Muitos agricultores tentam usar um grande número de elementos originais com os quais você pode complementar o design da paisagem. Um mini-jardim em uma panela é uma solução incomum que pode transformar um enredo.
Como usar vasos para o design
No processo de projetar um jardim de flores, muitos fatores devem ser considerados. Antes de tudo, defina a ideia de que o design geral da paisagem é combinado com o estilo dos vasos. Muitos moradores de verão criam belos jardins de mini-rochas, complementados por pequenas pedras brilhantes e plantas em miniatura. Você também pode equipar um jardim "mágico", onde árvores e arbustos anões crescerão. Freqüentemente, os residentes de verão criam um mini-jardim na forma de um oásis no deserto para dar ao pátio um aspecto incomum e contrastante.
Importante! Tente colocar vasos de plantas com plantas em locais protegidos de correntes de ar e fortes rajadas de vento. Isso preservará a beleza das flores.
A peculiaridade dos vasos de flores é que você pode organizá-los em qualquer lugar, independentemente da área do site. Se eles são muito irritantes em um determinado local ou não se encaixam no projeto geral da paisagem, eles podem ser facilmente transferidos para o outro lado. Quando ocorrem geadas severas, você pode levar os vasos para a sala ou cobrir com tecido não tecido. Tais elementos decorativos são colocados não apenas no lado da estrada do jardim, mas também na varanda da casa. Você também pode decorar as margens de pequenos reservatórios criados no jardim (lago, lago artificial ou cachoeira). Graças a isso, você pode recriar um grande número de estilos de interiores.
Variedades de vasos
Há um grande número de vasos de flores que podem ser usados para o paisagismo. Eles são classificados por materiais, forma e tamanho. Você precisa escolher o tipo de elemento de decoração que se encaixa perfeitamente na aparência do jardim. Você também pode criar suas próprias preferências.
Você sabe Horácio (65–8 anos aC) falou sobre o projeto paisagístico da Roma Antiga em seus escritos. Ele descreveu todos os elementos usados para decorar o jardim (piscinas, fontes e becos diretos).
Materiais
Dependendo dos materiais, você pode dividir os vasos nos seguintes tipos:
- cerâmico. Ideal para o cultivo de plantas. As vantagens incluem uma aparência bonita e baixo peso, o que é justificado pela plasticidade da argila. A desvantagem é que esses elementos decorativos são muito frágeis e não são resistentes a danos mecânicos. Além disso, as desvantagens dos potes incluem o preço, que é uma ordem de magnitude maior em comparação com outros análogos;
- plástico. As vantagens incluem facilidade de limpeza, variabilidade de formas e ausência de estrutura porosa. As desvantagens de tais vasos são retenção de umidade, desbotamento e instabilidade a danos mecânicos. Se você plantar plantas em tais recipientes, o oxigênio será mal fornecido ao sistema radicular;
- vidro. Com a ajuda deles, você pode enobrecer a horta. Tais elementos decorativos são ideais para o cultivo de plantas cujas raízes estão envolvidas na fotossíntese;
- metal. Raramente usado para decorar um site. Isso se justifica por um grande número de deficiências, entre as quais: elas não passam oxigênio, retêm umidade, ficam cobertas por uma densa camada de ferrugem. Além disso, panelas de metal não se encaixam bem no design do jardim, porque não se encaixam bem com outros elementos da decoração;
- de madeira. Eles podem criar um belo interior no jardim, mas perdem rapidamente sua apresentabilidade devido à constante exposição à água.
Outras opções
Vasos podem ser de tamanhos diferentes. Ao escolher, você deve começar pelo sistema radicular da planta. Se você pretende cultivar flores com raízes longas, prefira produtos altos e estreitos. Vasos rasos e largos são ideais para um sistema radicular fibroso. Você também deve observar a forma dos elementos internos. São redondas, quadradas, em forma de cone, planas e até facetadas. Vasos em forma de mãos segurando flores complementam muito bem o interior.
O mercado oferece um grande número de contêineres de tamanhos diferentes. Ao escolhê-los, você deve prestar atenção à altura e largura das flores. Os esquemas de cores dos vasos são diferentes. Você pode escolher a tonalidade que não apenas complementará o design da paisagem, mas também será lindamente combinada com outros elementos decorativos.
Como escolher o pote certo
Para criar um belo paisagismo no jardim, você precisa escolher o vaso certo. Eles podem ser de tamanhos diferentes e também variam de forma. Dê preferência às opções que possuem um sistema de drenagem (pequenos orifícios no fundo do tanque). Eles são necessários para drenar o excesso de água e proteger as plantas da podridão das raízes.
Importante! Para evitar entupimentos, o fundo da panela deve ser coberto com uma camada de pedra britada ou argila expandida. Esses materiais também criarão drenagem adicional.
Para tornar o projeto paisagístico mais vívido e estético, é necessário escolher recipientes cujas paredes estejam cobertas com material de revestimento (seixos, conchas ou vidro). Tente desenvolver a idéia estilística de todo o jardim.
Quais plantas podem ser plantadas
É necessário escolher plantas, dependendo do tema do mini-jardim. Se você estiver criando um canto rochoso ou uma colina alpina, é melhor plantar composições de cactos. Você também pode complementar o interior com um diamante ou pedra rosa. Muitas vezes, são plantadas pedras entre saxifrages e gasteria. O rizoma maciço de tais plantas penetra em qualquer pedra rachada para encontrar umidade.
Se você aderir ao estilo da paisagem do parque, plante árvores de dinheiro, murta ou ficus compacto no local. Em jardins abertos, abeto, cipreste e zimbro são cultivados.Você sabe Na Rússia, até o século XX, não havia o conceito de "designer". Um arquiteto especializado em paisagismo foi chamado de "domador de jardins e parques".
Como fazer um mini paisagismo com suas próprias mãos
Para fazer um mini jardim com suas próprias mãos, você primeiro precisará criar uma base fértil.
A tecnologia desta etapa é a seguinte:
- Cubra o fundo com uma camada de drenagem (altura de cerca de 3 cm). Para fazer isso, você pode usar pedras ou argila expandida.
- Prepare solo nutritivo que contenha areia (granulação grossa), solo do jardim e turfa. Todos os componentes devem ser tomados na proporção de 2: 1: 1.
- Despeje a mistura de nutrientes no recipiente, preenchendo apenas 2/3.
- Bata no solo.
- Despeje 3 litros de água.
Depois que a panela estiver cheia, você pode começar a plantar plantas. Você pode colocá-los em um recipiente ou em recipientes separados. Plante arbustos, partindo de uma perspectiva de crescimento. Em primeiro plano, tente plantar plantas baixas e em segundo plano - plantas altas.
Após o plantio, complemente o local com elementos decorativos. Para a ilusão de água, você pode usar belas pedras de tom azul. Eles são colocados entre as plantas. Além disso, as composições podem ser complementadas com pequenas escadas e balanços. Para fazer isso, basta usar os habituais blocos de madeira. Os agricultores costumam decorar o mini-jardim com pequenos lagos. É necessário aprofundar um pequeno vaso em uma panela e fortalecê-lo com seixos. Despeje água dentro e plante-a com belos arbustos: nerter ou solução salina.
Criar um mini-jardim com um vaso de flores não é difícil se você incluir fantasia. Você pode seguir um estilo específico ou combinar várias soluções. Com base em suas próprias preferências, escolha não apenas recipientes, mas também plantas. Se você não tiver tempo para cuidar do paisagismo, tente cultivar flores que não exijam atenção regular.