Um gramado bonito e verde é o sonho de quase todos os proprietários. Um gramado bem cuidado é a marca registrada de qualquer casa, mas com o tempo as ervas daninhas podem aparecer nele, o que estragará a imagem geral. Leia sobre como se livrar da vegetação indesejada no gramado e quais métodos usar para isso.
Causas de crescimento de ervas daninhas no gramado
Cedo ou tarde, as plantações começarão a crescer em qualquer área, o que se tornará um obstáculo ao desenvolvimento do gramado. O surgimento de ervas daninhas é um processo natural, porque suas sementes podem estar nas camadas superiores do solo ou mais profundas e, ao cavar, elas brotam junto com outras plantações.
Além disso, as sementes de algumas plantas, como o dente de leão, espalham-se na direção do vento. Portanto, sua aparência pode ser observada todos os anos.
Como lidar com ervas daninhas
Uma variedade de ervas daninhas pode aparecer no gramado, que diferem na aparência, tipo de estrutura e presença de flores. Mas todas essas plantas estão unidas por um fato de que elas interferem no desenvolvimento das plantas cultivadas. Portanto, todo jardineiro precisa conhecer pelo menos os tipos mais comuns de ervas daninhas e removê-las a tempo.
Importante! A erva daninha no local pode não apenas estragar a aparência da paisagem, mas também deslocar completamente as espécies de plantas cultivadas, porque é mais resistente e consome todos os nutrientes que entram no solo.
As culturas que entopem o gramado podem ser:
- perene, vivendo mais de 2 anos;
- anuais, seu ciclo de desenvolvimento é de 1 ano;
- parasita.
Dente-de-leão - planta herbácea perene cujas sementes se espalham ao vento. É mais frequentemente encontrada em gramados com pouso raro. O controle dessa erva daninha pode ser mecânico ou químico, dependendo do grau de perigo para as plantações culturais.
Tanchagemtambém se aplica às plantas perenes, pois se espalha rapidamente em solos compactados. Para se livrar dessa planta, é necessário saturar o solo com oxigênio e torná-lo menos denso, para o qual é feito um trabalho para furar o solo com um forcado e fazer areia.
Confira
Mary pode ser uma planta anual ou perene que tenha boa resistência ao gelo e se espalhe rapidamente. Sua altura pode atingir até 1,5 m.
Para superar essa erva, você deve desenterrá-la com a raiz antes do período de floração.
Dodger refere-se ao gênero de plantas parasitas que não possuem sistema radicular e folhas, é ligado à cultura e suga nutrientes. Como regra, essa erva é removida junto com as culturas afetadas.
Botões de ouro e líquenes pode aparecer em solos com excesso de umidade. Para combater essas plantas, enriquecer o solo com oxigênio e reduzir a quantidade de irrigação do gramado.
Produtos químicos
O tratamento químico é realizado se a remoção manual da grama de ervas daninhas não for eficaz e houver uma ameaça de remoção completa das plantas cultivadas do gramado. A chamada remoção de ervas daninhas com herbicidas ajudará contra a vegetação indesejável no jardim.
Envolve o uso de produtos químicos contínuos ou seletivos.
Para executar uma ação para eliminar ervas daninhas, é necessário seguir rigorosamente as instruções do medicamento e observar as precauções de segurança ao trabalhar com substâncias perigosas.
Recomendações gerais para o uso de herbicidas no local:
- Prepare um macacão para a pessoa que irá processar: luvas, calças e uma jaqueta de material grosso, um respirador.
- Dilua a solução química de acordo com as instruções em anexo e despeje-a no pulverizador.
- Pulverize a preparação preparada no gramado.
É melhor tratar a área com herbicidas nas primeiras horas da manhã, naqueles dias em que o tempo está calmo e seco.
Importante! Ao trabalhar com produtos químicos, deve-se evitar a ingestão de alimentos imediatamente no momento do processamento, e é estritamente proibido fumar, devido à possibilidade de ignição.
Métodos populares
Métodos alternativos para combater a vegetação indesejada no local são muito eficazes e ecológicos para humanos e animais. As ervas daninhas podem ser removidas com álcalis e ácido. Para fazer isso, prepare soluções de: vinagre, refrigerante ou sabão.
Receitas para remédios de ervas daninhas:
- Misture 9% de vinagre e água na proporção de 1: 1. Adicione 30 g de ácido cítrico e 30 g de álcool etílico à solução resultante.
- Dissolva 1,5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 50 g de sabão ralado em 2 l de água.
- Misture 1 litro de vinagre a 20% com 150 g de sal e 20 g de sabão.
Cada uma das receitas acima deve ser usada localmente, ou seja, é aplicada exclusivamente às plantas que entopem o gramado.
Medidas de controle agrotécnico
Você pode lidar com a vegetação indesejada no gramado sem recorrer ao uso de pesticidas e álcalis. À medida que as ervas daninhas crescem, elas imediatamente arrancam as mãos para que nenhum rizoma seja deixado no solo. Além disso, a remoção frequente de plantas cultivadas é eficaz, durante a qual todas as culturas silvestres são removidas.
Você sabe O maior gramado fica na Austrália, está localizado em torno de Canberra. O gramado é cuidadosamente monitorado por dezenas de funcionários que alteram diariamente o regime de irrigação, dependendo da secura e temperatura do ar.
Para remover a erva daninha, é necessário dividir a roçada no local. Após 2 procedimentos, o número de plantas silvestres diminuirá. Para impedir a redistribuição de ervas daninhas, você não deve apenas limpar o território reservado ao gramado, mas também as áreas adjacentes a ele. Tais manipulações evitarão a propagação de sementes ao vento.
Controle de ervas daninhas com herbicidas
Herbicidas são pesticidas usados para controlar a vegetação indesejada.
Pela natureza da ação, eles podem afetar:
- sólido - destruição completa de toda a vegetação;
- seletiva - danifica apenas as plantas daninhas.
Ação seletiva
Os herbicidas seletivos são usados para controlar as plantas daninhas perenes e anuais que estragam a aparência do gramado. O uso deste tipo de droga é seguro para humanos e animais. Os herbicidas seletivos não perdem sua eficácia, mesmo que chova após o uso. Vale ressaltar que, tendo absorvido esses produtos químicos no solo, eles não prejudicam as plantas circundantes.
Herbicidas seletivos:
- Targa Super é um agente químico seletivo, leva a uma violação da síntese de ácidos graxos, como resultado da qual a cultura perece. É utilizado numa quantidade de 10 ml por 10 m².
- Gezagard herbicida seletivo usado em uma quantidade de 20 ml por 10 m².
Ação contínua
Ao usar esses tipos de produtos químicos, você deve ser extremamente cuidadoso, pois eles podem destruir não apenas a vegetação indesejada, mas também queimar todo o gramado. Portanto, ao usá-las, você deve ler atentamente as instruções e aplicar a solução apenas nas culturas que precisam ser destruídas.
Você sabe O gramado localizado no local é uma zona de relaxamento, porque a sombra verde dá a você a oportunidade de relaxar para os olhos e tem um efeito calmante no sistema nervoso.
Esses tipos de herbicidas incluem:
- "Glifovit" - um produto químico contínuo para a destruição de plantas perenes e anuais. O medicamento é mais eficaz quando usado no período antes da floração das ervas daninhas. A ferramenta é usada em uma quantidade de 10 ml por 10 m².
- Datonite Gold - o mecanismo de ação é bloquear os processos de crescimento das células da cultura, o que leva a uma desaceleração e a uma completa interrupção do desenvolvimento das ervas daninhas. A taxa de uso do medicamento é de 60 ml por 10 m² de área.
O problema da aparência de vegetação indesejada no gramado é facilmente resolvido se você lidar com isso a tempo. Nos estágios iniciais da germinação de ervas daninhas, você pode usar o método manual de controle e simplesmente arrancar a colheita do solo; em casos mais avançados, use produtos químicos seletivos e contínuos.