O tipo de flor é uma colheita despretensiosa e fácil de cultivar em campo aberto. Para as culturas, é preferível o plantio de primavera, associado a várias nuances. Para cultivar flores bonitas e saudáveis, você precisa considerar todas as sutilezas. Leia mais sobre como plantar adequadamente gladíolos na primavera.
Plantio de bulbos de gladíolos na primavera
A cultura é plantada quando a camada do solo a uma profundidade de 10-12 cm aquece até +8 ... + 12 ° C. Datas em diferentes regiões diferem devido ao clima. Os meses recomendados para o plantio são mostrados na tabela abaixo.
Região | Tempo de pouso |
Áreas do sul | Início de abril |
Faixa do meio | Fim de abril - começo de maio |
Sibéria e os Urais | Fim de maio - começo de junho |
Além do tempo de pouso, outras nuances são importantes. Estes incluem lavoura e bulbos, tecnologia de plantio e cuidados adicionais.
Você sabe Título «gladíolo» vem do latim gladius - "espada". Isto é devido ao fato de que as folhas da planta se assemelham a uma lâmina de uma lâmina.
Preparação do solo
Antes de plantar gladíolos, decida o local de desembarque. O solo ideal para a cultura é barro arenoso, barro ou chernozem com acidez pH = 5,5-6,5. No entanto, você pode cultivar plantas em todos os tipos de solo, se você preparar o local anteriormente.
O pré-tratamento é realizado no outono, seis meses antes do plantio. A preparação depende do tipo de solo e consiste na introdução de substâncias neutralizantes.
Solo | O que depositar |
Argila pesada | Areia e turfa |
Sandy | Turfa |
Peaty | Areia |
Ácido alto | Cal (100-200 g por 1 m² de terreno) |
Além disso, também no outono, para todos os tipos de solo, são seguidas medidas obrigatórias de preparação:
- cavando a terra a uma profundidade de 0,5 m;
- remoção de ervas daninhas;
- aplicação de nitrofosfato (30 g por 1 m² de parcela).
Importante! A terra negra é rica em substâncias naturais, portanto você não pode fertilizá-la com nitrofos.
Pré-plantio
Antes de plantar tubérculos, o material de plantio é classificado. Espécimes apodrecidos e secos são jogados fora e os saudáveis são limpos das escamas superiores. Em seguida, os bulbos são tratados com uma mistura de nutrientes. Uma das dicas eficazes é diluir um comprimido de ácido succínico em 1 litro de água e mergulhar o material de plantio nesta solução por 5 horas.
Após o processamento, os tubérculos são dispostos com as raízes abatidas e secas ao sol ou em uma sala com um nível de umidade do ar de até 50%. Nesta posição, o material de plantio é mantido até que as raízes dos bulbos atinjam 2 cm e o último estágio é o tratamento preventivo do fungo. Para isso, as lâmpadas devem ser gravadas com Fitosporin. 10 g de pó são diluídos em 0,5 l de água e o material de plantio é deixado na solução resultante por meia hora.
Aterragem
Para plantar no local selecionado, faça sulcos com profundidade de até 15 cm. A distância entre as fileiras deve ser de aproximadamente 20 cm. A solução de fitosporina preparada a uma taxa de 5 g por 10 l de água é derramada em cada sulco e a areia é coberta com uma camada de 2 cm. A distância ideal entre tubérculos é de 15 cm.
As recomendações sobre a profundidade do plantio dependem do tipo de solo:
- chernozem ou solo arenoso - 15 cm;
- solo pantanoso ou argiloso - 8 cm;
- outras espécies - 10 cm.
Alimentação, rega e cultivo
Brotos de gladíolos aparecem cerca de 15 dias após o plantio. A partir deste momento, eles começam a cuidar das plantas. Os tipos de flor são regados uma vez por semana. A água é derramada sob o caule para que o solo fique saturado com umidade de 2 cm e o solo é umedecido à noite para que a planta não receba queimaduras por exposição à água e à luz solar. Após cada rega, o solo deve ser afrouxado. Caso contrário, a terra será absorvida pela crosta, o que impedirá o acesso de oxigênio às raízes. Além disso, as plantas são alimentadas com fertilizantes.
Importante! O estrume fresco não é adequado para a alimentação, pois é um ambiente favorável ao crescimento de bactérias e esporos de fungos.
Durante a estação de crescimento, são feitos 3 curativos de acordo com as seguintes regras:
- quando as primeiras folhas aparecerem - 25 g de nitrato de amônio por 1 m²;
- após o aparecimento de 5 folhas - 10 g de sulfato de amônio, 10 g de sulfato de potássio e 15 g de superfosfato por 1 m²;
- antes da floração - 30 g de superfosfato e 15 g de cloreto de potássio por 1 m².
Liga e moagem
Os gladíolos têm hastes com meio metro de altura e pedúnculos grandes. Para que as plantas não caiam sob o peso dos brotos, as flores são amarradas e grudadas. Quando os gladíolos florescem, as plantas precisam ser amarradas. Para fazer isso, coloque uma estaca perto de cada flor e amarre as flores com uma corda ou uma longa tira de tecido. Uma opção mais conveniente é instalar a treliça ao longo da linha e puxar a corda, que apoiará os pedúnculos.
Após o florescimento da 5ª folha, as plantas começam a bater. A base das hastes é empilhada com solo a uma altura de 8 a 12 cm e o corte é realizado à medida que a planta cresce. Além do suporte, este procedimento isola o sistema radicular dos gladíolos e promove o crescimento ativo.
Proteção contra doenças e pragas
Tipo de flor suscetível a doenças fúngicas como fusarium, esclerotinia e podridão cinzenta. O fungo pode ser identificado pelo aparecimento de manchas e áreas podres nas folhas, flores e caules. Como medida preventiva, as plantações são tratadas com fungicidas a cada 15 a 20 dias.
Recomenda-se alternar a pulverização:
- "Fundazolum" (1 g por 1 litro de água);
- Solução de cloreto de cobre a 0,5%;
- permanganato de potássio (3 g por 10 l de água);
- Solução a 1% de fluido Bordeaux.
Você sabe Na Idade Média, os tubérculos de gladíolo esmagados foram adicionados à farinha de trigo ao assar pão.
Tripes também são perigosos para os gladíolos. Estes são longos insetos escuros que depositam larvas e se alimentam de suco de plantas. Para curar a planta, é realizada a pulverização das plantações com Fitoverm. Para fazer isso, 8 ml da droga são diluídos em 1 litro de água e tratados com uma solução de flores à taxa de 1 litro por 10 m². A pulverização é realizada 3 vezes durante a estação de crescimento e a floração com um intervalo de 14 dias. O medicamento começa a agir dentro de um dia após o tratamento.
Recomendações e dicas para o plantio na primavera
Jardineiros experientes aconselham a observar o regime de temperatura durante o plantio da primavera. Em solo insuficientemente aquecido, as lâmpadas plantadas congelam e morrem. Certifique-se de conservar os bulbos e o solo com “Fitosporin” - então o material de plantio tratado e as cristas praticamente não sofrem doenças e criam raízes melhor.
Muitos jardineiros estão tentando preservar tubérculos secos e secos. No entanto, as lesões do bulbo indicam uma doença fúngica, por isso é melhor jogar fora esse material de plantio. A exceção são os tubérculos armazenados em alta temperatura. As lâmpadas secas por esse motivo são embebidas antes do plantio em uma solução de refrigerante (1 colher de chá por 1 litro de água morna) por 2-3 horas e depois secas. Depois disso, você pode plantar com segurança o material no solo.
Para plantar gladíolos adequadamente na primavera, é necessário levar em consideração o tempo, os recursos de preparação e a tecnologia de plantio. Os jardineiros devem sempre considerar as características do local, tipo de solo e condições climáticas. O cuidado com as plantas também é importante, realizado de acordo com as recomendações descritas acima. Com a abordagem correta, as plantações irão deliciar o jardineiro com flores incríveis por um longo tempo.