Para muitos residentes de verão, o mirante é o "ponto número um" na questão de decorar seu próprio local. Isso ajuda a tornar a área próxima da casa mais interessante e prática, pois um local aparece automaticamente para férias de verão ou chá com os hóspedes. Este artigo descreve o processo de criação de um gazebo de madeira com suas próprias mãos passo a passo. Ao mesmo tempo, é dada atenção especial à seleção de materiais e ferramentas para o trabalho.
Tipos de mandris de madeira
Mandris modernos podem diferir entre si em muitos aspectos. Algumas pessoas preferem instalar edifícios simples e fechados em seu site, que servem como uma plataforma para relaxar e conhecer os hóspedes. Tais projetos são escondidos de estranhos, o que é muito conveniente se você quiser conversar cara a cara. Outros transformam mandris em verdadeiras obras de arte, destacando o design decorativo, e não prático. O resultado final depende principalmente do desenho, bem como dos materiais selecionados.
Em forma e design
No design paisagístico moderno, parte dos quais são mandris de jardim, existem vários tipos e formas desse design. Pode ser aberto ou fechado (dependendo da quantidade de revestimento de madeira) e também difere geralmente no número de ângulos. Cada vez mais, os residentes de verão prestam atenção às opções hexagonais ou octogonais originais, afastando-se dos mandris quadrados habituais. Desenhos redondos também são populares. Se você tiver o desenho e os materiais corretos, a criação de cada um deles não será um problema.
Separadamente, há um mirante, que é um edifício do tipo verão, instalado necessariamente em uma colina ou colina. A revisão desse tipo de árvore é sempre circular. As pérgulas são montadas ao lado de piscinas e outros corpos de água - estruturas de estrutura de várias camadas do tipo aberto.
Você sabe Os primeiros mandris começaram a ser feitos no Egito Antigo, 2000 anos aC. e Naquela época, era uma vantagem dos faraós que os decoravam com mármore, ouro e várias pedras preciosas.
Por material
As principais vantagens dos edifícios de madeira no país são sua resistência, durabilidade, além de respeito ao meio ambiente, que é extremamente importante na vida moderna. Como a instalação não implica nada de complicado, é possível produzir estruturas de várias formas e tamanhos. A madeira também tem suas desvantagens, por exemplo, instabilidade aos efeitos do fogo, umidade e insetos. Você pode eliminar essas desvantagens processando o quadro com ferramentas especiais. Você pode usar diferentes tipos de madeira para criar um mirante: carvalho, cedro, faia, etc.
Os principais tipos de materiais utilizados devem ser considerados:
- Feixe perfilado - Este material possui alta resistência, o que permite sua utilização na construção de banhos, mandris e outros anexos. A segunda vantagem é que, com o tempo, ela não muda de aparência (não apodrece, não distorce). A porcentagem de retração após a conclusão do processo de construção é muito baixa. Devido à alta taxa de preservação de calor, o uso de madeira perfilada é recomendado na construção de gazebos fechados. Para a fabricação de madeira perfilada, são utilizadas principalmente espécies como carvalho, pinheiro, tília, eucalipto. Este último material possui um odor específico bastante agradável.
- Casa de bloco - Isso é madeira serrada, usada principalmente para revestir o quadro acabado. Tem uma forma semicircular, portanto, na forma finalizada, esse design lembra um pouco uma cabana de madeira rural real. Esse design será bastante simples e também possui excelentes indicadores de isolamento térmico, portanto, é possível reunir-se para uma festa de chá em uma sala semelhante, mesmo com o vento frio.
- Língua e placa do sulco - este material não é diferente da casa do bloco em termos de indicadores técnicos, mas tem uma aparência diferente. Essa madeira não possui um corte semicircular, mas é absolutamente plana. O material é preso à estrutura usando pregos e ranhuras localizados nas laterais do quadro.
- Placa esculpida - a madeira comum pode facilmente ser transformada em uma verdadeira obra de arte se cair nas mãos do mestre. Pérgulas com vários padrões parecem muito bonitas e até fabulosas, especialmente se forem posteriormente pintadas ou abertas com verniz escuro. Os trilhos ou persianas esculpidos parecem muito originais. Mas você não deve perder seu tempo com isso, pois padrões bonitos e intrincados para iniciantes estão além do poder. É melhor encomendar itens individuais de um profissional.
Qualquer que seja o material que você escolher para criar um gazebo de madeira caseiro, é imperativo concluir o processamento de matérias-primas. Isso garante a durabilidade da estrutura e sua resistência à água ou a insetos. Para isso, partes da casa de férias são impregnadas com um anti-séptico para madeira, depois são escorvadas e no dia seguinte são revestidas com tinta resistente para fachadas ou envernizadas. Alguns especialistas recomendam simplesmente encerar a superfície, o que levará mais tempo, mas também criará uma camada protetora densa.
Como construir um gazebo de madeira com suas próprias mãos
Quando você já conseguiu determinar os materiais para o mirante, bem como sua forma e estilo, vale a pena seguir para ações mais específicas: preparar o local para uma casa de férias, criar um desenho e trabalhar diretamente na construção.
Seleção e preparação do local
Ao escolher um local, atenção especial deve ser dada à finalidade para a qual o caramanchão está sendo instalado:
- decoração do território;
- um lugar para conhecer os hóspedes e relaxar;
- terraço de verão para festas regulares de chá com toda a família;
- uma casa para churrasco e fritura de churrasco por grandes empresas barulhentas.
O local sob o caramanchão deve ser limpo de detritos, galhos e grama alta. Idealmente, se o local for apenas solo puro e vazio.
Se o mirante for construído principalmente para reuniões com convidados e festas, você não deve colocá-lo muito perto do prédio, para que o barulho não interfira no relaxamento de famílias individuais, por exemplo, crianças pequenas ou, inversamente, idosos.. Além disso, essas estruturas devem ser erguidas perto da cozinha, para que você possa facilmente levar refeições prontas e pôr a mesa. Mandris decorativos são melhor colocados ao lado de canteiros ou pequenos jardins. Isso ajudará a criar um desenho de paisagem interessante.
Os principais critérios para a escolha de um local para o gazebo devem ser os seguintes fatores:
- falta de água subterrânea bem localizada;
- superfície plana (não necessariamente uma ravina, de modo que a nascente não inunda o local com água derretida);
- afastamento de edifícios agrícolas, galpões ou banheiros.
Você sabe Na China antiga, os gazebos também eram muito populares. É verdade que não havia absolutamente nenhuma atenção dada à aparência rica, transformando-os em bambu simples, porque essas salas serviam como um local para meditação.
Ferramentas e materiais necessários
Para criar um gazebo de madeira, você definitivamente precisará de vários materiais e ferramentas de construção. Eles devem ser preparados com antecedência para não se distraírem com as viagens à loja durante o processo de design.
As principais ferramentas incluem:
- secador de cabelo;
- pincéis, espátula;
- plaina, serra de vaivém e moedor;
- um martelo, pregos, um conjunto de chaves de tamanhos diferentes;
- uma broca ou algumas pás (no caso de a primeira quebrar);
- nível de água, fita métrica;
- chave de fenda;
- papel de areia (para decapagem de madeira);
- cordão de construção (para que a marcação seja feita sem problemas).
Separadamente, vale a pena comprar materiais de construção que serão definitivamente necessários durante o processo de construção:
- pedra britada, cimento e areia (caso seja decidido construir um mirante com fundação e piso);
- tábuas de madeira para cobrir o chão e as paredes (forro, casa de bloco);
- madeira;
- placa de cofragem;
- material para revestimento de telhado (telha metálica, papelão ondulado, etc.);
- material de cobertura (para impermeabilização do piso);
- tinta ou verniz na madeira (para trabalhos decorativos).
Desenhando
Os mandris podem ser variados. Recentemente, mais e mais vezes começaram a projetar casas para recreação de formas e tamanhos fora do padrão, com seções separadas para churrasco e churrasco. Nesse caso, é especialmente importante prestar atenção ao projeto antes de iniciar a construção direta.
O desenvolvimento de qualquer projeto de construção inclui a criação de um esboço não apenas no perfil, mas também nas projeções frontais. Nesse caso, é necessário marcar as dimensões do futuro mirante, a altura dos racks individuais, o tipo de telhado, o local onde janelas, portas e até móveis serão localizados (se estacionário, não portátil). Se você planeja instalar adicionalmente uma cerca ao redor do mirante, isso também é prescrito no projeto.
Em primeiro lugar, coloque a fundação e o telhado. Observe no desenho todos os nós técnicos, o que implica vigas, degraus e racks de reforço. Um item separado no desenho é a fiação. Por isso, se você quiser colocar belas lanternas em volta do mirante ou iluminar a casa, tudo isso deve ser anotado em detalhes no desenho antes do início das obras. O mesmo se aplica ao abastecimento de água, encontrado em mandris para recreação com muito menos frequência.
Se você acha que suas habilidades em engenharia deixam muito a desejar, vale a pena confiar a questão de criar um desenho para um profissional, mas o trabalho de construção já pode ser feito de forma independente. Custará menos do que pedir uma equipe, mas pelo menos você terá certeza do plano desenvolvido. Você também pode usar desenhos prontos da Internet, onde tudo é calculado literalmente até um milímetro e todos os materiais necessários são pintados.
Importante! Compre materiais com margem, porque às vezes entre eles existe um casamento, que nem sempre é possível encontrar no local, na loja. Isto é especialmente verdadeiro para pregos, parafusos autorroscantes, madeira.
Esses esboços são necessários principalmente para poder executar o trabalho em etapas, sem liberar nada da atenção. Além disso, uma descrição detalhada dos materiais e ferramentas utilizados ajudará você a planejar seu orçamento e evitar custos adicionais.
Construção passo a passo
Criar um gazebo é um processo bastante complicado, começando com o desenho de um plano e terminando com o trabalho de construção. Mas se o procedimento for claramente definido, o processo de construção passo a passo de uma casa para descanso levará apenas 2-3 dias. Os especialistas recomendam verificar com antecedência se todos os materiais e ferramentas necessários estão disponíveis em casa (de preferência com uma margem de compra) para não interromper o processo de construção devido à falta de parafusos ou ripas.
Construção da fundação
Quando já for possível desenvolver um projeto para um futuro mirante (independente ou em conjunto com um engenheiro profissional), você deverá obter permissão para realizar os trabalhos de construção. O principal critério nesse caso é a conformidade do projeto com os requisitos do SNiP. Isso inclui o afastamento do prédio do prédio e a presença de cercas dos vizinhos. Se o caramanchão é portátil (menos comum), com uma resolução a pergunta não é tão rígida, pois sempre pode ser movida para o lugar certo.
No caso em que se planeja construir uma estrutura estacionária, é imprescindível estabelecer inicialmente a fundação, cujo tipo dependerá completamente do solo nessa área, bem como do tamanho da própria árvore.
Se você planeja construir um caramanchão de várias camadas, enquanto o solo está bastante saturado com a umidade, é recomendável preencher uma camada de concreto monolítico sob a fundação. Se você decidiu instalar o mirante em solos pantanosos ou em movimento, o método de instalação de estacas é mais adequado. Os especialistas também recomendam o uso de um tipo de fundação colunar, se for planejado criar uma construção de tamanho pequeno de um tipo fechado. Bem, para grandes edifícios de toras, uma base rasa de fita é mais adequada.
Antes de instalar os pilares para fixar a fundação, é necessário cavar buracos sob eles e colocá-los com tijolos. Nesse caso, é necessário prestar atenção ao nível: assim, a última fila de alvenaria deve coincidir com a linha da superfície da Terra. Antes de começar a arrumar o tijolo, você precisa cuidar da presença de um travesseiro grosso de areia e pedra britada, que preenche o fundo do poço.
Importante! A distância entre os suportes não deve ser superior a 2 M. Os recessos para eles são tipicamente quadrados e atingem uma profundidade de 0,5 m.
Para tornar a linha de assentamento da camada de tijolos o mais suave possível, é usado um nível hidráulico. Barras de reforço, que são colocadas diretamente nos postes de canto, darão densidade adicional à estrutura da fundação. São eles que fortalecerão ainda mais a colocação do piso. Dependendo do tamanho do futuro mirante, o resultado deve ser de pelo menos 9 colunas de suporte: uma delas é colocada no centro, 4 - nos cantos do edifício. Outros 4 suportes são intermediários e atuam como seguro. Seu número pode aumentar se você planeja construir um grande mirante.
Durante a construção, os especialistas aconselham a impermeabilizar adicionalmente a fundação, para que o piso não ceda e apodreça com o tempo. Isso é especialmente importante se você planeja construir um mirante de tipo aberto. Para esse fim, é utilizada uma camada dupla de material de cobertura.
Arnês inferior
Para fazer a base do mirante, use pequenas barras quadradas (10 × 10 cm). No total, eles precisam de 5 peças (uma central e 4 de canto). Pequenos furos são feitos neles, apenas para fixá-los no reforço, que se eleva acima da superfície dos postes de apoio. As barras também podem ser interconectadas usando a técnica “meia árvore”, o que aumenta significativamente a confiabilidade e a resistência da estrutura.
Quadro e arnês superior
Para construir uma estrutura sólida para o futuro mirante, é necessário usar toras fortes com um comprimento de aproximadamente 2,5 m (a seção transversal é 10 × 10 cm). Vale a pena prestar atenção para que a superfície das barras seja absolutamente lisa. Para fazer isso, pode ser limpo adicionalmente usando uma plaina elétrica.
Depois disso, é necessário verificar se há cortes nas vigas, com as quais os trilhos serão fixados no futuro teto. A espessura dessas aberturas depende inteiramente do tamanho das ripas utilizadas. Nos cantos da estrutura, há uma armadura que se projeta do chão, na qual os pilares devem ser montados. Para isso, são feitos orifícios com cerca de 1 cm de diâmetro nas extremidades. É importante garantir que os suportes sejam instalados uniformemente, que o mandril seja o mais forte possível e que todas as juntas coincidam.
Isso pode ser verificado usando o nível usual. Além disso, você pode inicialmente fixar a posição dos suportes com chaves, depois medir ângulos retos e usar uma barra de acabamento no final. Após esta etapa, o caramanchão é revestido com uma ripa ou casa do bloco. Após a fixação da caixa, é necessário cuidar dos drenos para que a água não flua para o gazebo. As áreas abertas do mirante, que não são revestidas com madeira maciça, podem ser decoradas com ripas de madeira a céu aberto e tábuas simples.
Sexo
O gazebo pode ser projetado com ou sem piso. Neste último caso, o mirante é simplesmente instalado no local preparado, onde há asfalto, pedra de pavimentação ou ladrilho. Tais edifícios são construídos muito mais rapidamente, porque não precisam de bases adicionais.
Se foi decidido erigir um mirante junto com um revestimento de piso, isso só poderá ser feito após a fundação ter sido completamente reforçada para não perturbar a resistência estrutural. Para instalar o piso, você precisará de um conjunto padrão de ferramentas (nível, broca, serra e martelo), um conjunto de pregos, uma viga de madeira, tábuas.
É ideal deixar o piso no gazebo quadrado ou retangular, porque não há problemas adicionais em medir com precisão o comprimento das pranchas e o ângulo em que elas precisam ser dispostas. Inicialmente, uma viga é instalada em torno do perímetro do futuro andar. A placa é fixa devido ao reforço saliente da fundação inundada. Depois disso, as defasagens são anexadas a cada 35 cm. É muito importante que o piso seja o mais uniforme possível, sem inclinações para um ou outro lado. É para esse fim que um nível deve ser usado durante todo o processo de assentamento. No final, o piso é revestido com tábuas, que é a etapa mais fácil desse processo.
O telhado
Para construir um telhado forte e confiável, você precisará formar inicialmente uma estrutura de vigas conectadas transversalmente. Para manter o quadro o mais firme possível, ele é fixado usando a tecnologia "meia árvore". Para fazer isso, devem ser feitos cortes ao longo das bordas das placas para que coincidam com aberturas semelhantes nos suportes. Para obter força máxima, uma barra de conexão adicional é usada adicionalmente.
Importante! Se uma grande quantidade de neve cair constantemente em sua zona climática no inverno, o teto precisará ser reforçado adicionalmente. Além do pilar central de suporte, também vale a pena instalar os laterais entre os suportes de canto.
Quando a estrutura foi capaz de prender aos suportes, é necessário amarrar os trilhos e os postes. O teto é colocado na estrutura acabada, para a qual também é usada a colocação das barras de “meia madeira”. No meio da cruz, é anexada uma pequena viga de cerca de 9 × 9 cm e são feitas fendas para fixar as 2 primeiras ripas.
A instalação dessa viga no centro da estrutura aumenta a resistência do telhado como um todo, uma vez que atua como uma coluna de suporte. Vale a pena notar que esse projeto deve ser montado no chão. Somente quando o primeiro par de vigas será anexado à viga e, depois, o segundo par na placa, somente então a estrutura poderá ser transferida para o teto. Quando todas as faixas necessárias estiverem instaladas e conectadas ao pilar central, você poderá cobrir o telhado com o material selecionado, por exemplo, telhas de metal ou chapas perfiladas.
Decoração e decoração
Praticamente não há problemas com a seleção de móveis para mandris quadrangulares. O design permite comprar itens padrão que podem ser encontrados em qualquer loja de móveis. Se o edifício tiver uma forma incomum, o hardware precisará ser solicitado ou também fabricado de forma independente.
Bancos de madeira, mesas e cadeiras decoradas em estilo antigo parecerão muito interessantes na decoração. Ao lado do mirante, você também pode acender luzes: instalar lanternas ou pendurar guirlandas decorativas. Nesse caso, todos os fios elétricos devem estar ocultos sob uma tampa ondulada confiável, o que impedirá o circuito e o incêndio do sistema.
Móveis portáteis, como espreguiçadeiras, cadeiras e mesas dobráveis, se encaixam muito bem no interior geral do mirante. As cadeiras de vime complementarão muito bem a imagem geral. Os peitoris das janelas, de acordo com as recomendações dos designers, podem ser decorados com vasos interessantes com flores frescas. Almofadas brilhantes também parecerão originais no interior de um gazebo de madeira. Não é necessário desorganizar o espaço com pequenos detalhes, pois isso criará uma sensação de desorganização. O espaço deve ser o mais livre e arejado possível.
Freqüentemente, os proprietários desses mandris decidem construir uma pequena cerca ao redor da estrutura, a fim de zonear o local. É uma boa ideia, mas com sua implementação vale a pena prestar atenção às seguintes nuances: a cerca em si pode ser contínua ou reticulada. Depende das preferências pessoais do proprietário. No primeiro caso, você pode usar folhas completas de uma casa ou forro de bloco.
Para criar um design mais interessante, use balaústres e grades individuais. Eles podem ser combinados na forma de formas geométricas regulares ou você pode criar um desenho de acordo com o tipo de abstração. Ao mesmo tempo, a altura padrão das cercas de madeira não excede de 60 a 65 cm, para não interferir na vista. Você também pode substituir a cerca de madeira por uma bela borda ou cobertura de flores.
Um gazebo feito por você se tornará um verdadeiro símbolo de paz e conforto. Se durante a construção deste projeto estiver em conformidade com todas as recomendações fornecidas no artigo, você poderá organizar facilmente o melhor local para férias e recepções em família.