Construir um mirante de pedra capital em uma trama pessoal pode ser uma experiência interessante e útil que aumentará o valor da propriedade da casa. Para a construção dessa estrutura, você pode usar vários tipos de pedra natural. Para que o proprietário use confortavelmente o pavilhão de verão por muitos anos, é aconselhável realizar um planejamento preliminar completo: determinar o local, fazer um desenho ou usar o acabado, além de escolher o material de construção.
Os benefícios de um gazebo de pedra
O gazebo de pedra é uma estrutura de jardim muito forte e durável. Materiais populares para essas estruturas são tijolo, entulho, granito, mármore. A eles são adicionados elementos de madeira levados para decoração. Uma estrutura tão pesada exige uma base sobre a qual será construída. Todos os elementos são conectados por argamassa de cimento, e as juntas naturais dão ao edifício uma aparência interessante.
As paredes e colunas de pedra ou tijolo são uma estrutura muito forte e ligeiramente destrutível. Esse material não precisa ser impregnado, como a madeira, não requer proteção contra chuva, sol, geadas ou pragas. Porém, se houver elementos de madeira no gazebo, eles deverão ser protegidos de maneira confiável da umidade, umidade e besouros de madeira.Você sabe Mesmo antes da invenção da queima de tijolos, a maioria dos edifícios medievais, de casas pequenas a castelos espaçosos e altos de cavaleiros, eram construídos com pedras naturais quebradas. Na maioria das vezes, o material foi entregue ao local da construção de longe, uma vez que as pedreiras estavam localizadas nas montanhas.
A estrutura de pedra permite que você construa um forno com uma grade dentro. Nesse caso, é importante lembrar a necessidade de projetar uma chaminé.
O design da estrutura descrita também inclui o piso. Embora sua instalação não seja obrigatória, vale a pena considerar as difíceis condições de uso da sala e, principalmente, o clima chuvoso e lamacento e a umidade da terra. A presença de revestimento no chão protegerá os móveis de jardim de danos, e o proprietário evitará surpresas desagradáveis na forma de poças durante chuvas fortes.
Ao tomar uma decisão específica, deve-se levar em consideração a natureza e o custo da construção, a decoração de todo o jardim, bem como a localização do terreno (qualidade do solo, luz solar, umidade). Vale a pena avaliar, entre outras coisas, o tipo de piso. Você pode escolher chapas de aglomerado ou tábuas de madeira, pavimentação, pedra, betonilha, lajes de concreto, tijolo e até cascalho.Você sabe O calcário é um bom material de construção, poroso e fácil de cortar. Há muito tempo é extraído diretamente nos assentamentos, razão pela qual em muitas cidades antigas muitos quilômetros de passagens subterrâneas (catacumbas) foram formadas.
Tipos de material
Pedra refere-se a um dos materiais básicos usados desde os tempos antigos na construção. Pode ter uma forma diferente, dependendo do tipo, quase sempre caracterizada por alta resistência. Mas nem sempre é fácil trabalhar com isso. É frequentemente usado para a construção de paredes, bem como na forma de pavimentadoras, chapas, bordas. A escolha da variedade dependerá da aplicação específica.
Granito e mármore
Ambos os materiais são rochas duras e podem ser utilizados com sucesso na construção do pavilhão de verão. É aconselhável comprar uma fração não muito grande da pedra - é mais fácil trabalhar com ela. Peças de mármore ou granito, com um tamanho de 15 a 30 cm, são mais convenientes para a montagem de uma parede, pois a folga com um diâmetro inferior a 10 a 15 cm é considerada um tipo de cascalho, geralmente coberto por caminhos.
Entulho e pedregulho
Um estande geralmente é cortado em pequenas frações e usado na construção. Suas vantagens incluem resistência a temperaturas congelantes e resistência à água. Esta pedra bastante áspera é mais frequentemente usada para a construção de edifícios "antigos". Dela havia paredes, fogões e lareiras nos gazebos.
Você sabe Pérgulas começaram a ser montadas em jardins de repouso no Egito antigo, principalmente entre membros da família de governantes. Confirmação disso é a imagem de afrescos que datam de 1400 aC. e., em túmulos, nos quais há um plano da casa, um esquema do território pessoal junto com um mirante.
Como regra, os pedregulhos são pedras muito pesadas e grandes, pesando mais de 10 a 15 kg. Eles têm uma forma arredondada e não são ruins para paredes dobráveis, mas não são muito adequados para a construção de colunas. O trabalho com esse material é prejudicado no sentido de que quanto mais alto o nível de alvenaria do pavilhão, mais difícil é para um pedreiro depor cada novo fragmento devido à dificuldade de elevação.
Pedra artificial
A indústria moderna produz pedra artificial. Este é um material interessante criado a partir de polímeros e compósitos e imitando variedades de rochas naturais. É ótimo para instalações externas, pois parece bom, não tem medo de umidade e mudanças repentinas de temperatura. Por um lado, é muito difícil distinguir um edifício de um feito de pedra natural.
Escolhendo um local para o gazebo e seu desenho
Antes de tudo, o mestre precisa determinar a localização futura do edifício. O site deve ser cuidadosamente avaliado para garantir que atenda às necessidades dos proprietários do site.
Requisitos de localização do mandril:
- Os melhores locais para estruturas externas são planos, o que é muito importante para a estabilidade e a drenagem. Você não deve construir uma nova estrutura nas planícies do pátio, onde a água se acumula após fortes chuvas.
- Evite a construção perto de árvores jovens, que no futuro, quando crescerem, podem interferir na operação das instalações.
- Também é necessária muita atenção à distância que terá que ser superada ao passar pelo pátio ou jardim do pavilhão. Não há necessidade de colocar o edifício em locais desconfortáveis ou próximo a riscos potenciais, como colméias ou tocos que se projetam acima do solo. Eles incentivarão os membros da família ou convidados a abrir o caminho mais curto, por exemplo, através de um canteiro de flores.
- Você também precisa escolher uma área de jardim pessoal que seja compatível com o objetivo geral da estrutura em questão. Para comunicação e entretenimento, é melhor escolher um território localizado no centro da propriedade, para almoçar e tomar um chá ao ar livre - mais perto de casa, para não levar pratos de longe e evitar os inconvenientes associados a isso. Se o objetivo é um paraíso tranquilo para relaxamento e reflexão, recomenda-se dar preferência ao local mais remoto perto da cerca traseira, arbustos ou árvores.
Depois que o proprietário determinar a possível colocação do mirante, você precisará medir o comprimento e a largura da área livre. Isso ajudará a diminuir as opções de escolha de um projeto e a ver como a altura potencial da estrutura afetará outros elementos localizados na residência (luzes, fios, tubulação de ar a gás). Certifique-se de levar em consideração o espaço para as faixas, que serão necessárias para passar livremente das instalações de verão para outras áreas do quintal e jardim.
Importante! O proprietário do território deve aderir a todas as regras da construção da Federação Russa em parcelas pessoais particulares. Deve-se notar que, para um assentamento urbano e urbano (vila, vila), as regras para a construção de estruturas podem variar significativamente.
Desenhos e esquemas prontos de mandris de pedra de várias configurações podem ser facilmente encontrados em domínio público na Internet. A maneira mais fácil é escolher a opção certa, tendo uma compreensão preliminar do tamanho e forma da estrutura desejada.
Processo de construção passo a passo
O trabalho não deve ser iniciado sem preparação prévia. Primeiro, escolha um local onde será construído um mirante de pedra. Em seguida, eles preparam um projeto e planejam que material será usado. Vale a pena comprar tudo o que é necessário para a construção com antecedência, para que você não precise interromper o processo devido à falta de algo.
Materiais e ferramentas necessários:
- pedra, areia, cimento (B-7,5, B-15 e B-20);
- linha de prumo, canto, nível da água;
- espátula e martelo (picareta);
- grande capacidade para misturar cimento, balde;
- placas de cofragem, materiais para aquecimento e impermeabilização;
- reforço de ferro para reforço de concreto;
- ferramenta para costura de juntas;
- Madeira de madeira de 15 cm para vigas e caixilhos, tábuas;
- cobertura de telhado (ardósia, ondulina, ladrilho);
- manchas (impregnação), verniz e tinta para superfícies externas de madeira;
- pincel, rolo para pintura;
- marreta, pá, martelo, chave de fenda, motosserra, pregos, parafusos autorroscantes, cavilhas e parafusos.
Colocação de fundações
O primeiro e muito importante passo será a preparação adequada da fundação. A colocação de um mirante em um terreno instável ou indevidamente isolado pode subsequentemente exigir a demolição de toda a estrutura. A fundação deve ser criada com cuidado, sem perder nenhuma das etapas - graças a isso, o proprietário garantirá que o pavilhão seja colocado em uma plataforma sólida.
Importante! Criar um monólito de concreto armado como base é um trabalho difícil e caro, para que você possa preencher uma base individual na forma de um pilar sob cada suporte. O método envolve cavar pequenos orifícios (50×50 cm), que são reforçados, depois vazados com concreto e, após a secagem, servem como moldura do mirante.
Etapas da criação da fundação:
- Preparação - Primeiro, marcando no chão. Em um dos cantos do edifício, meça o comprimento e a largura e, em seguida, indique os pontos encontrados com pinos de metal ou madeira. Entre eles, puxe uma corda que marcará os limites do edifício. Em seguida, uma vala com profundidade e largura de cerca de 50 cm é escavada em todo o perímetro e, nesse caso, primeiro selecione a camada superior e fértil do solo (húmus) a uma profundidade de 10 a 20 cm e transfira-a para o jardim.
- Cofragem - nas laterais da vala, um quadro de tábuas é montado verticalmente, de modo a repetir os contornos das futuras paredes do mirante. Em seguida, você deve escolher uma camada de solo (cerca de 10 a 12 cm) dentro do perímetro, onde o interior será localizado. No final do trabalho, a construção das botas deve sobressair acima do buraco cavado.
- Primeira fase - a cofragem é derramada com a primeira camada de concreto, deixando cerca de 10 cm para o lado da estrutura a partir das tábuas, e o cimento B-7.5 é usado para fazer a mistura. Depois, espere até a solução endurecer e secar - levará cerca de uma semana.
- Isolamento de fundação - após a secagem, a cofragem é coberta com betume líquido, que protegerá as paredes do gazebo da humidade. Em seguida, coloque uma fina camada de isolamento térmico (material de cobertura).
- Segunda fase - será realizado sobre uma camada de material de cobertura. A solução preenche a cofragem até o topo. A mistura é preparada a partir de cimento grau B-15 ou B-20. Uma malha de reforço é embutida no concreto líquido, devido ao qual o monólito adicional não encolhe ou racha. Essa técnica também aumentará a resistência do concreto. No final do trabalho, a superfície da solução é nivelada com uma espátula, verificando constantemente se ela permanece estritamente horizontal (aplicando um nível de água). A cofragem acabada sobressairá acima da superfície do solo em pelo menos 10 cm.
- Isolação vertical - uma semana depois, quando o concreto está completamente seco, o mestre remove as placas da cofragem e depois lubrifica os lados da plataforma com betume líquido. As reentrâncias remanescentes no solo, nas bordas da cofragem, são cobertas com terra ou areia.
Pilares e parapeito
Em seguida, o mestre da casa ergue a parte aérea do pavilhão do jardim. Dependendo do projeto escolhido, as opções podem ser: pilares, um parapeito entre eles e uma parede traseira sólida ou três planos verticais fechados e uma parte frontal aberta suportada por duas colunas. Você pode construir paredes baixas na forma de um parapeito em torno de todo o perímetro da estrutura. Eles podem ser feitos de pedra, madeira, ardósia, policarbonato celular (transparente ou colorido).
É desejável que as colunas tenham um diâmetro suficientemente largo, o que permita manter um peso considerável do telhado. Se o tipo de mirante envolve a construção de pilares estreitos, é necessário aumentar o número deles - por exemplo, organize não apenas os cantos do pavilhão, mas também o centro entre eles. No plano lateral onde a porta estará localizada, em ambos os lados vale a pena instalar dois desses suportes.
O telhado
Você pode construir uma estrutura de telhado simples de passo único, mas o frontão ou até a barraca parecem muito mais impressionantes. O telhado pode ser feito de ondulina ou telhas metálicas, ardósia, tábuas, palha e cana. As vigas de madeira, das quais a estrutura do telhado é montada, devem ser adequadamente protegidas contra fungos, mofo, pragas e condições climáticas adversas.
Você sabe Há um grande número de variedades de edifícios de jardins de verão, não apenas mandris abertos e fechados, mas também pérgulas, bancos e balanços sob um dossel. Todos eles são destinados à recreação de pessoas na natureza.
Primeiro, vigas grossas (com uma seção transversal de pelo menos 15 cm) são colocadas nas paredes opostas do mirante ou são feitas delas em um quadrilátero apoiado em pilares de pedra. Os recursos de design dependem do projeto selecionado. Além disso, com esse suporte, é montada uma estrutura de vigas. O telhado acabado é coberto com tábuas espaçadas em uma pequena fenda.
A distância entre eles depende de qual material será usado como revestimento. Para ardósia, palha ou folhas de ondulina, o shalevy pode ser colocado com menos frequência (após 30-50 cm), para ladrilhos mais espessos (com um intervalo de 15 a 20 cm). É possível fazer um telhado apenas de madeira, enquanto se pega uma botinha leve, pregada ao longo da armação, com uma ligeira sobreposição da parte superior à inferior.
Nuances de alvenaria de pedra em bruto
O trabalho de um pedreiro com pedra selvagem difere da colocação habitual de tijolos, pois o material não possui uma única forma. O mestre precisa selecionar os elementos para que seus planos coincidam mais ou menos. Recomenda-se que fragmentos grandes que não se encaixem no padrão de alvenaria sejam quebrados com uma marreta pesada. Os elementos são presos juntos por argamassa de cimento comum (água, 1 parte de cimento, 3 partes de areia).
Quando a construção do telhado do mirante estiver concluída, o mestre poderá prosseguir para a última etapa do trabalho, ou seja, colocar o material de acabamento no chão. Depois, tudo o que precisa ser feito é equipar o interior da sala, planejar a iluminação externa e interna, adicionar móveis e acessórios.