A hortênsia pode ser legitimamente chamada de uma das espécies de flores mais exclusivas. Esse representante do mundo das plantas combina várias qualidades benéficas para os jardineiros, das quais a resistência ao frio, a floração prolongada e as inflorescências únicas e elegantes podem ser chamadas de principais. O artigo fornece uma descrição detalhada da hortênsia da panícula Baby Leys como uma das espécies de flores mais populares e também considera todas as sutilezas do cultivo desta planta.
Descrição da nota
Laço do bebê da hortênsia da panículaBebê de hortênsia paniculata Renda) é um representante típico do gênero homônimo pertencente à família hortensiana (Hydrangeaceae) Este é um pequeno arbusto herbáceo com flores, que em condições naturais pode ser encontrado no Japão, na China e no sul de Sakhalin.
Você sabe A hortênsia foi cultivada pela primeira vez na China antiga, cerca de 1.500 anos atrás. Assim, esta espécie é considerada uma das plantas ornamentais mais antigas.
Aparência
É uma espécie de arbusto baixo e bastante elegante. Os rebentos da planta são fortes, formam uma coroa ampla e extensa, mas bastante densa de uma estrutura complexa. A cor das fotos geralmente é de todos os tipos de tons marrom ou verde-marrom. Os galhos são cobertos com folhas de uma cor verde saturada de forma elíptica, com uma nitidez característica na borda. O comprimento médio das folhas é de 9 a 12 cm.O sistema radicular do arbusto é do tipo fibroso, localizado nas camadas superiores do substrato.
As flores individuais da planta são muito pequenas, com um diâmetro de até 2,5 cm, com quatro pétalas brancas ou branco-creme. À medida que a vegetação cresce, pequenas inclusões vermelho-rosa aparecem nas pétalas. Isso ajuda a fazer as pétalas parecerem rendas no meio da estação de crescimento. Esse recurso se tornou o principal motivo do nome Baby Lace, que literalmente se traduz como "baby lace". As flores de hortênsia são coletadas em inflorescências paniculadas grandes e características de uma ampla forma piramidal.
Tamanhos Bush
A cultivar de hortênsia descrita é bastante compacta: a altura média do arbusto é cerca de 90–120 cm e o diâmetro atinge 100 cm.As inflorescências do Baby Lace são muito grandes, com até 30 cm de comprimento e 10–15 cm de largura.
Você sabe Segundo achados arqueológicos, a América do Norte é considerada o centro da ocorrência de hortênsias. Foi nesse território que o arbusto se formou como uma espécie separada, o que aconteceu cerca de 40 a 70 milhões de anos atrás.
O momento e a duração da floração
As flores de hortênsia são observadas desde o início de julho até as primeiras geadas. No entanto, dependendo das características climáticas da região em crescimento, essas datas podem variar um pouco em uma direção ou outra.
Características do cultivo e cuidados
Para cultivar com segurança a hortênsia Baby Lace em sua própria área, primeiro você precisa plantar adequadamente essa planta. Somente a observação minuciosa de todos os meandros da tecnologia de plantio agrícola torna possível evitar a morte de mudas e, com isso, alcançar o florescimento completo do mato após 2 anos.
O plantio de uma flor é realizado durante todo o mês de maio ou outubro, em pequenos orifícios de 30 x 30 cm e, para isso, selecione áreas bem iluminadas com luz difusa ou sombreadas ao meio-dia. Além disso, a planta deve ser protegida contra correntes de ar excessivas, de modo que a área próxima à sebe ou a outros prédios de jardins seja considerada o melhor local para plantar um arbusto.Importante! Em conexão com a coroa de espalhamento distância entre arbustos de hortênsia adjacentes para desembarques em grupo deve ser de pelo menos 1,5 m.
O melhor substrato para a espécie é considerado solo nutritivo e com uso moderado de água. O solo argiloso, bem fertilizado com matéria orgânica (5 kg / m² de húmus, turfa, composto ou estrume podre) é o mais adequado para isso.
Nesse caso, o pH deve corresponder a uma faixa de 5 a 6 unidades; em outros casos, o solo deve ser acidificado (a cada 10 m² de leito, devem ser adicionados 500 g de sulfato de ferro).
Após o plantio, as mudas no futuro devem receber os devidos cuidados, o que permitirá esperar longas hortênsias durante todo o período vegetativo.
Para fazer isso, você deve:
- regar o arbusto regularmente. O solo no canteiro deve estar sempre levemente úmido. Para conseguir isso, a rega é realizada 3-4 vezes por semana com um cálculo de 5-10 l / m² de canteiros de flores. Durante a estação chuvosa, o procedimento é realizado sob demanda;
- pelo menos 1 vez em 7 a 10 dias para realizar a remoção e remoção de ervas daninhas das plantas até uma profundidade de cerca de 10 cm;
- 1 vez em 2-3 semanas para fazer a cobertura. Na primavera e no verão, qualquer mistura mineral à base de compostos nitrogenados é usada para isso. No outono (antes da geada), é introduzido no solo uma cobertura com alto teor de nitrato de potássio. As concentrações de fertilizantes são selecionadas com base nas recomendações do fabricante (localizadas na embalagem);
- certifique-se de aparar o arbusto. Faça esse procedimento uma vez por ano, na primeira quinzena de abril. Durante a poda, os galhos secos e quebrados são completamente removidos, e os do ano passado são encurtados em cerca de um terço, deixando não mais que 2-3 brotos completos;
- proteger a hortênsia de doenças e pragas. Para esse fim, no início da primavera e no final do outono, o arbusto deve ser pulverizado com líquido de Bordeaux.
Vídeo: cuidado da hortênsia
Atenção especial deve ser dada ao inverno da planta. Na zona temperada, na maioria das vezes, os invernos de hortênsias não abrigam, pois essa planta é capaz de suportar geadas sazonais de até -30 ° C. No entanto, com uma fina cobertura de neve, os brotos podem congelar no mato, o que reduz sua decoratividade; portanto, é altamente recomendável preparar a variedade Baby Lace para o clima frio.
Importante! Arbusto de hortênsia do porto polietileno não recomendado — isso pode levar à sua extinção e à morte parcial ou completa dos brotos. O material de cobertura deve necessariamente ser distinguido pelo aumento da permeabilidade ao vapor.
Após a floração, o arbusto deve ser limpo de inflorescências desbotadas e depois cobrir o círculo do tronco. Para fazer isso, use serragem, agulhas de casca ou pinheiro, cascas de sementes, etc. A espessura da camada de cobertura morta deve ser de pelo menos 10 cm e também é recomendável envolver a parte aérea da planta. Para isso, os brotos são cobertos com estopa, fenda, etc. Depois disso, o material de cobertura é firmemente fixado com uma corda.
Aplicação de desenho paisagístico
A hortênsia mais usada é a Baby Lace, usada para plantio em grupo, com o cálculo de 3 a 5 arbustos por canteiro. No entanto, a variedade também pode se tornar o objeto central do jardim em combinação com uma variedade de flores anuais baixas e plantas de cobertura do solo. Nos últimos anos, esses arbustos são frequentemente usados para criar pequenas sebes decorativas ou destacar caminhos e bordas de jardins. A hortênsia também pode ser cultivada com sucesso em recipientes de jardim: nesse caso, a planta permite esverdear a varanda ou o alpendre durante a estação quente.
O Hydrangea Baby Lace é um dos exemplos mais impressionantes de um arbusto universal com flores brilhantes que permite que você esverdeie praticamente qualquer jardim. É por isso que o uso de plantas no design paisagístico moderno é bastante amplo. No entanto, para cultivar um canteiro de flores verdadeiramente espetacular, o arbusto deve ser cercado com cuidados diários, incluindo rega e alimentação regulares com fertilizantes minerais.