Hoje, a cabana de verão não é apenas decorada com plantas ornamentais e vários elementos arquitetônicos, mas também é alocada para o plantio de frutas e bagas, que anualmente deliciarão seus proprietários com uma colheita generosa. Se você deseja criar um lote de frutas, precisa entender que o jardim exige a preparação de um local, a seleção correta de culturas, seguindo as tecnologias de plantio e decoração, além de cuidados adequados.
Escolhendo um local para culturas hortícolas
O primeiro passo antes de criar esse site é encontrar um local adequado para as culturas de frutas e bagas. Para que os arbustos e as árvores não apenas tenham uma aparência atraente, mas também encantem os proprietários com uma colheita anual, é necessário escolher uma localidade que atenda às condições em consideração:
- Relevo do terreno. O melhor lugar para as plantas frutíferas são consideradas planícies e colinas. Tais terras fornecerão à vegetação luz solar máxima, além de excelente circulação de ar.
- Água subterrânea. A norma permitida para seu nível de ocorrência deve estar a pelo menos 0,8 m da superfície da Terra. Para um sistema radicular pequeno, é desejável que a água subterrânea seja mais alta. Os arbustos de bagas requerem solo bem umedecido. Para árvores frutíferas, elas geralmente realizam o procedimento de elevar artificialmente o nível das águas subterrâneas.
- Composição do solo. As culturas de jardim devem ser cultivadas em terras férteis. As melhores opções são chernozem e sierozem. Se o solo não atender aos requisitos, é necessário introduzir vários fertilizantes orgânicos junto com o solo rico.
Variedades de plantas frutíferas
As culturas desta categoria são consideradas perenes. Os biólogos distribuem todas as plantas frutíferas nos seguintes grupos:
- Woody: noz, cereja, damasco, macieira.
- Perene não-lignificado: mamão, melão.
- Em forma de arbusto: cereja, romã, café, limão.
- Arbustos: groselhas, groselhas, framboesas.
- Herbáceo perene: morangos, cranberries, banana, abacaxi.
- Liana: uvas, capim-limão.
- Palmeiras: encontro, coco.
Você também pode classificar essas culturas de acordo com características biográficas e produtivas. Existem dez grupos principais:
- Romã: macieira, montanha de cinzas e pêra.
- Frutos de caroço: damasco, ameixa cereja, cereja, ameixa, pêssego.
- Berry: espinheiro, madressilva, amora, groselha, groselha, framboesa.
- Avelã: pistache, amêndoas, cedro, castanha.
- Sementes oleaginosas: azeitona, coqueiro.
- Tônico e picante: café, chá, videira de magnólia chinesa, anis estrelado, noz-moscada.
- Frutas cítricas: limão, laranja, toranja, tangerina.
- Subtropical: caqui, figos, romã.
- Tropical: manga, abacate, banana, abacaxi.
- Uva: uvas.
Árvores
É difícil imaginar um jardim de frutas sem bancas de frutas. O papel principal entre essas árvores é desempenhado pela macieira. Também um lugar de honra entre os jardineiros é ocupado por peras, cerejas e ameixas.
As culturas de frutas são frequentemente plantadas zonalmente, levando em consideração as características do solo da área. Por exemplo, na região da Terra Negra Central, eles preferem cultivar essas árvores:
- Damasco
- cereja doce;
- ameixa cereja;
- uma noz;
- amoreira.
Hoje, os favoritos de muitos jardineiros são considerados uma macieira, pera, ameixa, pêssego, cereja e damasco. Muitas vezes, uma casa de verão é decorada com árvores de fruto decorativas. Estes incluem a macieira de Nedzvetsky, a ameixa generalizada e a cereja Kiku Shidare.
Arbustos
As culturas artesanais de frutas são caracterizadas por decoratividade durante a floração e frutificação. Além disso, durante a estação da colheita, as plantas deliciarão os hospedeiros com frutas saborosas e saudáveis.
Os representantes mais populares dessa classe de culturas, que podem ser encontrados em quase todas as casas de veraneio, são framboesas, groselhas e groselhas. Cada vez mais, nos jardins, você pode encontrar espinheiro, madressilva, amora, amora, chokeberry, codorna e uvas.Você sabe No século XIV, os jardins formados eram muito populares em muitos países europeus. As macieiras eram então cultivadas na forma de palmeiras planas ou treliças perto de edifícios, ao longo da cerca viva e ao longo de caminhos.
Plantar plantas artesanais tem muitas vantagens:
- a primeira colheita pode ser colhida 2-3 anos após o plantio, enquanto as árvores frutíferas darão frutos em 5-7 anos;
- menos trabalho intensivo em tecnologia agrícola.
Características do plantio e decoração do pomar
Antes de plantar, o jardineiro deve fazer uma lista de fruteiras que ele deseja plantar, além de estudar as características, os requisitos de cada cultura e sua relevância para a área. A lista de ações necessárias inclui a preparação da terra - escavação e fertilização.
Para o planejamento do jardim, vários fatores devem ser considerados:
- localização de todos os edifícios;
- colocação de vários tipos de plantas ornamentais;
- plano de plantio de plantações de frutas;
- um local para pequenas formas arquitetônicas e vários elementos do projeto paisagístico;
- faixas.
Recomenda-se elaborar um plano de plantio levando em consideração suas características botânicas, bem como delinear o terreno para plantações em grupo e arbustos e árvores simples.A melhor solução é plantar hortas ao longo de becos, na forma de plantações ou sebes em grupo e únicas. Um excelente método para dividir uma casa de verão em zonas.
Antes de plantar mudas de árvores frutíferas, é necessário calcular a distância correta entre elas. Com a colocação correta, as plantas não interferem umas com as outras, formando muita sombra ou vice-versa para formar áreas vazias. Para as culturas anãs, as covas são cavadas de modo que a distância entre elas em uma fileira seja de 2 m e a distância entre fileiras seja de 3 m.Para espécies semi-anãs, é necessário aumentar o espaço em 1 M. As plantas grandes, por exemplo, macieiras, damascos ou ameixas, requerem mais espaço livre. Portanto, a distância entre essas árvores deve ser de pelo menos 4 me o espaçamento entre linhas deve ser de 5 m.
Uma árvore unidimensional é normalmente usada como parte central da composição no projeto paisagístico do jardim. Essa cultura é capaz de destacar o relevo incomum do local, que pode ser decorado com pedras e outros elementos arquitetônicos.Importante! As fábricas de artesanato são frequentemente usadas para criar uma cobertura que não apenas decora cercas, mas também permite ocultar o local dos olhares indiscretos.
Vídeo: Como colocar um jardim de frutas de maneira incomum
Vestir
O design do local do jardim também implica sua decoração com vários artesanatos adquiridos ou feitos em casa e elementos arquitetônicos. Muitos jardineiros decoram a área em consideração com pinturas nas paredes, figuras de animais e pássaros. Canteiros de formas incomuns ou colinas alpinas, localizadas à sombra de grandes barracas de frutas, parecem muito bonitas.
Importante! Apesar de a fantasia ser incentivada para decorar o jardim, os paisagistas recomendam o uso de vários elementos decorativos para que correspondam a um estilo único. Por exemplo, um banco sob uma macieira, um guindaste em um poço, figura de pneus perto de uma cereja ou em canteiros de flores.
O jardim não é apenas um local de colheita, mas também a decoração de uma cabana de verão. Para que não haja espaços vazios entre as árvores, esses locais são plantados com arbustos e flores. Não é necessário gastar muito dinheiro para decorar a área, porque você pode usar vários artesanatos caseiros, coisas antigas que se encaixam no design geral.
Como cuidar de árvores frutíferas e arbustos
Ações agrotécnicas - este é um processo integral na manutenção do jardim. O cuidado com esse site inclui os seguintes procedimentos:
- fertilizante
- rega;
- processamento e proteção de culturas;
- corte de cabelo;
- a introdução de cobertura morta;
- limpar o território.
A poda e a modelagem de arbustos é muito importante para o jardim: é uma maneira de se livrar de galhos desnecessários e doentes, para combater vários infortúnios. Para que o arbusto tenha uma forma atraente, muitos proprietários solicitam os serviços de especialistas. Cuidar de uma horta envolve a realização de atividades agrícolas ao longo do ano.Você sabe Em 2016, na cidade de Frolovo, região de Volgogrado, foi lançado um projeto para renovar o pomar de Fenin, que foi quebrado no século XIX. Ele salvou muitas vidas na fome do pós-guerra. Mais de 200 mil rublos foram alocados para a implementação deste projeto.
O trabalho sazonal pode ser descrito da seguinte forma:
- Inverno Durante esse período, é necessário realizar o afrouxamento das árvores de neve após as chuvas no inverno, bem como sacudir as massas de neve pesada dos galhos das árvores de fruto. Eliminação do congelamento das raízes das plantas durante o inverno com pouca neve: uso de turfa, palha, ramos de abeto ou neve para aquecer o órgão subterrâneo da cultura.
- Primavera Os eventos desta temporada incluem umedecer o solo usando métodos de retenção ou rega de neve, pisar na neve como forma de proteção contra roedores, desmontar abrigos de inverno após o congelamento, limpar a área do lixo e preparar fertilizantes orgânicos. À lista de procedimentos obrigatórios da primavera deve ser adicionado um corte de cabelo das culturas de frutos e bagas até os botões incharem, esfregando troncos de podridão, úlceras e madeira morta, além de tratar plantas com soluções de pesticidas e preparações químicas de pragas e doenças. Nesta época do ano, recomenda-se compactar o solo do círculo próximo das plantas, afrouxar o solo a uma profundidade de 5 cm, aplicar cobertura morta, ervas daninhas, verificar a drenagem, plantar novas plantações e irrigar, se necessário.
- Verão Durante esse período, plantas anuais são plantadas, o gramado é tratado, árvores e arbustos são examinados quanto à presença de doenças e pragas com tratamento médico adicional com preparações químicas. No verão, os fertilizantes também devem ser aplicados para eliminar a deficiência de vitaminas, para soltar e adubar o solo, remover ervas daninhas e realizar um corte de cabelo modelador.
- Outono Nesta temporada, a colheita e a preparação do jardim para o inverno ocorrem. As principais ações são a introdução de fertilizantes complexos de outono, o plantio e o transplante de plantas perenes, o afrouxamento do solo, a introdução de matéria orgânica e o composto no solo. Recomenda-se a moldagem e o corte sanitário de arbustos e árvores e a limpeza do território das folhas caídas. Nesse momento, é necessário monitorar a saúde do jardim e, se necessário, realizar o tratamento das culturas com produtos químicos e descartar galhos doentes, folhas caídas e frutos manchados. Com o início da geada constante, é recomendável construir um abrigo de inverno para arbustos e videiras decorativos.