Kalanchoe Kalandiva é uma planta resultante da seleção. É cultivado exclusivamente em casa. Como não leva muito tempo para sair, é adequado para todos os amantes de flores.
Descrição botânica da planta
Traduzido do português Kalanchoe significa "grama da vida". Kalanchoe Kalandiva pertence à família Crassulaceae. Esta planta baixa pode atingir 40 cm de altura. Seus brotos têm uma estrutura espessa e carnuda. Folhas ovais com pecíolos curtos localizados um em frente ao outro. Eles têm uma tonalidade verde escura e são ligeiramente arredondados; o seu comprimento atinge 5 cm, largura - 3 cm.
Você sabe As tribos africanas, conhecendo a cura e outras propriedades benéficas de Kalanchoe, a usaram não apenas para tratar suas doenças, mas também para saciar sua sede.
As flores são colhidas no topo em inflorescências, são eretas, com textura de 1 cm de diâmetro e sua cor é diversa. Assim, na natureza você pode encontrar flores amarelas, alaranjadas, vermelhas, brancas e outras flores de Kalanchoe.
Sistema raiz | desenvolvido |
Caule | na posição vertical |
Forma de folha | oval |
Cor da folha | verde escuro |
Forma da flor | rodada |
Cor da flor | branco, amarelo, vermelho, rosa, etc. |
Propriedades curativas
Kalanchoe é conhecido por ter efeitos anti-inflamatórios, bactericidas, curativos e hemostáticos.
Além disso, o suco da planta é capaz de suportar tais doenças:
- acne e verrugas;
- gripe, resfriado, coriza;
- feridas por pressão;
- desequilíbrio do trato digestivo;
- Dor de dente
- dor de cabeça
- congelamento;
- estomatite e doença periodontal;
- queimar;
- erosão cervical;
- rachaduras nos mamilos durante a amamentação;
- furunculose;
- amigdalite e outros
Importante! Se em proporções iguais misturar água com suco de Kalanchoe e introduzir o líquido resultante nos seios, você poderá remover os sintomas de um corrimento nasal.
Condições de cultivo da casa
Mesmo para um jardineiro iniciante, cuidar desta planta não causará dificuldades especiais. Depois de se adaptar às condições domésticas, cuide da iluminação, ventilação, temperatura e umidade na sala.
Iluminação
A iluminação da planta é moderada. Nesse caso, não coloque a panela em um local muito escuro ou onde exista uma alta probabilidade de luz solar direta cair sobre ela. Assim, o lado ocidental ou oriental da sua propriedade é adequado para ele.
Geralmente os jardineiros colocam um pote de Kalanchoe no peitoril da janela. Nesse caso, é necessário levar em consideração que a deterioração das condições climáticas nas ruas e o tempo nublado impedem o desenvolvimento intensivo da planta. Para evitar isso, forneça a ele iluminação adicional - ela contribuirá para o crescimento dinâmico das folhas. Mas se o Kalanchoe estiver na luz por mais de 9 horas, ele deverá ser removido em um local escuro.
Airing
A ventilação pode não apenas diminuir a temperatura na sala, mas também preenchê-la com ar fresco, o que é muito necessário para o calendário. Este procedimento deve ser realizado pelo menos uma vez ao dia por 10 a 15 minutos. Nesse caso, a flor pode ser retirada em outro local. Mas evite rascunhos, porque sua aparência pode provocar a propagação do mofo nas folhas.
Modo de temperatura
A temperatura mais ideal para o conteúdo desta flor será de + 15 ... + 30 ° C. Mas no inverno, quando a planta ainda está florescendo, ela pode ser reduzida para + 14 ... + 16 ° C. Esse clima contribuirá para o sucesso da postura dos rins.
Humidade do ar
Como a flor tolera facilmente a secura na sala, você pode limpar as folhas 2 vezes por mês com uma esponja úmida - não há absolutamente nenhuma necessidade de borrifá-las. Se a flor estiver empoeirada, você pode fazer um banho quente na água protegida. Pouco antes disso, cubra o solo firmemente.
Como cuidar em casa
Embora o kalandiva não seja caprichoso para cuidar, ainda é necessário se familiarizar com as regras de regar, alimentar e transplantar uma planta. Você também precisa saber como beliscar a planta durante a poda.
Rega
Como Kalanchoe se refere a plantas que possuem tecidos especiais para reserva de água (suculentas), a rega frequente não é necessária.
Você sabe Para determinar a necessidade de regar, você pode inserir um garfo no solo a uma profundidade de 3-4 cm. Se você perceber que os talheres estão secos, o Kalanchoe ainda precisa de rega e, se o solo ainda estiver molhado, esse procedimento pode ser adiado.
É necessário regar esta planta com água defendida em média 1 vez por semana. No verão, em calor quente, isso deve ser feito a cada 3-4 dias, e no inverno - uma vez a cada 2 semanas. A água deve estar à temperatura ambiente.
Top vestir
A introdução de fertilizantes minerais é realizada 2 vezes por ano; outono e primavera são mais adequados para isso. A alimentação com infusões orgânicas é realizada 1-2 vezes por mês durante a postura dos brotos.
Não alimente Kalanchoe com muita frequência - isso pode provocar um aumento em sua massa e diminuir o período e a qualidade da floração.
Nesse caso, a cobertura deve ser adicionada diretamente à água usada para regar a flor. Para fazer isso, você pode usar fertilizantes projetados especificamente para suculentas - eles contêm o potássio e o fósforo necessários para a planta. Isso é muito importante, porque em condições de falta de nutrientes, ele começará a soltar folhas.
Os fertilizantes orgânicos naturais não são adequados para esta planta devido ao conteúdo de nitrogênio neles, o que garante principalmente o esverdeamento da flor, e não a sua floração.
Importante! Para evitar a morte da planta, antes de aplicar fertilizante, é necessário regar o solo.
Poda de coroa
A poda do Kalanchoe calendaliva envolve a remoção não apenas de folhas extras (1-2 extremas, crescendo nas hastes), mas também de caules de flores após a floração. Este último deve ser cortado na base para não estimular a aparência do mofo. Em geral, a poda dará forma à flor, evita infecções e desbota.
No entanto, o algoritmo para sua implementação depende da variedade de Kalanchoe. Portanto, o kalandiva tolera bem a poda da coroa e, mesmo que você remova todos os galhos e folhas, ela ainda será coberta com nova folhagem no futuro próximo. Uma nuance positiva da poda profunda de Kalanchoe é que seus brotos são colocados precisamente no topo de brotos jovens.
Para formar a coroa, é necessário beliscá-las à medida que as pontas crescem. Isso deve ser feito após o desbotamento da planta.
Existem várias regras para o corte:
- O melhor procedimento é antes da hora do almoço.
- Não regue a planta após o procedimento.
- Não deixe a planta ao sol após o procedimento.
- Para uma recuperação completa após o procedimento, 25 a 35 dias devem passar.
- Para realizar a poda, você deve usar uma faca afiada, pois arrancar as folhas com as mãos fará com que a flor desbote.
- Não há necessidade de podar a planta no inverno.
Transplante
Você precisa descobrir com antecedência a melhor forma de transplantar o Kalanchoe Kalandiva, pois isso terá que ser feito imediatamente após a compra da planta.
Aqui está um algoritmo de ação geral:
- Coloque no fundo da panela uma camada de drenagem, que inclui argila, pedras e tijolos. A altura do aterro deve ser de aproximadamente 1,5 cm.
- Polvilhe uma mistura nutritiva do solo, composta por 4 partes de turfa, 2 partes de relva e 1 parte de areia.
- Retire a planta e escove o chão das raízes.
- Lave as raízes em uma solução rosa pré-preparada de permanganato de potássio.
- Coloque a flor em um recipiente com drenagem e pingue-a no solo.
- Da próxima vez, a planta precisará desse procedimento um ano depois, quando seu sistema radicular crescer. O diâmetro do recipiente deve ser 1-3 cm maior.
Importante! Quando a planta se tornar adulta, precisará ser replantada a cada 3 anos.
Antes de plantar, é imperativo aparar as raízes antigas para que se sinta confortável na nova panela. Como um "lar" para a flor deve escolher um recipiente de plástico. Uma panela de barro também é adequada, o que, devido à sua porosidade, permitirá que o sistema radicular absorva oxigênio regularmente.
Reprodução
Propague independentemente a calêndula em casa de duas maneiras.
Estacas
É muito conveniente propagar o calendário pelo método de estacas. Primeiro você precisa escolher um talo - esse procedimento é extremamente importante, pois depende de como a planta se desenvolverá no futuro. Você pode usar qualquer parte da planta: folha ou broto.
As estacas são secas por várias horas em um peitoril quente da janela e depois plantadas em um substrato úmido e vaporizado, composto de turfa e areia (1: 1).
Kalanchoe tem uma alta taxa de propagação vegetativa: graças aos botões da ninhada, cresce de 4-6 meses a 70 cm de altura e, depois que as folhas são cortadas, as restaura em poucos meses. O recipiente é coberto com vidro e colocado em um peitoril da janela a uma temperatura de + 20 ... + 24 ° C.
Para que o solo na estufa não se molde, o vidro é levantado diariamente para ventilação. Regue o plantio conforme necessário. Após o enraizamento, ou seja, após 2 a 4 meses, a planta é transplantada para um local permanente.
Você sabe Devido à alta velocidade de propagação vegetativa, Kalanchoe é capaz de crescer meio ano em seis meses, indicador inerente às seguintes espécies: Blossfeld, Marnier, Degremon e outras.
Sementes
Para a propagação de sementes, a melhor época do ano é a primavera. Primeiro você precisa preparar o solo para a germinação (uma mistura de turfa e areia) e organizar a temperatura acima de + 20 ° C, umedecer e plantar as sementes. Ao apertá-lo com o dedo, você precisa enviar um recipiente por baixo do vidro. Algumas vezes ao dia, recomenda-se ventilar as mudas. Mais tarde, eles devem ser transplantados para um recipiente constante.
Deve-se notar que a propagação generativa (por sementes) de calêndula não faz sentido: primeiro, cultivadores de origem híbrida raramente formam sementes e, segundo, arbustos cultivados a partir deles não herdam as características varietais do espécime materno, o que significa que cultivar uma cópia exata as plantas que você já possui não funcionarão.
Dificuldades crescentes
Embora a imunidade forte seja inerente aos calendários, há vários problemas associados ao processo de cultivo:
- Se as folhas verdes usuais de uma planta ficarem amarelas, isso pode ser um sinal de falta de água e iluminação. Será necessário regar a flor e alterar sua localização, além de colocar uma lâmpada próxima para obter iluminação adicional.
- Folhas cobertas com uma placa azulada indica a infecção da planta com oídio - uma doença fúngica, cujo desenvolvimento é facilitado pela rega excessiva em um ambiente de alta temperatura ambiente. O arbusto afetado deve ser imediatamente transplantado para o solo fresco e tratado com Fundazol.
- Hastes escurecidas na base indicam podridão do sistema radicular. A principal causa desse problema é a inundação do solo. Dificilmente é possível salvar uma flor doente, por isso é necessário cortar todos os brotos saudáveis e colocá-los em um substrato nutritivo para o enraizamento.
- Manchas marrons secas rastejar ao longo das folhas é um sinal claro de rega insuficiente ou desigual. A umidade armazenada nas folhas e caules carnudos ajuda a planta a sobreviver à sede de curto prazo, mas a seca prolongada pode levar a uma perda maciça de folhagem.
- Manchas molhadas de cor marrom - Um sintoma indicando o desenvolvimento de uma infecção bacteriana ou viral. Fungicidas especiais (Topázio, Coro, Hom) ajudarão a curar o primeiro. Infelizmente, as doenças virais são incuráveis, portanto a amostra afetada terá que ser destruída junto com o solo em que cresceu e a panela deve ser escaldada com água quente ou fervida.
Pragas de plantas são:
- pulgões - a presença deste parasita pode ser avaliada torcendo e secando as folhas;
- escudos - deixe placas marrons na folhagem e brotos;
- feltro (cochonilha) - cobre as plantas com pedaços brancos, semelhantes a pedaços de algodão sujo;
- ácaro - Pontos avermelhados na parte inferior das folhas indicam uma lesão.
O cuidado adequado dos parasitas ajudará a impedir o surgimento de parasitas, uma vez que as pragas geralmente escolhem amostras enfraquecidas ou doentes para atacar.
Presságios e superstição
Algumas pessoas que acreditam nos sinais folclóricos estão convencidas de que Kalanchoe é capaz de absorver a energia negativa de todos que vivem ao lado dele. Além disso, ele pode eliminar pensamentos ruins e ajudá-lo a se adaptar a um estilo de trabalho produtivo ou a um lar acolhedor. Segundo outro sinal, se a casa crescer Kalanchoe, sempre haverá felicidade e prosperidade.
Em geral, o cultivo de Kalanchoe não causará muitos problemas com os cuidados adequados e o transplante oportuno. Além disso, o cumprimento da programação de temperatura e rega necessária também contribuirá para o crescimento e desenvolvimento bem-sucedido da flor.