O concreto é um dos materiais de construção mais duráveis. Mas sua cor cinza pode parecer fria e pouco atraente. Felizmente para os proprietários, também é bastante versátil e pode ser facilmente alterado, aprimorado, repintado e até decorado com vários padrões. Leia mais sobre como e como pintar uma passarela de concreto no país, leia o artigo.
A escolha da tinta e sua cor
Apesar de sua alta resistência e excelente desempenho, o concreto não possui altas propriedades decorativas. Isso pode ser corrigido pela coloração. Uma função adicional da tinta será proteger a superfície da umidade. Porém, antes da pintura, resta decidir qual material escolher.
Importante! DPara pintar concreto, é necessário alocar cerca de uma semana, uma vez que o processo geral inclui limpeza da superfície, remoção de tinta velha, vedação e priming. EmTodo esse trabalho deve ser realizado antes da pintura do concreto.
Uma característica do concreto é que ele absorve facilmente a água e, consequentemente, pode se expandir e contrair. Portanto, os materiais que contêm componentes elásticos e podem afilar junto com a textura do concreto são adequados para a coloração.
O mercado moderno oferece as seguintes variedades de tinta colorida para revestimentos de concreto:
- epóxi;
- vinil;
- poliuretano;
- emulsão de água;
- borracha.
Ao escolher uma cor, é necessário considerar que tons claros aumentam visualmente o espaço e tons mais escuros diminuem. A cor também deve estar em harmonia com o esquema geral de cores do seu jardim ou casa de veraneio. Os designers consideram aceitável o uso de 3-5 cores no site. Se houver mais, dará ao território uma aparência confusa.
Vídeo: como pintar um caminho de jardim
Epóxi
Tradicionalmente, os revestimentos epóxi são usados em superfícies de concreto. Ele forma uma camada protetora que permite que a pista seja usada em altas cargas sem danificar sua aparência. Essa força é alcançada devido à grande quantidade de substâncias resinosas na tinta. O beco processado durará pelo menos 8 anos sem a necessidade de reparos.
Você sabe As pessoas usam concreto desde os tempos antigos. De volta a 6500 aC Os comerciantes beduínos que vivem no território da Síria moderna desenvolveram um material semelhante ao concreto, que foi usado para a construção de reservatórios subterrâneos.
Este revestimento é baseado em uma mistura de dois componentes separados:
- resina epóxi;
- endurecedor.
Ao contrário da tinta comum, essa composição endurece e não seca. Como resultado, os poros do concreto são selados, envolvendo o revestimento com uma película protetora, que protege a superfície de manchas, manchas e arranhões. A resina usada nela dá brilho à superfície.Vários tons estão disponíveis para venda: do azul metálico ao creme e cinza neutro. Consumo de material - 0,25 kg / m². O número de camadas recomendadas é dois. O tempo de secagem é de 12 a 24 horas por demão. O revestimento epóxi é considerado o mais resistente a arranhões.
Adequado para uso em:
- áreas de tráfego intenso;
- sites de automóveis;
- calçadas;
- áreas de jardim com muita umidade;
- em piscinas, saunas, garagens.
Comparado ao custo de revestimentos, a tinta epóxi é muito mais barata. A única desvantagem desse revestimento é que ele pode ficar amarelo com o tempo. O grau de amarelecimento depende de quão transparente é a resina e de quanto foi exposta à luz solar.
Acrílico
As tintas acrílicas para concreto têm uma composição peculiar à base de resinas com a adição de vários polímeros. Eles podem ser foscos, brilhantes e semi-brilhantes. Tinta acrílica, como epóxi, cria uma camada protetora, bastante durável e confiável, resistente à umidade e altas temperaturas.
Suas características técnicas:
- o tempo de secagem da superfície dura de 30 a 60 minutos;
- porcentagem de umidade - 0-10%;
- consumo - 1,2 kg / m².
O trabalho preparatório é crucial na pintura de concreto. Primeiro, determine o nível de umidade na pista. Para fazer isso, prenda firmemente a seção de plástico na superfície do concreto por 24 horas. Se houver condensação embaixo dela, esqueça a tinta e use outros métodos de processamento. Se a umidade estiver boa, lave a pista com detergente neutro. O óleo ou outras manchas que não puderam ser removidas são removidas com ácido clorídrico e outros meios mais intensos.
Importante! Você pode usar misturas acrílicas em lajes de concreto, mas lembre-se de que elas não lidam bem com danos mecânicos em uma superfície horizontal.
A gravação com ácido permitirá que o corante adira melhor à superfície.. Também é aconselhável reparar qualquer defeito antes de pintar a superfície. A pintura não é a única opção para alterar uma laje de concreto. Os vernizes acrílicos penetram profundamente no concreto e criam uma superfície translúcida. Eles não esfoliam e não descascam como tinta. Os vernizes de concreto são feitos para resistir à abrasão e outros fatores, incluindo raios ultravioleta, estresse mecânico e umidade. Eles também estão disponíveis em diferentes tons.
Borracha
A maioria dos produtos, chamados de tintas de borracha, é feita de borracha sintética, mas, ao contrário das emulsões de látex, elas formam um revestimento protetor espesso. Por exemplo, a Borracha Líquida forma uma camada com 20 mm de espessura.
Essas tintas criam um revestimento elástico que fornece:
- durabilidade
- proteção contra umidade;
- temperaturas extremas;
- produtos químicos
- sol;
- ferrugem e choque.
Eles também fornecem isolamento contra vibrações e reduzem o ruído quando usados como cobertura em uma garagem.
Importante! Observe que a tinta de borracha sintética não é compatível com outras tintas.
Além disso, eles são aplicados a:
- revestimentos impermeabilizantes;
- telhas e calhas;
- frente para piscinas, lagoas para peixes;
- superfícies de madeira ou concreto, muitas vezes em contato com a água.
Alguns tipos de tintas e vernizes podem exigir a aplicação de selante de óleo antes do processamento, portanto, leia atentamente as instruções da embalagem e siga as instruções.Devido à sua composição, a tinta de borracha não é apenas durável - possui alta resistência química, o que a torna ideal para uso agrícola e industrial em áreas onde a pintura deve suportar os efeitos de ácidos, álcalis, águas residuais e sofrer desgaste severo. Além disso, por ser um material ecológico, esse revestimento tem um impacto mínimo no meio ambiente.. Tintas de borracha estão disponíveis em várias cores.
Graças aos seus componentes:
- endurecer em 20 minutos;
- podem expandir e contrair dependendo da umidade; portanto, não racham;
- manter uma faixa de temperatura de -50 ° C a + 60 ° C;
- ter uma cor saturada;
- aplicável para salas sem aquecimento;
- servir até 10 anos;
- consumido numa quantidade de 0,4 kg / m².
Eles são caracterizados por uma excelente relação custo / benefício.
Poliuretano
A tinta de poliuretano é uma maneira acessível, durável e altamente eficaz de proteger uma superfície de concreto. Ele aprimora a cor, dando uma aparência brilhante e também adiciona um revestimento protetor e muito durável para a pista. Substâncias de poliuretano podem ser usadas como revestimento final em pisos epóxi. O material endurece rapidamente e é adequado para uso em uma ampla faixa de temperaturas, além de fornecer proteção UV.
Você sabe Mais de 7 bilhões de metros cúbicos de concreto são produzidos anualmente no mundo. Isso é 1 m³ para todas as pessoas do planeta.
Recursos técnicos:
- revestimento flexível e muito resistente ao desgaste;
- a presença de brilho;
- preservação da aparência, mesmo quando em contato com abrasivos - vidro, areia, concreto;
- tempo de secagem - 2-12 dias;
- consumo de material - 200 g / m²;
- vida útil - 10-15 anos.
Apesar de existirem muitas razões pelas quais as tintas de poliuretano são populares, elas também apresentam várias desvantagens. Eles têm uma composição tão espessa que deve ser aplicada em uma camada muito fina para evitar inchaços e protuberâncias. Uma camada fina não cobre defeitos da base subjacente, portanto deve estar perfeitamente preparada. Caso contrário, um primer epóxi deve ser aplicado e só então revestido com tinta de poliuretano.
Etapas de coloração DIY
Antes de escolher uma tinta para uma pista de concreto, deve-se observar que, dependendo da localização e da zona climática, a faixa de temperatura deve ser levada em consideração. Determina a adequação do tipo de revestimento selecionado. Não experimente, esperando que tinta inadequada se mantenha. Não vai durar muito tempo. Pense também sobre o efeito. Haverá menos riscos no acabamento brilhante, mas as manchas ficarão visíveis nele.
A faixa fosca não é tão impressionante à primeira vista, mas parece mais nova e não requer tanto cuidado quanto brilho. A preparação para a pintura deve ser realizada em dias ensolarados. O piso de concreto deve estar completamente seco. Certifique-se de ler as instruções em todos os materiais adquiridos para o trabalho. Lave bem a pista com agente desengordurante. Faça isso quantas vezes for necessário para torná-lo completamente limpo. Deixe secar bem.
As etapas de coloração incluem várias etapas:
- Remova a tinta velha e alise as áreas irregulares. Remova a poeira que se formou.
- Se a superfície ficar áspera, faça uma mistura de concreto seguindo as instruções da embalagem de cimento. Preencha todas as rachaduras e buracos. Deixe secar. Se a superfície for lisa, vá para o próximo passo.
- Usando um rolo, aplique duas camadas de primer. Você precisa deixar a pista secar completamente entre as camadas.
- Em seguida, usando um rolo ou compressor limpo, aplique 1-2 demãos de tinta. Tempo de secagem de cada olhar na embalagem.
Preparação de concreto
Antes de começar a pintar, lembre-se de que uma condição insatisfatória da superfície aparece através de uma nova camada. Rachaduras e outras imperfeições atrairão atenção e, portanto, devem ser reparadas.
Importante! Certifique-se de usar óculos, roupas e luvas de segurança ao manusear poeira e ácidos de concreto.
Tecnologia de preparação de concreto passo a passo:
- Limpe qualquer concreto solto com uma escova de aço.
- Remova os detritos com um aspirador de pó e encha as rachaduras limpas com concreto novo.
- Alise a superfície com uma massa dura.
- Depois que a superfície secar, lixe as rachaduras com uma lixa de 100 grãos.
- Para trabalhar com manchas, use ácido clorídrico e um raspador com uma lâmina de aço de alto carbono durável em uma alça alongada para facilitar o trabalho.
- Remova a ferrugem usando uma solução para sua remoção, projetada especificamente para alvenaria de concreto.
- Para que a tinta adira melhor à superfície, desengordure. Aplique de acordo com as instruções no rótulo. Use um pincel com cerdas duras. Lave a superfície com uma mangueira de jardim.
A cartilha antes da pintura ajudará a garantir a qualidade do trabalho e a prolongar a vida útil da superfície. Escolha uma cartilha compatível com concreto e tinta. Depois de preparar a pista, aguarde que ela seque completamente antes de ferrar, pois a umidade impedirá que o material se fixe na superfície.
Primeiro, use um pincel para aplicar a substância em um meio-fio ou outro tipo de orla. Em seguida, usando o rolo, prepare a folha restante. Ao aplicar uma cartilha e tinta, mantenha a “borda úmida”, ou seja, não deixe as bordas da área pintada secarem antes de processar a próxima. Isso ajuda a evitar marcas de rolo visíveis na pista finalizada. Depois que o primer secar completamente, aplique a tinta.
Aplicação de tinta
Se a tinta consistir em dois componentes, como epóxi, as duas partes deverão ser misturadas de acordo com as instruções na etiqueta. Aplique a emulsão em duas camadas para obter uma superfície mais resistente à abrasão. Use um rolo, pincel ou spray airless.
Você sabe A primeira estrada de concreto foi construída em 1909. Até esse momento, tijolos, paralelepípedos ou uma mistura de resina e pedras eram usados para assentamento.
Siga estas diretrizes:
- Não trabalhe com tintas e concreto em temperaturas abaixo de + 5 ° C, acima de + 35 ° C e umidade relativa acima de 70%.
- Não pinte se houver chuva ou geada nas próximas 48 horas.
- Apesar de a superfície parecer seca ao toque - mantenha o tempo de secagem especificado pelo fabricante.
- Três semanas após a pintura, lave delicadamente a superfície do concreto com uma esponja macia e um detergente incolor.
Com uma escova
Para costurar as costuras entre as placas individuais, use uma escova fina de 2 a 5 cm de largura. Para áreas maiores, produtos mais amplos são usados. Se um desenho for aplicado à superfície, é conveniente criar um modelo e pintar aplicando-o à superfície.Se você precisar dar a textura de pedra decorativa, poderá marcar os limites da imagem com fita adesiva. É colada à superfície e, após a secagem, a tinta é removida.
Pulverizador de tinta
Existem pulverizadores pneumáticos e manuais. A diferença entre os dois é que o primeiro usa um compressor de ar e o segundo precisa ser bombeado periodicamente para manter a pressão do ar alta o suficiente para pulverizar. O bico do dispositivo deve ser ajustado de modo a proporcionar o melhor resultado ao aplicar uma “tira” com uma largura de 30 a 45 cm, embora possa ser ajustada.A distância ideal para a superfície em que você deseja segurar o pulverizador é a mesma - de 30 cm. Sempre faça movimentos em toda a largura da superfície em uma linha e adicione outra camada na parte superior da segunda, que se sobrepõe levemente à primeira. Continue pelo caminho, linha por linha, até concluir.
Usando o rolo
Rolos selecionados corretamente ajudarão a economizar tempo. Eles vêm em tamanhos diferentes e são projetados para todas as superfícies. Cada rolo consiste em um quadro com uma alça. Seu comprimento deve ser de cerca de 30 cm e um mais longo cansará rapidamente uma mão. Um cilindro de material poroso é usado na armação. É feito de espuma de borracha ou veludo.
Importante! Uma camada de tinta nunca é suficiente para obter o resultado desejado; portanto, aplique o número de camadas recomendado pelo fabricante.
Um rolo com cerdas de fibra natural é melhor usado com tintas a óleo e vernizes, enquanto os sintéticos funcionam bem com misturas de látex. Estes últimos mantêm bem sua forma e rigidez, independentemente da quantidade de umidade que absorveram. Para concreto, é aconselhável escolher um modelo com um comprimento de estaca de 1,2 a 1,5 cm. O menor comprimento destina-se à aplicação de camadas finas de tinta em superfícies lisas (por exemplo, madeira). Na maioria das vezes, modelos submersíveis convencionais são usados para o trabalho.
Mas rolos com:
- sistema de pistões para fornecimento de tintas e vernizes;
- sistema de alimentação automática.
A técnica de trabalho inclui as seguintes ações:
- A fita adesiva é colada sobre a parte da superfície que não deve ser pintada.
- Para distribuir uniformemente o material colorido, o rolo de imersão é baixado para a tinta e enrolado em um palete de papelão ondulado especial.
- Em seguida, faça uma borda ao longo de uma borda da pista.
- Em seguida, é realizada uma mancha ao longo dessa borda, sobrepondo-a parcialmente. E assim eles continuam por todo o comprimento (a tinta deve ser aplicada na direção da luz).
- Cada camada subsequente é imposta somente após o tempo de secagem da camada anterior ser mantido.
- Após o trabalho, os rolos de espuma são descartados e os que podem ser usados várias vezes são embebidos em querosene ou outro solvente. E então eles armazenam em uma sala aquecida.
Você sabe Os construtores romanos misturaram cal, água e cinzas vulcânicas do Monte Vesúvio, chamando o material resultante de "pozzolana". De fato, foi um dos antecessores do concreto moderno.
Precauções de segurança
Como em qualquer trabalho, precauções simples de segurança devem ser seguidas. O revestimento deve ser feito em roupas de trabalho, protegendo as mãos e o rosto de tintas, ácidos e outras soluções.
Você também precisa se lembrar de algumas recomendações simples:
- Ao remover a tinta velha, use um respirador. Antes, os materiais de coloração com a presença de chumbo eram frequentemente usados - seu pó é prejudicial à saúde.
- Colete o lixo durante o processamento em um recipiente fechado.
- Para o trabalho, use uma mistura com um prazo de validade eficaz.
- A tinta restante após a conclusão do trabalho deve ser mantida bem fechada em uma sala com temperatura não inferior a + 12 ° C.
- Se a tinta entrar em contato com a pele, lave-a com um algodão embebido em solvente ou óleo de girassol.
As vantagens de uma pista pintada
De todos os materiais que podem ser usados para caminhos de jardim, o concreto é um dos mais atraentes. Criar essa faixa é barato, rápido e prático.
- Entre suas vantagens:
- força - não há necessidade de se preocupar com o desgaste da superfície;
- respeito pelo meio ambiente;
- facilidade de manutenção - basta lavar a esteira com água e usar um selante e cera a cada poucos meses para atualizar a aparência;
- durabilidade - o material é resistente ao desgaste intenso, umidade, ácidos, sol;
- liberdade de design - é fácil repintar ou dar textura.
O concreto pode ser pintado na fase de criação da pista, adicionando pigmento à solução ou após o endurecimento com várias tintas. A tecnologia de coloração é desenvolvida a tal ponto que mais tons estão disponíveis para sua escolha do que na pintura de madeira.O concreto liso pode ser texturizado, se desejado. Pode ser dada a aparência de pavimentadoras, ardósia, laje de pedra ou mesmo madeira. Além disso, você pode criar costuras no piso de concreto para criar “blocos”, padrões ou outras texturas. A combinação do padrão do painel com o verniz dará ao piso um efeito de marmorização.
Acredita-se que a melhor opção para a coloração seja a tinta epóxi, pois mantém sua aparência original por mais tempo. No entanto, as necessidades de cada caminho do jardim são únicas e dependem do clima, do nível de umidade e dos resultados desejados - é isso que você precisa se lembrar ao escolher.