Em nossas mentes, um coelho é associado a um pequeno animal fofo, caracterizado por orelhas compridas levantadas. Mas os criadores não estão dormindo: uma das “invenções” no campo da criação de animais é uma nova raça de coelhos gigantes, que, devido às suas características externas, recebeu um nome exótico - carneiro de orelhas francesas. Representantes dessa variedade conquistaram o coração não apenas dos agricultores: a raça rapidamente assumiu o status de decorativa. O objetivo do nosso artigo é contar tudo sobre a raça fold.
História de origem
A história do carneiro francês começou no século 19 e, mais especificamente, em 1850, e a Grã-Bretanha é considerada sua terra natal. A idéia de criar coelhos com orelhas penduradas nasceu do criador Condeniere. Este homem ganhava a vida encadernando livros. Livros sobre criação de animais (em particular, coelhos) chamaram sua atenção, o que despertou grande interesse nele. O criador decidiu participar da criação e logo os criadores ingleses se juntaram a ele.Para a criação, escolhemos a raça de carneiros ingleses e gigantes de coelho Norman (Rouen). A misericórdia e a boa natureza desses animais rapidamente os tornaram favoritos universais, e a raça se espalhou por todo o mundo.
Você sabe Representantes de raças gigantes de coelho podem pesar mais de 25 kg.
Descrição da aparência
Embora o ímpeto inicial para a criação das orelhas tenha sido o fator externo - as orelhas penduradas, elas as trouxeram à tona como uma aparência comercial, isto é, para fins de produção.
Seu físico não é arqueado, mas comercial. Isso sugere que a raça foi criada como carne. O tamanho gigante do animal muitas vezes leva ao fato de que de longe ele é confundido com um cordeiro pequeno ou com um cachorro. Vamos considerar com mais detalhes os recursos externos do carneiro francês.
Aparência | Funcionalidades |
Cor | O mais diversificado. A lã pode ser lisa (preto, branco, cinza, chocolate, opala, chinchila, lilás, azul, gelado, esfumaçado, dourado e outras tonalidades) ou combinada (uma combinação de duas ou três dessas cores). |
Torso | Tem uma forma alongada grande, em comprimento atinge uma média de 60-70 cm. |
Cabeça | Grande, com uma testa inclinada e bochechas inchadas e pesadas. O focinho é bastante largo, tem uma forma arredondada, os ossos da testa estão claramente salientes. Coloque alto. Os cabelos são muito mais curtos que no resto do corpo. |
Olhos | Pode ser azul ou vermelho, grande. |
Os ouvidos | Pendure, pode pendurar 4 cm abaixo do queixo. Comprimento - 20–40 cm, largura - 15 cm. Não enrolar. Eles não têm dobras. |
Bigode | Eles têm um comprimento médio. A forma é dobrada, pendure. |
Neck | Ampla e curta. |
Patas | As frontais são curtas, as traseiras são longas, bastante maciças. |
Cauda | Curto, firme ao corpo. |
Garras | Eles crescem muito, precisam ser aparados. |
Importante! Coelhos desta raça nascem com orelhas que grudam ou para os lados. Essa situação pode persistir por cerca de seis semanas.
Caráter animal
O carneiro francês tem um caráter amigável e calmo, tornando-o o animal de estimação perfeito. Facilmente se dá bem com outros animais de estimação e se apega à pessoa. Precisa de jogos e comunicação. Mas não esqueça que o coelho é mais noturno e à tarde ele não é tão ativo.
Devido ao formato de seus ouvidos, ele é fracamente suscetível a sons altos, portanto sua resistência ao estresse é uma ordem de magnitude superior à dos seus parentes. Mas, para não assustar o animal, não é recomendável levantar o coelho nos braços (especialmente para crianças). Como o animal é vítima da cadeia alimentar, essas ações podem ser percebidas como um ataque e manifestar agressão. E, graças ao seu peso, pode ferir facilmente uma pessoa com as patas traseiras.
Mas, ainda assim, o carneiro francês é um animal com um intelecto desenvolvido, o que facilita o treinamento e o amor por jogos ativos. E graças ao seu amor por carinho e ternura, ele é capaz de substituir um gato.
Qualidades produtivas
Uma grande quantidade de carne dietética de alta qualidade é obtida do carneiro francês. Se levarmos em conta o fato de que os representantes desta raça crescem rapidamente e atingem tamanhos impressionantes para coelhos, sua produtividade de carne pode ser considerada bastante alta (cerca de 60%). A carne do animal tem um sabor delicado.Além disso, as peles desses roedores são muito populares, portanto vale a pena processar cuidadosamente a carcaça para não danificar o pêlo.
Representantes da raça também são valorizados na criação decorativa de coelhos. Devido à sua aparência atraente e natureza complacente, eles rapidamente conquistam o favor das pessoas, especialmente crianças, e se tornam seus animais de estimação favoritos.
Importante! A característica fisiológica de qualquer tipo de coelho é a presença de cinco dedos nas patas dianteiras e quatro nas traseiras.
Prós e contras
Gigantes de orelhas caídas têm vantagens sobre outros representantes de sua espécie, mas não deixam de ter desvantagens.
- As vantagens incluem:
- alta produtividade de carne. Os roedores podem ser mortos aos três meses de idade;
- peles valiosas de cores diferentes;
- aparência original e incomum;
- natureza tranquila e pacífica, na qual não há resistência à agressão e ao estresse;
- ilegibilidade em alimentos.
- Os contras são:
- imunidade muito fraca;
- baixa fecundidade e, consequentemente, reprodução da prole;
- o tamanho grande do animal é apreciado na produtividade da carne, mas não na reprodução: devido ao grande peso do instinto sexual dos coelhos é reduzido;
- Para manter esses animais de estimação, você precisa de um espaço grande. Além disso, eles gostam muito de calor;
- a necessidade de garantir que o gigante peludo não coma demais, já que os orelhudos são propensos à gula, principalmente aos coelhos.
Regras para escolher uma raça
Ao escolher animais de estimação, recomendamos que você preste atenção aos seguintes parâmetros:
- Torso: até 70 cm, alongado, agachado. Com uma garupa redonda e bem desenvolvida e um esterno ligeiramente oco.
- Peso: até 5 kg.
- Cabeça: grande, com testa larga, nariz caído e corcunda e bochechas salientes. Parece um cordeiro.
- Orelhas: de 45 a 60 cm, pendure livremente nas laterais da cabeça, 4 cm e abaixo da linha do queixo, sem rugas e torções. Largura - 10-17 cm.
- Cor: liso (azul, branco, preto, cinza), chinchila, com bronzeado, manchado, branco com manchas, etc.
- Pernas: curto e forte
- Pele: até 3 cm, macio e suave
Você sabe Ovelhas francesas têm uma audição pouco desenvolvida. Os criadores atribuem isso ao fato de que os ouvidos não estão adequadamente desenvolvidos.
Características de cuidados e manutenção
Para criar coelhos saudáveis e fortes com orelhas de orelhas, é necessário fornecer a eles todas as condições necessárias para manutenção e cuidados.
Requisitos de quarto
A pena que o dono do coelho dobra deve preparar para a residência de seu animal de estimação é uma gaiola espaçosa. Os coelhos crescem rapidamente e, para a vida normal, precisam receber espaço livre. A criação de coelhos experientes recomenda a preparação de uma gaiola de 100 cm de comprimento, 90 cm de largura e 70 cm de altura.Coelhos são muito sensíveis à umidade. A "média de ouro" da umidade do ar na qual a dobra ficará boa é de 55 a 75%. O limite mínimo é de 30% e o máximo é de 80% (desde que a temperatura do ar seja +16 ºC).
Quanto à temperatura ideal do ar para as ovelhas francesas, ela deve ser mantida a +18 ºC. No inverno, os números podem ser um pouco mais baixos: se você fornecer o animal de estimação com os cuidados necessários, ele poderá se adaptar a uma temperatura de +8 ºC, mas é melhor não arriscar, porque esta raça adora calor.
Importante! Coelhos devem ser protegidos de correntes de ar.
Para que o corpo do gigante peludo funcione corretamente, vale a pena cuidar da iluminação do coelho. A luz solar "carrega" o corpo com energia, devido à qual o animal se torna ativo, e também ajuda a aumentar sua condição sanitária e higiênica.
Mas é importante não exagerar: a luz solar direta no verão pode prejudicar o coelho, o que afetará não apenas sua aparência (desbotamento e deterioração do pêlo), mas também em condições gerais (o superaquecimento tornará o animal letárgico).
Aconselhamo-lo a descobrir
Para que seu aluno possa comer e beber normalmente, coelhos e alimentadores devem ser instalados no coelho. A regra principal é que eles devem ser metálicos ou cerâmicos, já que o coelho pode mordiscar facilmente recipientes feitos de outro material. Eles também devem ser bem pesados, para que seu animal de estimação de orelhas compridas não possa derrubá-los ou desalojá-los.
Eles devem ser instalados de forma que as orelhas de coelho penduradas não caiam durante a refeição ou a bebida, ou seja, devem ser penduradas em recipientes. É importante monitorar a limpeza de bebedores e alimentadores diariamente. Verifique se não há elementos pontiagudos e salientes na gaiola que seu animal de estimação possa machucar.
Importante! No inverno, as gaiolas com orelhas devem ser movidas para uma sala quente, pois podem congelar facilmente as orelhas tocando-as em um piso frio.
Ração de alimentação
O bom apetite de um animal de orelhas caídas nem sempre é o seu ponto positivo: o animal não conhece limites, pode mastigar algo constantemente. Portanto, a tarefa do proprietário é monitorar a dieta de seu animal de estimação e protegê-lo de comer demais. Portanto, é recomendável alimentar esses gigantes não mais que 3 vezes ao dia.
Sua dieta deve consistir em:
- Grama seca (se for verão lá fora). Uma ótima opção são as folhas e caules de dentes de leão, urtigas, banana, yarrow. No inverno, a grama é substituída pelo feno, cujos estoques devem ser feitos no verão.
- Legumes - melões, raízes (cenouras, beterrabas), repolho.
- Cereais. Recomenda-se alimentar com aveia, trigo.
- Fruta. Coelhos gostam de se deliciar com maçãs, peras, bananas.
- Feed.
Importante! É estritamente proibido adicionar feijão, ruibarbo, tomate à dieta do coelho.
Certifique-se de fornecer água limpa ao seu animal de estimação, troque-o diariamente. Você não pode beber água fria de ovelha francesa, deve estar bem quente.
Para manter a imunidade e a saúde do corpo de animais peludos, recomenda-se alimentá-los com suplementos vitamínicos e minerais (ferro, cobre, manganês, iodo, cobalto, zinco). Você pode escolher independentemente uma dieta a partir de produtos ricos nesses oligoelementos ou usar pré-misturas, nas quais os veterinários escolheram tudo para você.
Por exemplo, adicione a pré-mistura Ushastik à comida do seu animal de estimação, que, além dos oligoelementos mencionados, é rica em vitaminas A, E, B2, B12, D3. No inverno, quando o corpo de orelhas grandes precisa de apoio, é recomendável colocar giz, sal iodado no alimentador ou gaiola.
Vídeo: pré-mistura ushastic
Cuidado e higiene
As vantagens desta raça incluem o fato de seus representantes não exigirem cuidados e higiene especiais. O principal é limpar as células a tempo (1-2 vezes por semana) e desinfetá-las (1 vez por mês). Como desinfetantes, são utilizados alvejante (solução a 10%), cal (solução a 20%), refrigerante (solução a 10%), ácido carbólico (solução a 35%).
No que diz respeito à higiene, vários pontos devem ser levados em consideração:
- Os ouvidos. Eles devem ser limpos completa e regularmente de contaminantes. Ferramenta de limpeza - protetores auriculares de algodão. Ao limpar as orelhas de coelho, não empurre o cotonete com muita força: você pode danificar o tímpano.
- Lã. Deve ser cuidadosamente penteado para fora da tundra.
- Garras. Aparar a cada 4-5 meses.
- Vacinação. Vacine seus alunos contra mixomatose e outras doenças.
Importante! Não é recomendado tomar banho.
Coelhos reprodutores e okrol
Para obter filhotes saudáveis de suas ovelhas francesas, você precisa se familiarizar cuidadosamente com as características de sua criação e esgrima.
Vídeo: rabbit okrol
Princípios de seleção para reprodução
Para criação, você precisa selecionar os melhores representantes da raça. Cor - ao seu gosto. O principal é que o animal é saudável e ativo. Coelhos obesos não funcionam.
A fêmea, escolhida para continuar o gênero, precisa ser acomodada em uma gaiola separada e levemente preparada para a futura maternidade. Para fazer isso, ela escolhe a dieta nutritiva correta.
Okrol e cuidados com o crescimento jovem
A idade ideal dos coelhos para o primeiro acasalamento é de seis meses, e o momento mais favorável para o okroli é a primavera, aproximadamente abril, ou seja, o acasalamento deve ser realizado em março. O período de gestação dos coelhos é de 30 a 32 dias.A gravidez do coelho prossegue, por via de regra, sem complicações. As fêmeas de orelhas caídas são excelentes mães; elas não abandonam seus filhotes e cuidam deles. Os cuidados necessários nas primeiras semanas de vida aos coelhos são fornecidos pela fêmea.
O acasalamento é recomendado 2-3 vezes ao ano. A primeira rodada é sem complicações, o coelho não precisará de ajuda humana. Mas o seguinte será mais difícil, portanto o proprietário precisa estar alerta. Todos os anos, o parto será complicado, devido às características fisiológicas da raça. A esse respeito, vale lembrar que não vale a pena acasalar fêmeas de três anos de idade, pois elas provavelmente não poderão dar à luz e poderão morrer durante a ronda.Importante! Em média, para um coelhinho leva de 4 a 7 coelhos, raramente - 9. Nesse caso, o coelho pode recusar crianças "extras". Para que todos os coelhos sobrevivam, coelhos experientes recomendam o acasalamento simultâneo de várias fêmeas, que, se necessário, serão capazes de atirar os coelhos após o arredondamento.
Coelhos de bebê alimentação
Nos primórdios da vida, os coelhos alimentam exclusivamente o coelho. Eles comem leite uma ou duas vezes por dia. Coelhos de duas semanas começam a engatinhar ativamente, estudam tudo ao redor e até experimentam a comida que sua mãe alimenta. No 28º dia, os coelhos podem ser excomungados da mãe sucral (ou seja, você pode transferi-los completamente para uma nova dieta) ou podem morar com ela até os 3 meses de idade.Inicialmente, a ração peluda consiste em ração fresca e granular. Você também pode cozinhá-los em casa. Para isso, você precisa de feno, legumes, grãos, batatas cozidas, cenouras, ao contrário. Ou seja, porções devem ser complexas.
Importante! Você não pode alimentar os coelhos com grama molhada, isso pode levar a indigestão, diarréia.
Vacinação
Como os carneiros franceses são propensos a doenças (infecciosas, hemorrágicas, mixomatose), os veterinários recomendam que os coelhos vacinem sistematicamente seus animais de estimação. Você deve ser vacinado para evitar mixomatose. A primeira vacinação é recomendada quando o peso do coelho é de meio quilo. Isso tem aproximadamente 45 dias. Antes de ser vacinado, você precisa executar a prevenção contra vermes.Como você pode ver, para se tornar o dono de um animal de estimação fofo - um coelho de orelhas caídas, você precisa se familiarizar cuidadosamente com as características do cuidado e manutenção desse belo homem. Com a organização correta das condições de vida, o animal agradecerá não apenas por sua beleza externa e caráter complacente, mas também pela deliciosa carne tenra.