O local de nascimento desta amada flor da primavera é a Ásia central - Irã, Turquia, Afeganistão. Na Rússia, em estado selvagem, as tulipas podem ser encontradas na primavera, nas estepes da Calmúquia.
As tulipas chegaram pela primeira vez à Europa no século XVI como um presente do embaixador turco, e o nome dessa flor vem do cocar “turbante”. Muito rapidamente, a “febre das tulipas” varreu os países europeus, os bulbos dessas flores se tornaram os mais valiosos na Holanda. Uma cebola de uma variedade rara pode custar mais do que uma casa da cidade com todo o seu conteúdo.
A mania universal das tulipas causou um avanço fantástico na seleção dessas flores na Holanda. Os moradores deste país agora são líderes na seleção, cultivo e venda de flores cortadas e bulbos de tulipa.
Em Amsterdã, um festival de tulipas coloridas de duas semanas é realizado anualmente, atraindo um grande número de turistas. Atualmente, existem mais de 3 mil variedades diferentes de tulipas no mundo, e novas variedades aparecem a cada ano.
As tulipas pertencem à família das flores de lírio e estão relacionadas a jacintos, cebolas, alho, lírios e aspargos. As lâmpadas das tulipas são comestíveis; durante a Segunda Guerra Mundial, eles salvaram a vida das pessoas da fome.
A maioria dos jardineiros cultiva tulipas em suas parcelas para apreciar essas lindas flores na primavera. As lojas de flores oferecem uma grande variedade de material de plantio para todos os gostos.
Aqui estão algumas dicas para os compradores:
- É aconselhável comprar bulbos de tulipa em lojas especializadas, e é melhor entre julho e agosto, até que sejam danificados durante o transporte e mudem de um lugar para outro.
- As lâmpadas devem ser completamente cobertas com escamas douradas claras; a lâmpada escura pode estar podre ou superexposta no chão.
- Se a lâmpada parecer muito clara - deixe-a de lado, está estragada.
- O fundo do bulbo deve estar seco, sem raízes.
- Não compre lâmpadas com traços de danos, mofo ou doença.
- As lâmpadas grandes florescem no primeiro ano após o plantio.
As tulipas são plantadas mais perto do final de outubro, após a primeira geada, se a terra fosse macia. Se você fizer isso cedo, eles crescerão no outono e os brotos congelarão. Essas flores devem ser plantadas em áreas com iluminação suficiente, com falta de luz solar, as tulipas não florescem.
Após a floração, os bulbos são desenterrados e armazenados para armazenamento até o próximo outono. Desenterre-as quando as folhas ficarem amarelas e o caule ficar macio. Para melhor amadurecimento do bulbo, as cabeças de flores desbotadas são removidas imediatamente, deixando pelo menos duas folhas. Idealmente, seria bom desenterrar tulipas todos os anos, mas com muito cuidado, as lâmpadas podem ficar no chão por até cinco temporadas.
Bulbos de tulipa tornam-se um petisco para ratos e filhotes de urso. Muitos jardineiros plantam flores em recipientes perfurados especiais para protegê-las de pragas.
As tulipas são extraordinariamente decorativas, são capazes de dar ao jardim primavera uma aparência verdadeiramente real. Combinações multicoloridas de tulipas parecem especialmente vantajosas no canteiro.