Se, ao escolher entre plantas de casa, você prefere variedades de flores, a variedade de violeta Zephyr é ideal para você. Com os devidos cuidados, essas plantas o deliciarão com lindas flores rosa e brancas, exigindo apenas um pouco de atenção em troca. O que você deve saber sobre as nuances do cultivo dessa variedade e qual a melhor forma de organizar o cuidado com as violetas - isso será discutido neste artigo.
Descrição botânica da planta
Uma característica distintiva das violetas Zephyr são as flores semi-duplas e grandes em forma de xícara, com 4 a 7 cm de diâmetro.Pétalas brancas com franjas são complementadas com pinceladas rosa suaves, que aumentam de tamanho durante o crescimento da flor. A violeta floresce profusamente e, por um longo tempo, vários botões podem aparecer em um pedúnculo de uma só vez. Graças a isso, mesmo uma pequena flor parecerá um elegante buquê em miniatura.
Você sabe Hoje, pessoas em todo o mundo cultivam cerca de 500 espécies de violetas, e a maior concentração dessas flores está concentrada na América do Norte, no Japão e nos Andes.
Os recursos externos da variedade incluem:
- folhas verdes onduladas e claras;
- pedúnculos fortes e de pé;
- uma saída grande, porém plana, com uma ligeira pubescência na linha inferior;
- grandes flores brilhantes com pétalas de papelão ondulado.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Antes de comprar uma violeta, lembre-se de criar condições de cultivo adequadas para ela, que incluem a seleção de iluminação, temperatura e umidade na sala. Não funcionará para ajustar a planta às condições ambientais e, na ausência dos indicadores necessários, a flor não criará raízes.
Alojamento
Em termos de colocação de um vaso de flores, a variedade Zephyr não difere em requisitos especiais; portanto, como outros tipos de violeta, é desejável colocá-lo em uma sala com luz brilhante, mas difusa. Se isso não for possível, você terá que sombrear a planta à tarde, quando os raios do sol estiverem mais ativos. Uma solução ideal seria um parapeito da janela na parte leste ou oeste da casa. O crescimento no lado norte é repleto de formação de flores pequenas e pálidas, além de uma roseta fraca, que afeta negativamente a decoratividade geral da planta.
Importante! Durante a estação de crescimento da variedade Zephyr, o horário de verão deve ser de pelo menos 16 horas por dia. Portanto, na ausência de uma quantidade suficiente de radiação solar, a planta deverá ser iluminada artificialmente.
Temperatura e umidade
Marshmallows são termofílicos, como outras violetas. No período de primavera-verão, a temperatura deve ser mantida em + 20 ... + 25 ° C e no inverno não deve cair abaixo de + 16 ° C. Baixar a temperatura na estação fria é um pré-requisito para a planta relaxar antes de iniciar uma nova floração. A umidade na sala não deve exceder 60%, caso contrário, a saída da planta poderá apodrecer. É melhor que o ar da sala esteja levemente seco, então será possível aumentar a umidade para uma norma aceitável colocando recipientes com água limpa ao lado da planta.Nos meses quentes de verão, é permitido ventilar as instalações ou remover periodicamente os vasos para a varanda, mas sujeito à ausência de correntes de ar. É impossível pulverizar as flores, bem como permitir a flutuação média da temperatura diária em mais de 2-3 ° C. Isso inibe o crescimento da flor e leva à fragmentação das flores.
Home Care
O cuidado com o Zephyr violeta prevê regar e curar, podar e transplantar plantas e, em todos os casos, é necessário aderir às regras existentes do procedimento.
Rega
A quantidade de rega ao cuidar de Zephyr violeta é regulada com base na umidade da sala e na taxa de secagem da camada superior do substrato. No verão, é necessário umedecer o solo pelo menos duas vezes por semana e, no inverno, quando a planta estiver em repouso, você pode regá-la cerca de duas vezes por mês, à medida que a camada superior do solo seca. Somente água de irrigação com temperatura de + 18 ... + 26 ° C é adequada para irrigação. Se possível, é melhor filtrá-lo. Quanto ao método de irrigação, somente o inferior será aceitável, com a remoção do excesso de líquido da panela após meia hora.
Importante! Antes de regar as violetas, é útil afrouxar um pouco o solo, dando às raízes acesso ao ar.
Top vestir
O fertilizante para a variedade Zephyr será as mesmas formulações nutricionais usadas para alimentar outras variedades de plantas com flores (por exemplo, "Gilea", "Mr. Color", "Fasko"). Para as flores jovens, elas devem conter nitrogênio e, com a idade, as violetas terão que comprar variedades com alta dosagem de potássio e fósforo. As misturas que contêm nitrogênio não são adequadas para plantas com flores, pois a floração pode parar devido a esse elemento e o efeito decorativo diminui.Durante o crescimento e desenvolvimento ativo, o violeta Zephyr é fertilizado a cada 2 semanas e, durante a dormência no inverno, o número de curativos superiores é reduzido para 1 vez em 2 meses. Com a iluminação natural das plantações, o fertilizante das flores pode ser iniciado em março e finalizado em setembro, aplicando formulações de nutrientes tanto no palete (junto com água morna) quanto na rega superior habitual, o principal é que a mistura não caia nas folhas ou em outras partes da planta.
Poda
As plantas de poda da cultivar Zephyr são baseadas nos mesmos princípios de outros casos, portanto o jardineiro só precisa remover regularmente brotos desbotados, folhas amareladas ou torcidas. É aconselhável cortar a roseta de folhas para que, sob as folhas inferiores, ainda exista um pequeno toco (“perna”), para que possa ser enraizado, atualizando a planta. Para um desenvolvimento uniforme das flores, mesmo após a poda, gire a panela regularmente para que seja iluminada pelos raios do sol por todos os lados.
Você sabe Os povos de muitos países honram as violetas desde os tempos antigos, atribuindo propriedades mágicas a ela. Assim, entre os antigos gauleses, ela era considerada um símbolo de modéstia e inocência, os franceses associavam a fidelidade eterna a ela, e os alemães modernos até organizam celebrações em sua homenagem: tradicionalmente, o primeiro domingo de março na Alemanha é considerado o dia das violetas.
Transplante
O transplante de violeta é um processo vital para a planta, pois as propriedades nutricionais do solo e o tamanho do vaso em si, juntamente com o crescimento da flor, mudam. Para não se enganar na precisão da determinação do tempo de transplante, você precisa conhecer os possíveis sinais da necessidade desse processo.
A lista de fatores de "sinal" inclui:
- O aparecimento de placa branca na superfície do solo, o que indica uma quantidade excessiva de fertilizante aplicada e a falta de permeabilidade ao ar adequada do substrato.
- Um denso emaranhado de um coma de terra pelo sistema radicular da flor, às vezes com raízes saindo por orifícios de drenagem.
- A forma geral de violeta deprimida e sem vida, expressa no escurecimento da cor da folhagem (especialmente se a cobertura não trazer o resultado adequado).
Para plantar violetas, você pode usar qualquer recipiente de plantio, mas não se esqueça que em vasos de cerâmica a água evapora mais rapidamente e a planta precisa ser regada com mais frequência. Quanto ao tamanho do produto, o diâmetro do novo recipiente deve ser três vezes menor que o diâmetro da saída de flores, o que fornecerá a quantidade ideal de mistura de nutrientes para o florescimento de violetas. Além disso, em vasos grandes, a probabilidade de estagnação da umidade é maior, o que terá um efeito prejudicial no sistema radicular da planta.
O processo de transplante ocorre de acordo com o seguinte plano:
- Coloque uma camada de drenagem de argila expandida, perlita ou musgo no fundo da panela selecionada (não mais que 1/5 do volume total do produto).
- Despeje por cima uma pequena quantidade de substrato nutritivo, mas ao mesmo tempo solto (por exemplo, uma mistura de solo foliar, turfa e areia do rio, na proporção de 4: 1: 1, com a adição de carvão ou esfagno). A acidez do solo acabado não deve exceder 5,5-6,5 unidades.
- Retire a planta da panela, retire raízes velhas e podres, folhas amareladas, sacuda o restante do solo.
- Trate os locais dos cortes com carvão em pó (pode ser ativado) e, colocando a planta no centro da nova panela, endireite as raízes.
- Despeje a violeta com a mistura restante do solo no nível das folhas inferiores, despeje água em um dia e adicione solo, se necessário.
Vídeo: transplante violeta
Reprodução
Como no caso de outras violetas, é aconselhável propagar a variedade Zephyr por estacas. O enraizamento de estacas frondosas é muito mais rápido que a germinação de sementes, o que significa que muito em breve você terá uma nova planta com flores.
O processo de propagação por estacas é realizado de acordo com este esquema:
- Escolha uma planta mãe adulta saudável e corte uma folha (de preferência da linha de baixo).
- Depois de partir de uma chapa de 3 cm, faça um corte oblíquo.
- Mergulhe o talo na mistura do solo ou na água para enraizamento e leve o recipiente com material de plantio em um local quente e bem iluminado, apenas sem exposição direta ao sol.
- Cubra o caule com papel alumínio e ventile regularmente pelas próximas 2-3 semanas (este é o tempo que o enraizamento vai durar).
- Após o aparecimento de um número suficiente de raízes, prepare um vaso permanente, coloque uma camada de drenagem e, depois de encher a mistura do solo, plante uma planta jovem.
Ao transplantar mudas de água, todas as ações devem ser realizadas com muito cuidado, pois suas raízes são mais frágeis que as de amostras extraídas do substrato do solo. Se as plantas jovens transplantadas forem muito fracas e houver uma probabilidade de uma ruptura do caule, você poderá apoiá-las com um suporte, proporcionando estabilidade adicional.
Vídeo: Propagação violeta por estacas
A propagação por sementes é um processo demorado que envolve pré-misturar a semente com carvão moído (após agitação vigorosa das juntas, as sementes não são apenas separadas umas das outras, mas também desinfetadas em pó de carvão).
As sementes preparadas são colocadas na superfície de um substrato umedecido e cobertas com vidro, colocadas em um local quente para germinação. A uma temperatura não inferior a + 20 ° C, a aparência dos primeiros rebentos leva pelo menos 20 a 25 dias. Ao cuidar de mudas, umedeça o solo com uma seringa ou pipeta e levante regularmente o copo para ventilação.
Importante! Ao comprar sementes, preste atenção na data de vencimento, porque é improvável que as sementes vencidas produzam bons frutos.
Possíveis dificuldades crescentes
Com os cuidados adequadamente organizados para a violeta Zephyr, não deve haver dificuldades com seu cultivo, mas você nunca deve excluir a possibilidade de algum tipo de doença ou invasão de pragas.
Os problemas mais comuns incluem:
- O aparecimento de oídio - uma doença de origem fúngica. É caracterizada pelo acúmulo de placa branca nas folhas, lembrando poeira (difícil de apagar). O motivo é a combinação de baixa temperatura e alta umidade na sala com um violeta. Para eliminar o uso de drogas fungicidas ("Topázio", "Saprol").
- Desenvolvimento de Fusarium - uma doença que se manifesta na forma de manchas escuras nos pecíolos da planta, que eventualmente provocam decadência e queda das placas das folhas. Para salvar a violeta, as partes afetadas devem ser removidas nos primeiros sintomas e a planta restante deve ser tratada com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Podridão cinzenta - Uma doença de origem fúngica, cujo desenvolvimento pode ser explicado pela entrada de água nas folhas e nas pétalas das flores. Manifesta-se em um revestimento macio e cinza, que leva à decomposição e à morte de violetas. Na luta contra isso, são usados preparados fungicidas (“Fundazol”) e, em casos especialmente difíceis, a planta é transplantada para outro vaso.
Das pragas, a violeta Zephyr é ameaçada por diferentes tipos de carrapatos, tripes, nematóides, pulgões e piolhos da madeira, que podem causar deformações nas placas foliares, aparecimento de manchas e buracos disformes nas folhas e atrofias da planta. Para controlar pragas, são usados inseticidas de ação sistêmica ("Aktara", "Calypso", "Krutzer"). Partes fortemente danificadas da planta terão que ser removidas.
As condições de cultivo e as particularidades de cuidar da violeta Zephyr não diferem muito dos requisitos para o cultivo de outras variedades, de modo que tanto os cultivadores experientes quanto os iniciantes podem lidar com a tarefa. A atenção a estas delicadas e belas flores será totalmente recompensada com floração longa e abundante.