O zimbro verde fofo é uma das plantas favoritas de paisagistas profissionais e de jardineiros amadores. Ao contrário de seu parente de cipreste, esta planta não é tão exigente em condições ambientais e resistente o suficiente para ser cultivada mesmo nos Urais e nas regiões da Sibéria. Nas regiões de Bashkiria, Chelyabinsk e Sverdlovsk, você pode encontrar arbustos de zimbro nas florestas, onde cresce em clareiras silenciosas e bem iluminadas pelo sol.
Onde e como o zimbro cresce
O juniper é um representante das coníferas da família Cypress. 75 espécies com várias características pertencem a esse gênero, variando entre arbustos baixos, com cerca de 2 metros de diâmetro, e árvores altas e delgadas, que em condições naturais podem crescer até 12 m.
Você sabe Antigamente, acreditava-se que um galho de zimbro, fixado acima da entrada da casa, protegeria do mau-olhado, danos e maus desejos, e uma coroa tecida de seus galhos atrairia saúde e boa sorte para o lar.
Junípero - uma planta dióica; existem indivíduos masculinos e femininos. Os frutos amadurecidos nas plantas femininas são amplamente utilizados como alimento pelos residentes das regiões dos Urais e da Sibéria. Os cones de zimbro amadurecem por quase 2 anos e são considerados adequados para consumo quando sua cor atinge um tom preto e azul com um revestimento azulado.
O zimbro pode ser encontrado em quase todas as regiões da Rússia, desde o sul quente até as duras regiões do norte. Devido ao fato de as raízes da planta penetrarem profundamente no solo e serem capazes de obter nutrientes mesmo com fortes geadas, ele tolera invernos frios severos e longa seca no sul.
Nos Urais
Esse representante de ciprestes é procurado pelos proprietários de casas particulares e casas de veraneio nos Urais, e também é amplamente utilizado no paisagismo urbano. Especialmente popular, devido aos seus cuidados pouco exigentes, o zimbro comum. Sabe-se que o clima na região de Ural é bastante severo e a cor brilhante do zimbro sempre verde acrescenta cor à paisagem de inverno do lado de fora da janela. Além disso, esta planta libera fitonídeos, que têm um efeito benéfico no bem-estar humano.
Muitas vezes, variedades de zimbro na cobertura do solo são plantadas entre plantas amantes do calor. Arbustos perenes cobrem o solo e criam uma espécie de "travesseiro" que retém o calor e permite proteger o sistema radicular de seus vizinhos da geada.
Na Baskiria
Se nos Urais, na concepção de jardins e parques da cidade, o zimbro comum é comum, então em Bashkiria, que fica um pouco ao sul, os arbustos se sentem beme árvores desta espécie.
Portanto, uma das variedades mais populares é o Skyrocket. Esse junípero cresce até 10 m de altura e o diâmetro de sua copa atinge 1 m.A planta possui uma copa de cor azulada, muito bem formada. A planta cresce bem em qualquer solo que não seja solo argiloso, o único requisito é a iluminação adequada.
Importante! Em regiões com fortes nevascas, recomenda-se amarrar zimbros altos no suporte para o inverno, para que a coroa não se desfaça sob o peso da neve.
Na região de Sverdlovsk
Na região mais ao norte de Sverdlovsk, espécies anãs e de cobertura do solo são populares. Uma das variedades decorativas mais populares é a Glauka. Tem agulhas de um tom azulado suave e cresce na forma de um pequeno arbusto, que pode ser dado de qualquer forma ao seu gosto. No entanto, os arbustos jovens precisam de abrigo para o inverno.
O juniper Arkady é frequentemente chamado de uma boa variedade resistente ao inverno, adequada para o cultivo nas condições da região de Sverdlovsk.. Essa planta possui uma qualidade importante - boa tolerância ao gás, o que permite seu cultivo em cidades industriais. A espécie distingue-se por um tom verde brilhante de agulhas e cresce até meio metro de altura.
Regras básicas para plantio e cuidado
O zimbro é fácil o suficiente para crescer independentemente de uma muda pequena. Quase todo mundo pode comprar uma planta pequena, porque seu preço é bastante baixo. No entanto, para obter uma amostra adulta saudável e de alta qualidade, é necessário seguir as regras para plantá-la e cultivá-la.
Ao escolher um local para plantar um arbusto ou uma árvore, deve-se preferir um local bem iluminado pelo sol, sem rascunhos óbvios. Além disso, o tamanho futuro da planta deve ser levado em consideração para fornecer a ela o espaço necessário para o desenvolvimento.
O solo de zimbro prefere o arenoso ou o arenoso, sem ocorrência próxima de água subterrânea. A aterrissagem é realizada após a neve derreter, no final de abril - início de maio. Ao contrário das regiões do sul, onde as coníferas são melhor plantadas no inverno, isso não é recomendado nos Urais, pois as geadas anteriores podem matar uma muda sem raiz.
A cova para o plantio de zimbro deve ser 2-3 vezes maior que a raiz da planta, e sua profundidade é necessária para que o colo da raiz se projete 3-6 cm acima do solo.
O padrão de pouso é o seguinte:
- O fundo do buraco cavado é revestido com uma camada de drenagem, consistindo em tijolo quebrado, pedra ou argila expandida.
- O zimbro é colocado em uma cova, coberto com terra e bateu com força no chão.
- O solo ao redor do tronco é coberto com uma camada de turfa misturada com cones e cascas de nozes. A espessura da camada de cobertura morta é de 10 cm.
- Molhe abundantemente as mudas.
Doenças e Pragas
Apesar de sua resistência, o zimbro é suscetível a certas doenças, que afetam principalmente a aparência das mudas. Uma das doenças mais comuns é a infecção por fusarium, causada por uma infecção por fungos.. Patógenos penetram nas raízes da planta e bloqueiam seu acesso aos nutrientes. Basicamente, esta doença afeta arbustos e árvores que crescem em solos argilosos com excesso de umidade e falta de iluminação.
Importante! Como todas as coníferas, as mudas de zimbro não toleram a secagem do solo durante o período de aclimatação, portanto, você deve monitorar cuidadosamente o nível de umidade do solo, mas ao mesmo tempo não inunda as plantas, pois isso pode causar a multiplicação de patógenos..
Para evitar danos às mudas por infecção por Fusarium, antes de plantá-las, deve-se tratar com preparações especiais à base de cobre - "Ridomil", "Acrobat", "Profit", bem como observar atentamente as condições da planta.
Também um parente de cipreste pode ser afetado pela doença de secar os brotos. Os sinais desta doença são crescimentos rápidos característicos nos ramos e rápido derramamento de agulhas. Quando os primeiros sintomas aparecerem, as áreas afetadas dos ramos devem ser removidas e o zimbro tratado com uma solução de sulfato de cobre.
Outra doença fúngica que afeta as coníferas é shute - uma doença causada por um tipo especial de fungo. Com esta doença, os ramos do zimbro ficam amarelos ou marrons e as agulhas grudam em uma teia acinzentada. Quando os primeiros sinais da doença aparecerem, os brotos afetados devem ser removidos e a planta pulverizada com líquido de Bordeaux ou com as preparações “Quadris”, “Strobi”, “Ridomil Gold MC”.
Você sabe Durante a Grande Guerra Patriótica, os médicos de um dos hospitais da Crimeia, devido à falta de desinfetantes, realizaram várias operações diretamente no bosque de zimbro, onde o ar é quase estéril. Vale ressaltar que não houve complicações pós-operatórias.
Além de patógenos, o zimbro também pode ser afetado por pragas. Um de seus inimigos mais perigosos é a mariposa marrom - uma borboleta cinza-lilás de aparência discreta que coloca lagartas no chão sob o zimbro. Tanto a borboleta quanto suas larvas se alimentam de agulhas, que podem destruir rapidamente o zimbro. Se esse inseto apareceu no local, é necessário tratar as mudas com inseticidas (Akarin, Zolon, Kinmiks, Bitoksibacillin, Decis, Lepidotsid).
Zimbro de coníferas é outro parasita que ama coníferas.. Ela come suco de ambas as agulhas e dos frutos da planta. Na aparência, a praga se assemelha a pequenas conchas convexas, cujo diâmetro não excede 2 mm. O inseto adere ao zimbro e retira todas as substâncias úteis, das quais começa a secar. É melhor remover a bainha mecanicamente, pois sua carapaça é coberta com uma película de cera especial que protege contra fatores externos. Depois disso, você precisa processar os galhos com inseticidas sistêmicos - "Aktara", "Confidor", "Angio", "Calypso".
Nada menos que um escudo de escama, o pulgão de jardim é perigoso para arbustos e árvores perfumadas. Na aparência, esse parasita é muito pequeno, acastanhado, cinza ou verde. Os pulgões costumam se estabelecer em colônias inteiras, e os galhos da planta parecem cobertos com uma substância incompreensível. Existe apenas uma maneira de combater essa praga - tratar as mudas com preparações contra parasitas de jardim, como Fufanon, Karbofos, Actellik, Bankol, Confidant.
O zimbro é uma daquelas plantas que, apesar de sua prevalência e popularidade, não é entediante para os amantes do design de jardins. Devido à sua despretensão e decoratividade, esses representantes sempre-verdes da família dos ciprestes se tornarão uma maravilhosa decoração de um jardim, canteiro de flores da cidade ou território adjacente da casa e encantarão os olhos durante todo o ano, mesmo em áreas frias.