Os cogumelos mais comuns e populares são os champignon. Eles são usados em cosmetologia, culinária e medicina tradicional. A demanda por esses cogumelos é sempre alta; muitos agricultores tentam cultivar suas casas como empresa. Não é tão difícil quanto pode parecer. Basta seguir as regras básicas.
Champignons
Os cogumelos Champignon são caracterizados por um chapéu bastante grande (de 5 a 18 cm), que possui um tom branco ou marrom claro. A forma se assemelha a um hemisfério. Com a idade, o chapéu adquire uma estrutura aberta. Na maioria das vezes a superfície é lisa. Somente em alguns casos, ele pode consistir em pequenas escalas.A perna do cogumelo comestível é alta, até 11 cm, e a sombra é a mesma dos chapéus. A perna é plana e se expande levemente na base. No meio é um amplo anel de cor branca. As placas do corpo frutífero, em tenra idade, são brancas ou rosa. Com o tempo, eles se tornam marrons.
A polpa é caracterizada por uma tonalidade branca. Se estiver quebrado, mudará de cor para rosa. Isto é devido ao fato de que o ar afeta a carne. O cogumelo cresce de maio a outubro. O crescimento é realizado em solos férteis, onde uma grande quantidade de esterco e húmus. Em alguns casos, pode romper o asfalto.
A tecnologia do cultivo de champignon em casa
Se considerarmos a tecnologia de cultivo de champignon em casa, ela consiste no seguinte:
- sementes de cogumelos são plantadas em solo já preparado;
- o pouso é realizado a uma temperatura ideal de + 22 ° C a + 24 ° C;
- a sala não deve estar quente ou abafada. Os cogumelos não toleram tais condições e morrem;
- a tecnologia de plantio deve estar correta para o micélio se enraizar;
- todos os procedimentos devem ser realizados passo a passo. Se tudo for feito corretamente, mesmo um iniciante poderá cultivar champignon;
- quando os primeiros corpos frutíferos aparecerem, a rega deve ser reduzida para que as raízes não apodreçam.
Como cultivar champignon na cave, adega, garagem
Se você deseja cultivar champignon na cave, adega ou garagem, precisa conhecer os principais estágios de preparação desse processo. Observe a qualidade do material de plantio, o substrato e as condições em que os cogumelos crescerão.
Importante! Os champignons percebem negativamente as altas temperaturas. Portanto, não é aconselhável plantá-las em campo aberto perto de uma casa particular.
O processo de cultivo desse produto é influenciado por um grande número de fatores, que serão discutidos abaixo. Ao colher, tenha cuidado para não danificá-lo.
Iluminação e ventilação
Para o agricultor, pode ser uma condição muito favorável que os cogumelos se desenvolvam em completa escuridão. É permitido acender a luz apenas no processo de realização de trabalhos de manutenção ou coleta de produtos. Os desembarques também devem ser protegidos da luz solar direta. Se você plantar cogumelos perto das janelas, é melhor escurecê-los ou pendurar cortinas densas.
Para cultivar champignon em casa, é importante fornecer um fluxo constante de ar fresco. Se a ventilação for ruim, os corpos de frutificação não aumentarão bem, mostrarão sinais de doenças e bactérias e pragas se desenvolverão no composto. Quando os cogumelos crescem, eles emitem uma enorme quantidade de dióxido de carbono. Se o oxigênio não entrar na sala, as pernas dos corpos frutíferos começarão a se deformar e esticar.Para cada abertura de ventilação, devem ser colocadas redes de proteção especiais. Eles protegerão os plantios da invasão de insetos. Além disso, essa medida protegerá os cogumelos dos rascunhos, que são muito prejudiciais para eles. Quanto maior o volume de desembarques, melhor o fornecimento de ar.
Você sabe Cogumelos contêm uma alta concentração de arginina. Esta substância permite restaurar a memória e melhorar a atividade cerebral.
É o seguinte:
- Um pequeno ventilador deve ser instalado acima de cada gaveta.
- Forme sistemas de purificação do ar.
- Instale aparelhos que filtrem o ar.
Vídeo: sistema de ventilação adequado na sala de cogumelos
Temperatura e umidade
Apesar de a tecnologia de cultivo envolver o uso de várias condições de temperatura, o nível de umidade da sala deve ser constante - pelo menos 65%. O substrato deve ser regado em grandes quantidades. Tudo bem se, neste caso, o nível de umidade atingir 90%.
Observam-se altos rendimentos se você ajustar a temperatura ambiente, dependendo da fase de desenvolvimento. Quando o micélio amadurece, a sala não deve exceder + 25 ° C. Na fase de desenvolvimento do corpo do fungo - aproximadamente + 15 ° C. Se você não puder ajustar constantemente a temperatura na sala, poderá deixá-la constante - de + 16 ° C a + 21 ° C.
Pré-esterilização
Como os cogumelos são cultivados em alta umidade, há sempre o risco de desenvolver infecções e fungos por fungos. Isso afeta negativamente a qualidade e a quantidade da colheita, portanto, você deve sempre esterilizar a sala. O pré-tratamento consiste na lavagem das paredes, tetos e pisos com uma solução de sulfato de cobre (2 kg de cal, 100 g de sulfato de cobre e 10 l de água).
Esterilização adicional consiste em várias opções de tratamento:
- solução alvejante (400 g do medicamento por 10 l de água);
- formalina (40 g por 10 litros de água). Para distribuir uniformemente a solução, use uma pistola ou uma pistola;
- fumaça sulfúrica, que fumiga as superfícies usando um verificador especial.
Importante! Tente realizar todos os tipos de processamento em roupas de proteção especiais (máscara, respirador, luvas, calças compridas e mangas na jaqueta). Isso impedirá a entrada de substâncias nocivas na pele ou na membrana mucosa.
Alocação, zoneamento
Se você cultiva cogumelos em casa, isso acontece em várias etapas: incubação e destilação do corpo. Portanto, se você tiver um grande porão ou garagem, divida a sala em várias seções. Em uma das zonas, o micélio se desenvolverá. Nesse caso, o regime de temperatura deve ser de + 21 ° C a + 26 ° C.
Na segunda seção, haverá caixas nas quais os corpos de frutas estão localizados. A temperatura nesta parte não deve ser superior a + 18 ° C. Várias seções em uma sala fornecem a colheita o ano todo. É o suficiente para transferir capacidades de uma zona para outra.
Preparação de substrato, composto
Se você preparar adequadamente o substrato para a destilação dos corpos de frutificação, será metade da batalha para uma colheita bem-sucedida. Nos casos em que não for possível cuidar independentemente da formação de composto de alta qualidade, compre-o de um vendedor confiável em uma loja agrícola.
Todo o trabalho é realizado em espaço aberto. Isso se deve ao fato de que durante a preparação do composto é necessária uma alta temperatura do ar. Além disso, a composição fértil emitirá gases nocivos, que são acompanhados por um odor desagradável.
Você sabe O nome "champignon" vem do idioma francês. Esta palavra é traduzida como "cogumelo".
As formulações de cogumelos de melhor qualidade são baseadas em esterco de cavalo. Se você pensou em usar outras opções orgânicas, deve saber que elas reduzem o rendimento em 30%. Além disso, é necessária palha de cereal. A quantidade de resíduos de plantas em relação ao esterco deve ser de 1: 3.
Para cada 100 kg de composto, adicione os seguintes aditivos:
- uréia - 3 kg;
- superfosfato - 3 kg;
- giz - 5 kg;
- gesso - 5 kg.
Primeiro, a palha deve ser encharcada por vários dias. Depois disso, suas camadas se alternam com as de estrume. Quando a mistura estiver formada, deixe-a por um mês para queimar ao sol. Como resultado de tais manipulações, é obtido composto de alta qualidade.
Mexa a mistura semanalmente com um garfo. Assim que o cheiro de amônia desaparece, a temperatura do marcador diminui e o húmus se torna uniforme, o composto está pronto para uso. Depois disso, é necessário pasteurizar o substrato a uma temperatura de + 70 ° C. Isso destruirá todas as bactérias e vírus contidos nele.
Vídeo: compostagem
Espaços em branco de desembarque
O micélio é vendido em vários tipos:
- Compostagem. 500 g por 1 m² O prazo de validade do material de compostagem é de 1 ano se a temperatura ambiente for de 0 ° C.
- Grão. É caracterizada por uma colheita melhor e mais estável. Você pode guardá-lo na geladeira por no máximo seis meses. Para 1 m², use no máximo 350 g.
Quando o composto estiver pronto, ele deve ser disposto em camadas de 30 cm em prateleiras, caixas ou em formas. O micélio deve ser distribuído uniformemente por toda a área do composto. É melhor executar o procedimento de pouso a uma temperatura de + 20 ° C a + 27 ° C. Se você exceder ou reduzir esses indicadores, o material de plantio poderá morrer. Ao usar o micélio de grãos, semeie-o sobre o composto e cubra-o com outra camada de solo nutriente.
Sua altura ideal é de 5 cm. O micélio de compostagem é quebrado primeiro em pequenos pedaços e aprofundado na mistura do solo em 4-5 cm. A distância entre essas áreas não deve ser inferior a 20 cm. Para garantir um nível de umidade confortável, é necessário pulverizar o composto com água morna e cobrir recipientes com papel molhado.
Cuidado com cogumelos
Como o composto é necessário para a cultura apenas no início, em 2-3 semanas você precisa começar a adicionar solo fértil. Turfa ou solo argiloso é melhor utilizado. A rega deve ser realizada todos os dias com água morna e sedimentada.Para impedir o desenvolvimento de microrganismos nocivos, as superfícies são tratadas com ozônio gasoso. Também ajuda a aumentar a vida útil dos produtos amadurecidos. Se todos os procedimentos forem executados corretamente, depois de 90 dias após a preparação do composto, você poderá iniciar a colheita.
Colheita
A colheita é necessária no momento em que um filme se forma na parte inferior do chapéu. Deve cobrir completamente a placa marrom. Para o cultivo em casa, não corte os corpos das frutas, mas role-os um pouco e tire-os do solo.
Depois disso, um pequeno buraco é formado. Despeje uma pequena quantidade de substrato nele para continuar frutificando. Não se esqueça de remover os restos de cogumelos rasgados da superfície. Caso contrário, provocará doenças e atrairá parasitas.
Como guardar até a venda
A vida útil dos cogumelos frescos é muito pequena. Portanto, é necessário concordar com os fornecimentos com antecedência para que o comprador receba produtos de qualidade. Se você armazenar corpos de frutas em um filme, a carne se deteriorará.Se armazenados abertos, os cogumelos secam. Se você deseja aumentar o prazo de validade para no máximo 5 dias, é necessário embalar os corpos das frutas em sacos de papel e colocar no fundo da geladeira.
As variedades mais rentáveis de champignon
Graças à seleção desenvolvida, um grande número de variedades diferentes de champignon é entregue ao mercado.
Os mais rentáveis deles:
- Hauser A15. Este é um jovem híbrido que se caracteriza por altos rendimentos. Na maioria das vezes, é cultivada na América e na Europa. O chapéu do corpo frutífero é bastante grande (até 15 cm) e a polpa é densa. Não se formam flocos na superfície. A principal vantagem é que pode crescer em todos os tipos de composto.
- Somicel 512. Estirpes desta espécie são mais frequentemente encontradas na Europa. Esta variedade é caracterizada por frutificação estável e várias ondas de colheita. Os corpos frutíferos dessa espécie não são grandes, mas, apesar disso, são muito procurados pelos agricultores.
- Sylvan 130. O híbrido, produzido na América, é adequado para plantar em todos os tipos de substrato. Com base na descrição, essa variedade é caracterizada por germinação rápida e alto rendimento. Ideal para conservação.
Então, agora você sabe que é bem possível cultivar champignon. O agricultor só precisa seguir o procedimento para preparar o local, o substrato e comprar material de plantio de alta qualidade. Se você seguir todas as condições na sala onde os cogumelos crescem, a colheita será de alta qualidade e abundante.