O porco de pernas finas (Paxillus involutus) é um cogumelo comum encontrado sob várias árvores. Ele parece um peito preto. Seu chapéu no estágio leitoso se assemelha ao leitão de um porco, daí o nome - porco. Cerca de vinte anos atrás, era considerado condicionalmente venenoso, mas agora é classificado como um cogumelo completamente venenoso. Leia mais sobre a aparência de um porco e como ser tratado se você o comer acidentalmente, leia o artigo.
Descrição biológica
O cogumelo foi descrito pela primeira vez em 1785 pelo micologista francês Jean Baptiste François (Pierre) Bouillard. Ele o nomeou Agaricus contiguus. Uma característica distintiva do porco são as finas placas bege na parte inferior do chapéu. Se danificados, eles ficam marrons. É fácil separá-los com o dedo se você pressionar logo acima da parte superior da perna.
Você sabe Até 60–70% das chamadas de ambulância sobre envenenamento dizem respeito a crianças menores de 5 anos.
O porco tem outros nomes sinônimos: orelha de porco, celeiro, enterro e outros. Existem também algumas variedades de cogumelos. Este porco é amieiro gordo, avermelhado, de primavera, amônia, em forma de orelha, com esporos.
Descrição:
- Um chapéu Diâmetro 4-15 cm. Carnudo. No meio, há uma depressão em forma de funil. A forma é convexa, com uma borda de feltro com arestas fortes. Torna-se plana-convexa à medida que se desenvolve. A superfície da tampa pode ser lisa ou seca. Ela tem uma azeitona de um porco jovem. Em um fungo adulto - do marrom ao bronzeado, da azeitona ou dun.
- Registros. Facilmente destacável como um todo. Localizado firmemente um ao outro. Cor: amarelado a marrom pálido ou azeitona clara. Se você pressionar ou danificar a placa, aparecerão manchas marrons ou vermelho-marrom.
- Perna. Comprimento de 2 a 8 cm, espessura de até 2 cm, afunila frequentemente na base. Seco, liso, ligeiramente pubescente. Sempre o mesmo tom do chapéu.
- Polpa. Grosso e grosso. Amarelado. O espécime maduro está solto. Afetada por vermes durante uma seca.
- Cheiro e sabor. O sabor é azedo ou neutro. O cheiro é discreto e também bastante neutro.
- Esporo em pó. Pode ser marrom arroxeado ou marrom amarelo.
Importante! Muitas vezes, os venenos de plantas não têm antídoto. O mesmo se aplica ao porco, por isso tome cuidado ao escolher cogumelos.
Onde e quando cresce
Na Rússia, o cogumelo cresce em todos os lugares, com exceção do extremo norte. O porco é um fungo micorrízico. É comum em florestas decíduas e coníferas, onde pode crescer em clareiras sozinhas ou em pequenos grupos. Também pode crescer em troncos. Começa a dar frutos em meados de junho. Porcos jovens são formados até outubro.
Toxicidade
Mais recentemente, o porco foi classificado como condicionalmente comestível. Mas desde que sua toxicidade foi comprovada, ela tem sido venenosa.
A ingestão de um cogumelo venenoso é dividida em 2 grupos especiais com seus sintomas e tratamento:
- ingestão primária de toxinas;
- re.
Se o corpo nunca encontrou um fungo, quando antígenos entram no corpo, vômitos, náuseas, pode ocorrer uma reação alérgica. E mesmo que o corpo normalmente sofra envenenamento, com uma segunda reação será mais violento e poderá ser acompanhado por gastroenterite grave, desidratação, hemólise e insuficiência renal.
Para evitar envenenamento:
- não colha cogumelos desconhecidos;
- coma apenas aqueles que você conhece;
- lembre-se de que limpar, ferver ou secar não torna o cogumelo venenoso não-tóxico;
- se você levar crianças e animais de estimação para a floresta, observe-os com cuidado para que não comam cogumelos, plantas ou frutos venenosos acidentalmente.
Você sabe Crianças e idosos são mais sensíveis e suscetíveis a venenos de plantas.
Sintomas de envenenamento
Uma vez no corpo, o porco libera toxinas que afetam um ou outro órgão. Para reduzir a gravidade da reação, anti-histamínicos são prescritos ao paciente. Os primeiros sintomas de envenenamento aparecem 6 horas após a ingestão de cogumelos.
O envenenamento é acompanhado por irritação do trato gastrointestinal, com o aparecimento de:
- vômito
- diarréia
- febre.
- Se a toxina não for neutralizada, então:
- o amarelecimento da pele se desenvolve;
- há dor no hipocôndrio direito;
- a quantidade de urina excretada é reduzida;
- começa a aumentar a hemoglobina nele.
Se a condição piorar, em 17 dias o paciente desenvolverá insuficiência renal e poderá morrer.
Primeiros socorros
Se você suspeitar que comeu um cogumelo venenoso, não espere até que os sintomas apareçam. Obtenha ajuda chamando uma ambulância. Se uma pessoa que comeu um cogumelo caiu e o choque anafilático começar, chame uma ambulância imediatamente, pois você provavelmente não poderá ajudá-la.
Antes da chegada do médico, você deve:
- faça lavagem gástrica (beba 1-1,5 l de uma solução rosa pálida fraca de permanganato de potássio);
- administrar sorventes (carvão ativado na proporção de 1 g por 1 kg de peso corporal);
- coloque calor no estômago e nas pernas;
- dê ao paciente chá forte;
- administrar um laxante ("Sorbitol" na proporção de 1 g por 1 kg de peso do paciente).
A equipe que chegar à ambulância enviará o paciente a uma instituição médica, onde outros eventos serão realizados. O paciente receberá tratamento e dieta prescritos, aos quais aderirá nos próximos 30 dias.
Importante! Cogumelos venenosos podem causar alucinações. A condição é acompanhada de confusão, fraqueza muscular, agitação, palpitações cardíacas e dor de cabeça.
Consequências do envenenamento
Se a ajuda ao paciente for atrasada, o envenenamento por toxinas pode causar danos aos órgãos internos. Doenças do fígado, rins e trato gastrointestinal podem se desenvolver, por isso não deixe de ligar para um médico e prestar primeiros socorros antes de sua chegada.
Os sintomas gastrointestinais associados ao uso de cogumelos durante o tratamento desaparecem após 2 a 4 diase danos no fígado podem durar uma vida. O grau de dano dependerá da intensidade do envenenamento e do tratamento oportuno. O tratamento de manutenção incluirá a eliminação dos efeitos residuais após o envenenamento.
É perigoso comer cogumelos venenosos. Mas é importante saber diferenciá-los na floresta e poder prestar os primeiros socorros às vítimas. Antes de começar a caçar cogumelos, estude cuidadosamente a descrição das principais diferenças desses cogumelos que deseja coletar.