O aquecimento das colméias durante a estação fria é muito importante para manter a vida normal e os descendentes de uma colônia de abelhas. Por que precisamos de aquecimento, seus tipos e design caseiro, leia o artigo.
Por que o aquecimento é usado?
No inverno rigoroso, os apicultores usam aquecimento adicional das instalações para abelhas, tais procedimentos são necessários para excluir a morte da colônia por hipotermia.
O aquecimento pode ser:
- externo - cobertura adicional da sala externa;
- interno - instalação de um aquecedor.
Importante! As modernas tecnologias de aquecimento são capazes de não apenas aquecer a temperatura na primavera na parte livre da colméia de +30°C a +35°C durante a criação, mas também cria condições ideais para umidade do ar não superior a 80%.
Um aquecedor infravermelho com termostato embutido permite salvar toda a colônia de abelhas, além de contribuir para uma ninhada rápida e minimizar o nascimento de insetos com membros subdesenvolvidos.
Quando e como é usado?
O princípio de operação do aquecedor infravermelho é que a radiação penetra na colméia, afetando diretamente a família das abelhas. O aquecimento também atua na superfície da colméia, o que evita sua decomposição e elimina o excesso de umidade.
O aquecimento do ar dentro das colmeias começa na primavera, quando as famílias estão prontas para a criação; em diferentes áreas, o momento do início do aquecimento adicional é diferente. Para os apicultores, o ponto de partida para o aquecimento é o início do excesso de limpeza das abelhas e da temperatura do ar.
Desde novembro, quando as primeiras geadas começam, e até março, para aquecer as colmeias, basta usar o aquecimento natural, instalado sob o fundo. A temperatura sob a estrutura deve ser de 0 ° C, o que será suficiente para a existência normal de abelhas. Essa temperatura é alcançada usando uma potência de aquecimento de 12 watts. Com o advento do degelo da primavera, a partir de março, a temperatura sob a estrutura é aumentada para + 7 ° C, mas eles monitoram de perto a condição dentro da colméia, onde a temperatura não deve exceder + 35 ° C.
Um apiário não precisa de aquecimento a uma temperatura do ar de + 20 ° C, porque essa temperatura permite que os insetos mantenham independentemente a temperatura necessária dentro da colméia.Importante! Ao aquecer, é necessário evitar um forte aumento de temperatura na zona de entalhe, pois os insetos voam para fora, concentrando-se nos indicadores de calor nessa zona da colméia e voando para a rua em clima frio podem morrer.
Tipos de aquecimento
Usar o aquecimento para colméias é simples e confiável, você só precisa decidir sobre a escolha do equipamento. Existem vários tipos de aquecedores que diferem nas funções e materiais da montagem.
Tipos de aquecimento:
- tipo elétrico;
- "O dispositivo de Progalsky."
Tipo elétrico
Aquecer um apiário com eletricidade é uma das maneiras mais fáceis e comuns entre os apiários. Uma placa de aquecimento elétrico fornece a capacidade de interferir minimamente na vida dos insetos.
O aquecedor de filme, apresentado na forma de uma fina, atrás de uma placa selada, dentro da qual existe um elemento de aquecimento.Este tipo de placa de aquecimento se assemelha externamente ao tipo de gusli, entre os apicultores se apaixonou pela facilidade de uso e custo-benefício.
O aquecimento é usado:
- como uma parte divisora quente;
- como aquecedor de paletes, na primavera;
- para aquecer camadas no licor mãe.
Características gerais do dispositivo mais utilizado:
- dimensões - 15,4 × 21,6 × 0,03 cm;
- potência - 12 W;
- consumo de tensão - 12 V.
Você sabe Durante fortes geadas de inverno, para impedir que o útero congele, as abelhas enxameiam acima dele para aquecer e manter uma temperatura de + 28 ° C.
"O dispositivo de Progalsky"
O Progalsky Instrument é um aquecedor para colméias, um produtor doméstico, que é um pequeno aerotermático operando a partir de um cabo de calor blindado capaz de controlar a transferência de calor e a umidade em várias colméias ao mesmo tempo.
O inventor é Fyodor Mikhailovich Progalsky, possui ensino superior técnico no Instituto Politécnico de Novgorod, trabalha no departamento de design há mais de 20 anos. O desenvolvimento do dispositivo de aquecimento foi um sucesso graças a muitos anos de experiência em projeto e operação contínua. O desenvolvimento do aerotermostato feito por Fyodor Mikhailovich Progalsky foi apresentado em 2005, cujo princípio é conduzir o ar aquecido através do duto de espuma. O elemento de aquecimento é um acionamento elétrico flexível com alta resistência.
Como fornecer uma colméia com aquecimento elétrico?
Para regular o regime de transferência de calor na colméia, não é necessário comprar aquecedores elétricos, eles podem ser construídos de forma independente.
Aquecedor de quadro
Confira
Materiais para a fabricação de um aquecedor de esquadrias:
- barra 40 × 2 cm - 2 PCes .;
- barra 30 × 2 cm - 2 PCes .;
- Prego de 50 mm - 8 peças .;
- fio nicrômico com um diâmetro de 0,4 mm - 3,81 m;
- um fio com um diâmetro de 0,4 mm, o comprimento deve atingir 2 m;
- fita isolante.
Instrução de produção:
- Para fazer a armação, é necessário conectar as barras de 40 × 2 cm com uma viga de 30 × 2 cm usando 8 pregos de 50 mm; para isso, as pranchas são dispostas em um ângulo de 90 ° na forma de uma armação e 2 pregos são presos em cada canto, conectando as barras.
- Dos lados onde o comprimento é de 30 cm, é necessário fazer pequenos entalhes, que estarão localizados a uma distância de 1 cm um do outro.
- O fio nicrômio de 3,81 m de comprimento é enrolado firmemente ao redor da estrutura e preso no lugar dos entalhes. O nicrromo do enrolamento é realizado de modo que o início e o fim do fio saiam de um canto, deixando um espaço de cerca de 2-3 cm.
- Um fio de 2 m deve ser fixado com um fio, torcendo e isolando subsequentemente com uma fita isolante e depois conectado a um transformador.
A estrutura é presa à parte inferior da colméia e os fios são conduzidos através do entalhe ou do telhado, dependendo do princípio da localização do transformador principal.
Vídeo: aquecedor de quadro de colméia
Aquecedor de placas
Materiais para a fabricação de aquecimento de placas:
- ardósia 2,1 × 11 × 0,5 cm;
- chapas de ferro, para revestimento 2.1 × 11 × 0.1 cm - 2 unid .;
- fio nicrômico 0,6 mm - 6 m;
- Parafuso de 50 mm - 4 peças .;
- fio 0,6 mm - 2 m.
Instruções de montagem:
- A placa de ardósia deve ser perfurada a uma profundidade de 0,5 cm, em incrementos de 0,5 cm a partir dos lados longos.
- O fio nicrômico é enrolado em uma placa, passando por cada orifício no lado oposto, o procedimento é realizado de modo a obter um enrolamento denso com um fio.
- As extremidades do fio devem sair de um canto, devem ser conectadas ao fio por torção e firmemente isoladas.
- Cubra o enrolamento resultante com chapas de ferro em ambos os lados e prenda com 4 cantos com parafusos.
- Fio, conecte ao transformador.
O aquecedor é instalado sob o espaço do quadro e o fio é conduzido para fora da tampa da colméia.
Dicas úteis
Para isolar as colmeias durante o inverno, siga as seguintes regras:
- A colmeia no apiário deve ser colocada próxima uma da outra, é mais fácil conectar um aquecimento elétrico e é criada uma proteção adicional contra o vento.
- As casas para abelhas são colocadas em concreto e também tentam fortalecer não apenas o fundo com aquecimento elétrico, mas também isolar as paredes com espuma.
- Ao aquecer as casas de abelhas, é necessário controlar claramente o nível de ventilação e umidade, razão pela qual uma casa de verão é equipada nas partes inferior e lateral da colméia. Deixe mais baixo, forneça uma válvula para evitar correntes de ar.
No inverno e na primavera, as abelhas precisam desesperadamente de aquecimento adicional das colméias, o que ajuda a manter ótimas condições de temperatura dentro da casa e também ajuda a aumentar a população devido ao nascimento de rainhas saudáveis. Um suprimento de calor ininterrupto será garantido pela instalação de um aquecedor elétrico, que devido à sua multifuncionalidade garantirá a correta transferência de calor e umidade dentro da colméia.