo em seção transversal e uma caixa grande em forma. Pode ser facilmente dividido em 2 partes usando uma partição em branco especial. Ambas as peças estão equipadas com portas próprias e podem existir independentemente uma da outra.
Da primavera ao outono, durante a coleta de mel, recomenda-se colocar a família principal das abelhas e as camadas anti-enxame com um útero sobressalente. Os apicultores usam esse design para construir apiário e cultivar colônias de abelhas. Isso aumenta a quantidade possível de coleta de mel. No inverno, é aceitável colocar a família principal e o núcleo nela.
A colméia está equipada com:
- corpo com fundo fixo;
- extensão clássica sobre o corpo;
- disfarçado obrigatório;
- um telhado de duas águas, de duas águas ou plano;
- placa de encaixe;
- 20 quadros principais (aninhamento);
- 20 meios-quadros que complementam a extensão.
Desenho de uma espreguiçadeira de colmeia de 20 quadros
A forma clássica do estojo é retangular, com fundo fixo e barras de apoio sobre as quais a estrutura ficará. Na fabricação das paredes do gabinete, é utilizada uma prancha com uma espessura de 3,7 cm e um comprimento de 8,7 cm, cujas juntas são conectadas a uma língua ou ranhura. Eles também podem ser fixados com cola ou parafusos.
A altura da parede frontal da colméia é de 33 cm e a traseira é de 37,2 cm.A parte inferior da parede frontal é equipada com 2 fendas de 25 cm de comprimento e 1,2 cm de altura.Na parte superior, são feitos orifícios de 6,8 × 1 cm.As letras devem ser equidistantes A aproximadamente 19 a 20 cm do centro da colméia, cada um deve estar equipado com uma placa de chegada. No caso, são instalados quadros de nidificação de 43,5 × 30 cm.
Importante! As abelhas são muito irritadas por odores pungentes. Portanto, você não pode usar perfumes, cosméticos, fumar ou beber álcool ao trabalhar com abelhas.
Você precisa medir a colméia de acordo com seu tamanho interno, pois a externa depende da espessura das placas. Para uma colméia de 20 quadros, o tamanho interno é 81 × 45 × 33 cm. Para tornar a colméia mais durável, ela pode ser revestida adicionalmente nos cantos com metal.
O fundo é montado a partir de uma placa com uma espessura de 3,7 cm e se projeta um pouco além da parede do casco, formando uma placa de chegada para as portas inferiores. Uma extensão é instalada acima do alojamento. São preparadas 20 molduras, medindo 43,5 × 14,5 cm, e a espessura da prancha utilizada na extensão é de 49,8 cm.
Um teto articulado é necessário para isolar ou alimentar as abelhas no inverno. No verão, ele participa de trocas aéreas, diminuindo a temperatura da colméia nos dias quentes do verão. A altura da cobertura do telhado é de 9 cm, é composta por uma prancha com uma espessura de 2,5 cm e o teto da espreguiçadeira de 20 estruturas consiste em uma blindagem, estrutura e barras de resistência. Para o quadro, é usada uma placa com um comprimento de 56,9, uma largura de 5,6 cm e uma espessura de 2 cm.
Vídeo: colméia espreguiçadeira em 20 quadros
16 frame
Uma colméia moderna é semelhante a uma estrutura seccional na qual todas as partes funcionam juntas, mas têm seu próprio objetivo. A espreguiçadeira de colmeia de dezesseis quadros é caracterizada por uma forma retangular e é equipada da mesma maneira que o design de 20 quadros.
Na sua composição:
- cobertura para proteger a colméia de influências externas e precipitação;
- o forro do telhado para criar um espaço aéreo que serve como isolante do calor ou do frio, e também para colocar comida lá durante o inverno;
- extensão para quadros adicionais;
- um alojamento para a instalação de estruturas de ninho, a abelha rainha com ninhada;
- sexo
- levante a colméia acima do solo.
16 desenho de colméia
Ordinário
Uma espreguiçadeira de 12 quadros é considerada um clássico. O design de 16 quadros foi bastante popular recentemente para pequenas famílias de abelhas. Portanto, a espreguiçadeira de 16 quadros pode ser chamada de comum hoje em dia. Ele foi projetado para uso em qualquer zona climática. Para as regiões do norte, há uma versão aquecida dessa colméia.
Em forma, assemelha-se a um design de 20 quadros e é feito da mesma maneira. O estojo é feito de tábuas de 4 cm de espessura, que podem ser unidas com uma língua e cola A parede frontal também é equipada com 2 conjuntos de orifícios - superior e inferior. Seu tamanho é de 25 × 1,2 cm (mais baixo) e 8 × 1,2 cm (mais baixo). A espessura das placas da parede lateral é de 3 cm.
Você sabe Existem cerca de 2000 espécies de abelhas no mundo. Mas apenas 7 deles — melífero.
As dimensões internas do gabinete são 61,5 × 45 × 33 cm. Para instalar os bastidores de encaixe no gabinete, as dobras estão localizadas nas paredes frontal e traseira. Seu tamanho é de 2 x 1,1 cm, o tamanho dos quadros de nidificação é de 43,5 x 30 cm e também inclui uma placa de inserção do mesmo tamanho dos quadros. A espessura do painel é de 1,4 cm e nas laterais é complementada por um selante.
A espessura do fundo é de 3 cm, é montada a partir de várias pranchas e também é parte integrante. A blindagem inferior é um pouco maior que o casco; portanto, sobressai 3,5 cm atrás da parede frontal, formando uma passagem de entrada do entalhe inferior. Por conveniência no inverno, o teto da colméia tem uma forma plana.
Consiste em um escudo e paredes com uma espessura de 1,5 cm, que é projetada 2 cm além da colméia para proteger os orifícios de ventilação localizados na cobertura da colméia da chuva. A parte superior da tampa é coberta com metal ou outro material que protegerá a colméia da precipitação atmosférica durante o período de coleta de mel. A extensão é igual em comprimento e largura ao corpo da colméia, mas tem metade da altura. Meios quadros estão instalados nele. Seu tamanho é 43,5 × 14,5 cm.
Isolado
A construção isolada da colméia é chamada de bielorrusso. Esse design de 16 quadros é um baú duplo, entre as paredes das quais há um aquecedor. É perfeito para uso em áreas com invernos frios, pois pode manter uma temperatura confortável dentro da colméia, reduzindo assim o consumo de ração.
As dimensões da caixa são padrão - 61,5 × 45 cm (interno). Ele é projetado para 16 quadros de tamanho 43,5 × 30 cm. As paredes frontal e traseira são feitas de tábuas mais grossas com 2,5 cm de largura. A largura das paredes laterais é de 1,5 cm. A segunda camada de pele (externa) é feita de tábuas de 1,5 cm de espessura. Nesse caso, as placas interna e externa estão localizadas em direções diferentes. Interno - horizontalmente e externo - verticalmente. O espaço vazio entre eles para o selo é projetado para 2,7 cm de espessura do selo. 16 estruturas de ninho estão instaladas no alojamento.
A parede frontal está equipada com 2 conjuntos de slots superior e inferior. O tamanho da parte superior é 10 × 1 cm, e a parte inferior é 2 vezes maior - 25 × 1 cm.A aba de entrada do entalhe inferior é formada pela parte saliente do fundo e a parte superior é presa às dobradiças.O fundo também é representado por uma estrutura de duas camadas com isolamento entre as camadas da placa. O tamanho inferior é padrão para uma espreguiçadeira de 16 quadros.No topo do estojo existe uma extensão de 61,5 × 45,0 cm (interna) feita de uma prancha de 1,5 cm de espessura.Em máquinas, extensões, como estojos, fazem dobras para quadros . O tamanho das dobras é de 2 x 1,1 cm e está localizado nas paredes frontal e traseira da estrutura. O conjunto inclui 16 meios-quadros medindo 43,5 × 14,5 cm.
O teto é de tábua de 1 cm de espessura e o teto de madeira é coberto com metal ou outro material que protege da chuva e da neve. O tamanho da aba do telhado é de 91,5 × 56,9 cm. É feito de uma placa de 1,5 cm. A aba deve se projetar além da colméia para cobrir as aberturas de ventilação localizadas no telhado da chuva. Para encadernação, as pranchas têm 2,5 cm de espessura e 6 cm de altura.
Vídeo: colmeia isolada de 16 quadros
Ucraniano
A espreguiçadeira ucraniana é geralmente feita em 20 quadros. Projetado para acomodar uma colônia de abelhas com um núcleo. No inverno, você pode manter 2 famílias. As opções são padrão. O tamanho da construção é 83 × 44 × 66 cm (exterior).
Pode não estar totalmente isolado, mas fornece isolamento para as paredes frontal e traseira. A parte externa do corpo é feita de uma placa mais fina que a interna, por exemplo, 1,4 cm versus 2,5 cm, caso contrário, a montagem e o design do equipamento não apresentam diferenças especiais.
Você sabe Durante suas 6 a 8 semanas de vida, uma abelha trabalhadora voa uma distância e meia vezes a circunferência da Terra.
Vladimirsky
A espreguiçadeira Vladimir fornece o uso de uma estrutura alta de 43,5 × 46 cm.O design é montado sem prédios e lojas adicionais. Em volume, é igual a 5 colmeias Dadanov (26,7 × 45,7 cm). A instalação de 32 quadros.
O autor do projeto A. Yakimov acredita que a espreguiçadeira de 24 quadros é muito grande para 1 família e não é suficiente se forem 2 famílias grandes, por isso, forneceu uma versão mais avançada da colméia, o que é ótimo para famílias grandes e um apiário estacionário.
- Vantagens da colméia Vladimir:
- intervenção mínima do apicultor no desenvolvimento da colônia de abelhas;
- a possibilidade de usar diferentes métodos para manter as abelhas com eficácia igualmente alta.
Queniano
A colméia queniana é reconhecida como uma das colméias naturais mais eficazes para pequenos apicultores. O design é amplamente utilizado em países africanos quentes. Não é necessário muito esforço para manter e manter essa estrutura. A espreguiçadeira maximiza a apicultura natural em climas quentes.
Você sabe As abelhas não dormem. Eles são simplesmente estacionários à noite para economizar energia para a atividade no dia seguinte.
A colméia é uma construção natural de forma retangular. No fundo, ele se estreita e se torna como um trapézio. O ângulo de inclinação é de 30 a 40 graus. A largura do fundo é de 15 cm, a parte superior é de 29 cm e a estrutura é coberta. Ele não fornece uma estrutura, mas existem acabamentos especiais que podem ser 16, 20, 24 ou mais.
Nas pranchas, as abelhas formam favos de mel e regulam quanto e o que deve haver em sua colméia, incluindo a composição da população e o tamanho da colônia. Para remover a armação, você não precisa levantar a tampa e perturbar todas as abelhas. As entradas para a colméia podem ser localizadas nas extremidades ou nas laterais.
Fazendo uma espreguiçadeira
Na presença de materiais de alta qualidade e na capacidade de trabalhar com madeira, fabricar colmeias não é nada difícil. Se você está apenas começando a praticar abelhas, pode tentar fazer algumas partes da colméia, por exemplo, uma caixa e comprar molduras nela em uma loja. Os quadros têm tamanhos padrão e não será difícil comprá-los.
Você sabe A frase "lua de mel" vem da antiga tradição de fornecer aos recém-casados um suprimento mensal de mel para garantir sua felicidade e fertilidade.
Dimensionamento
Para iniciar a construção da seção, você precisa determinar o número de quadros necessários e, consequentemente, o tamanho da seção. Para cálculos, é correto considerar valores internos, pois a espessura das placas e, portanto, o tamanho externo, pode variar.
Do que você precisa?
Materiais e ferramentas necessários:
- pranchas;
- unhas
- cola;
- pintar em madeira;
- óleo de secagem;
- metal para cobrir o teto da colméia;
- bancada para cortar madeira;
- ferramenta para aplainar tábuas;
- ferramenta de medição e marcação (níveis, fita métrica);
- broca para furos.
Instruções passo a passo da fabricação
Você deve cortar o material (cartão) nas dimensões necessárias. Você pode usar os tamanhos fornecidos acima na descrição deste ou daquele tipo de colméia. Mas você também pode usar os tamanhos padrão da colmeia Dadan, pois a espreguiçadeira é freqüentemente chamada de Dadan giratório.
As principais partes da colméia e as características de sua fabricação:
- Habitação - Trata-se de uma placa retangular de madeira, conectada ao fundo de uma peça e ao teto removível com tampa, para acomodar um soquete e as estruturas principais. Dependendo do design, 16, 20, 24 ou outro número de quadros serão colocados no gabinete. Para montar os quadros nas paredes frontal e traseira, escolha uma dobra. O tamanho deve ser projetado para um quadro padrão - 2 x 1,1 cm. Certifique-se de fazer 2 conjuntos de orifícios - nas partes superior e inferior do corpo. Para facilitar a transferência, são fornecidas alças nas paredes.
- Inferior limita o estojo ao fundo. Na espreguiçadeira é fixo, montado em pernas especiais. A caixa não deve ficar no chão ou estar localizada perto dela, para não interagir com a umidade do solo.
- O fundo saliente do casco pode servir como uma placa de chegada para o entalhe inferior. Para o topo, você fornece pequenas pranchas separadas. Funcionalmente, essa placa é necessária pelas abelhas para facilitar a partida e chegada na casa.
- Extensão expande as possibilidades da colméia e da família das abelhas. Também fornece dobras nas paredes frontal e traseira para acomodar meios quadros. As dimensões da estrutura ao longo do comprimento e largura devem ser as mesmas do gabinete, mas a altura é reduzida pela metade.
- Toldo - a cavidade em que os tapetes são colocados para isolamento interno. Além disso, as placas do teto são fixadas na parte superior do gabinete.
- Teto necessário para o isolamento do ninho. É montado a partir de placas individuais. Aperta com trilhos. Pode ser revestido com materiais impermeabilizantes.
- O telhado também vem com placas separadas. Nas paredes laterais do telhado devem ser colocados orifícios para ventilação da estrutura. A forma do telhado depende de como a colméia será usada. É plano se as colmeias são instaladas no inverno para o inverno.Para regiões onde as colmeias hibernam na rua, forneça um telhado de duas águas para que a neve ou a água não permaneçam sobre ela.
- Inserir placa limita o tamanho de um ninho de abelha ou divide uma colméia em duas metades para duas famílias de abelhas. Um conjunto de colmeias geralmente produz 2 tábuas. Certifique-se de fornecer um selo de borracha para eles.
- Moldura de ninho - O principal elemento para a atividade de construção das abelhas. Nele eles farão um favo de mel. O quadro é montado a partir de 4 barras e divisórias. Você pode fazer os quadros você mesmo. Mas isso é bastante complicado, então os apicultores preferem comprá-los em uma loja.
- Meios quadros execute a mesma função, mas será usada na extensão. Eles são usados pelas abelhas para colocar o néctar durante o período de coleta do mel.
- Os quadros de seção podem ser colocados nos quadros de extensão. Eles são necessários para as abelhas. Eles podem ser armazenados em madeira ou plástico. O tamanho do quadro é 11 × 11 cm e o local para sua colocação são os quadros de extensão. Para construir um favo de mel em cada seção, você precisará inserir uma cera.
Instruções de montagem:
- A montagem da unidade começa a partir do fundo após a conclusão de todas as peças.
- Se o fundo for fixo, ele será fixado às paredes do corpo com cola ou unhas. A frente do fundo deve sobressair ligeiramente atrás do casco (placa de chegada).
- Para que as paredes da estrutura se mantenham firmemente, elas são conectadas a uma língua. Se necessário, conserte com cola. Você também pode usar pregos ou parafusos. As paredes da colméia devem ser instaladas verticalmente e ter uma conexão angular de 90 °.
- Os quadros e a placa divisória estão instalados. Na espreguiçadeira da colméia, eles são montados verticalmente.
- Um teto é instalado a partir das placas.
- No final da montagem, as paredes são amarradas e os orifícios de ventilação são cobertos com uma malha para proteger outros insetos de entrar na colméia.
- Coloração de colmeia. Esta etapa não é necessária, mas se você decidir pintar a caixa com uma sombra clara, a tinta de rua ajudará a refletir a luz e a se refrescar na colméia durante o calor do verão. Só não pinte dentro de superfícies.
Você sabe As abelhas existem na Terra há mais de 30 milhões de anos.
Ao fazer o design, lembre-se de que as espreguiçadeiras não são colmeias portáteis. Eles são projetados para apiário estacionário.
Vídeo: colmeia do tipo faça você mesmo, espreguiçadeira com um fundo de um carrapato
Como manter as abelhas em uma espreguiçadeira
Manter as abelhas requer uma pequena quantidade de seu tempo - não mais que meia hora por semana por 1 colméia. Você pode verificar as colmeias em um dia de folga ou voltando do trabalho. Em geral, você precisará conceder a eles no máximo 20 horas de seu tempo por ano. A espreguiçadeira é especialmente boa para a formação de camadas. Isso ajuda o apicultor a expandir o apiário, aumentando o número de abelhas que trabalham e, portanto, o volume de mel coletado.
Importante! Um novo quadro é sempre definido até que a ninhada esteja no último quadro. Caso contrário, as abelhas entrarão em um estado de enxame.
Características de manter as abelhas em uma espreguiçadeira de qualquer tamanho:
- Após o inverno, verifique as condições da família das abelhas. Se você encontrar abelhas e drones mortos ou feridos, precisará cuidar do processamento desde o carrapato até o início da coleta de mel.
- Neste ponto, as abelhas ainda precisam ser alimentadas. Você deve verificar sua presença na colméia.
- Se houver possibilidade de geada à noite, a colméia deve ser isolada. O aquecimento é removido apenas com o início de um clima quente estável.
- No futuro, o apicultor controla o preenchimento da estrutura. Se a rainha estiver na penúltima célula, o ninho precisa ser expandido com novas molduras com cera, e as processadas devem ser movidas.
- Se a família é grande e forte, para fornecer trabalho às abelhas, recomenda-se estabelecer simultaneamente 2 novos quadros com cera. Nesse caso, um favo de mel reconstruído é removido da colméia. O objetivo desta operação é criar um suprimento de favos de mel, que pode ser urgentemente necessário com a coleta abundante de mel ou para criar camadas da família das abelhas.
- Instale uma nova moldura de cera ao lado da moldura da ninhada, aproximadamente no centro.
- Antes da coleção médica principal, os quadros são reorganizados. Isso é necessário para obter uma moldura com vários tons e estocar bons suprimentos para o inverno. Ao mesmo tempo, um quadro de ninhada é instalado perto da letka. Em um deles deve ser uma rainha. Uma moldura selada empurrou fundo no ninho.
- A extensão é instalada antes da coleta médica principal, se as condições forem favoráveis. Se as abelhas estiverem em estado de enxame, não será necessário instalar uma extensão. As abelhas não acumulam cera se começarem a enxamear. Eles precisam dar tempo para se afastar.
A apicultura requer não apenas a presença de colmeias e abelhas, mas também algumas habilidades para trabalhar com elas. Portanto, é sempre conveniente começar com atividades e atividades mais simples. E somente depois de ganhar alguma experiência, passe para a próxima.