Juntamente com outras plantas coníferas, os ciprestes são usados ativamente no projeto da paisagem. Uma das variedades bastante atraentes nesse sentido é o cipreste Lavson Elwoody. Antes de seu cultivo, vale a pena abordar com mais detalhes as características botânicas, regras de cuidados e possíveis problemas ao crescer.
Descrição botânica da planta
Cypress e cypress são duas plantas diferentes pertencentes ao mesmo gênero (Cypress). Externamente, eles são semelhantes. Mas nas ciprestes, os galhos são mais planos e menos gerais, e os pequenos cones contêm apenas 2 sementes (o cipreste tem muitas delas). No ambiente natural, a vegetação em questão é encontrada na América. Lá atingem uma altura de 80 m. As formas de jardim, no entanto, têm dimensões mais modestas - até 7 m. Se considerarmos as formas selecionadas, sua altura não excederá 3 m.
Chamaecyparis lawsoniana Ellwoodii obtida através do trabalho de criadores no Reino Unido no início. Século XX Por algum tempo, a conquista foi melhorada e várias espécies foram criadas.
Descrição botânica geral da planta em questão:
- forma de vida - árvore;
- o sistema radicular é superficial;
- coroa - boliche regular;
- altura - não mais que 3 m, quando cultivada em clima temperado - 1.6–1.9 m;
- ramos - localizados muito densamente, achatados;
- agulhas - escamosas, curtas, duras, pintadas de amarelo, esmeralda com uma tonalidade azul ou creme, dependendo da variedade;
- cones - numerosos, de até 1 cm de tamanho, de cor marrom, contêm 2 sementes com asas, o que as torna facilmente transportadas pelo vento.
Uma cultura sem abrigo é capaz de suportar geadas de -17,8 ...- 20,6 ° C. Mesmo uma única queda de temperatura abaixo do limite especificado pode destruir completamente a planta. Nas regiões do norte, vale a pena abandonar completamente o cultivo de ciprestes ou cultivá-lo em condições de estufa. A planta se desenvolve muito lentamente. O crescimento médio anual é de 5 cm. Um cipreste de dez anos cresce até uma altura de 1 a 1,5 m, não mais.
Variedades de cipreste Lavson Elwoody:
- Empire - altura de até 1,5 M. Os brotos crescem perpendicularmente ao solo, são muito densamente arranjados. Agulhas verdes com um tom dourado.
- Ouro - um grande representante. Sua altura varia entre 2 e 2,5 m Os galhos são cobertos com agulhas verdes claras e densas, com pontas amarelas brilhantes. Essa coloração é preservada apenas ao plantar vegetação em uma área ensolarada. Mesmo na sombra parcial, a cor será apenas verde.
- Pilar - diferencia-se na coroa mais frouxa, do que a cópia superior. Agulhas azul esverdeado com um tom azulado. Em altura, a planta pode atingir 2,2 m.
- Branca de Neve - um espécime anão que atinge apenas 100 cm de altura e é um arbusto exuberante com agulhas de tonalidade cinza-azulada com pontas cinzas. Devido a esta cor, parece que a vegetação está coberta de neve.
Aterragem
Ciprestes desta espécie preferem iluminação abundante difusa, mas não o sol escaldante. Variedades com uma cor escura terão iluminação suficiente por 6 horas por dia - o resto do tempo elas se sentirão bem à sombra parcial. Instâncias com manchas leves de agulhas precisam de mais luz.
Importante! Compre mudas apenas em viveiros locais. Ao fazer pedidos no exterior, há um alto risco de obter uma planta que não possa se enraizar no local devido à secagem do rizoma durante o transporte.
A preparação do local deve ser feita com antecedência. Dado que o pouso será realizado na primavera, o trabalho organizacional precisa ser feito no outono. Limpe cuidadosamente a área. Remova detritos de plantas, pedras, etc. Depois disso, o solo deve ser escavado a uma profundidade de 40 cm. Adicione 20 kg de areia a cada m² de área (sem necessidade de arenito), 20 kg de turfa vermelha. Imediatamente após isso, o cultivo é realizado novamente, mas já a uma profundidade de 20 cm.
Aterragem em fases:
- Em duas semanas, prepare um poço de aterrissagem - faça um buraco 1,5 vezes o tamanho da raiz da planta. No fundo, coloque 20 cm de argila expandida e 5 cm de areia de rio grande. Os 20 cm superiores do solo do poço são misturados com húmus foliares, solo gramado e turfa de cavalo vermelha. Todos os elementos são misturados em proporções iguais. Cubra a areia com o substrato obtido (coloque cerca de 15 cm).
- Após 2 semanas, despeje 10 litros de água no poço. Aguarde até que seja completamente absorvido e coloque as mudas no buraco. Polvilhe as raízes com o solo. Certifique-se de garantir que o pescoço da raiz permaneça nivelado com o solo.
- No final da manipulação, aplique multa no círculo do tronco com composto, após regar o solo.
Cuidado
O cipreste perene é uma planta bastante tenra. Diante disso, ele precisará de cuidados especiais. É muito mais fácil realizá-lo durante o cultivo em casa, e não em campo aberto. Portanto, ao cultivar um apartamento, será necessário irrigar regularmente, impedindo que o solo seque, e é imperativo instalar um umidificador doméstico próximo a ele. Periodicamente, será necessário fertilizar e transplantar plantas a cada 3-4 anos em grande capacidade. Ao cultivar ao ar livre, você terá que fazer um pouco mais de esforço para obter um bom resultado.
Rega e alimentação
A umidade deve ser aplicada ao solo com frequência suficiente. É importante evitar até a menor secagem da terra. Esta regra se aplica não apenas às plantas plantadas recentemente, mas também àquelas que há muito se enraízam no local. No verão, uma vez a cada 2 semanas à noite, a aspersão deve ser realizada, molhando completamente a coroa inteira da mangueira. Esta manipulação visa aumentar a umidade do ar, lavar a sujeira, poeira e insetos nocivos.
A cultura em questão precisa desesperadamente de se vestir bem. Você deve escolher entre uma lista de produtos especializados destinados a coníferas. "Kemira", "Agulha Verde" e similares adequados. Use-os de acordo com as instruções.
Importante! Ao escolher fertilizante para o cipreste, preste atenção às instruções dos fabricantes - deve haver uma nota "primavera-verão" ou "outono". Escolha o tempero estritamente de acordo com a estação.
Afrouxamento e cobertura do solo
Dado que o rizoma está localizado muito próximo à superfície do solo, ao se soltar, há um risco muito alto de danificá-lo. Melhor prestar mais atenção à cobertura completa. Nesta capacidade, você pode usar composto ou turfa com alto teor de ácido. Essa abordagem garantirá a conservação a longo prazo da umidade no solo, protegendo contra o desenvolvimento de plantas parasitas.
Poda
As espécies de ciprestes em consideração toleram perfeitamente a poda. Mas ele já tem uma linda coroa, então geralmente eles se envolvem em moldagem apenas ao organizar uma cobertura. Nos desembarques solitários, eles são dispensados de manipulações sanitárias, envolvendo a remoção de galhos que crescem para dentro ou para fora da massa geral, bem como danificados. Passe-os na primavera e no outono.
Paralelamente às sobras sanitárias, elas limpam. Parte das agulhas resseca e deve ser removida. Isso é muito fácil de fazer manualmente, basta remover as agulhas secas dos galhos. O manuseio deve ser feito com luvas de pano e um respirador. Caso contrário, você pode sofrer sérias irritações ou até alergias, sem mencionar a inalação de poeira. Imediatamente após o corte e a limpeza, a vegetação é tratada com uma solução a 1% de sulfato de cobre. Todas as seções são cobertas com var jardim. Todos os detritos da planta são removidos de debaixo da árvore.
Transplante
O transplante regular é necessário para plantas cultivadas em vasos. Eles são manipulados, como já mencionado, uma vez a cada 3-4 anos. Em outros períodos, eles simplesmente adicionam solo nutriente, incluindo turfa, solo com grama e areia e fertilizam abundantemente.
O tempo adequado para o transplante é primavera. À noite, a planta é abundantemente regada e um novo recipiente é preparado. O pote deve ser 1,5 tamanhos maior que o anterior. É melhor selecionar recipientes largos, mas não muito profundos, pois o rizoma está localizado na parte superior e cresce mais.
Você sabe Das coníferas, os maiores cones crescem no pinheiro Lambert. Atingem 60 cm de comprimento.
O solo para transplante pode ser comprado na loja ou você pode misturá-lo em proporções iguais:
- húmus foliar;
- solo de relva;
- areia;
- turfa azeda.
A esta composição adicione 20% da massa total de cinzas de madeira.
O transplante é realizado pelo método de transbordo, mantendo um pedaço de terra.. Antes de iniciar a manipulação, o fundo da nova panela é preenchido com argila expandida em 10 cm, depois 10 cm de areia e a mesma quantidade de solo são depositados. Remova cuidadosamente o cipreste do tanque antigo, avalie o estado das raízes e, se estiver tudo bem, passe imediatamente para uma panela nova. Os vazios são preenchidos com a mistura do solo e depois abundantemente regados e cobertos com turfa. Algumas semanas após o transplante, a vegetação é mantida em sombra parcial para permitir a adaptação a novas condições.
Invernada
Nos primeiros três anos após o plantio, mesmo quando cultivado nas regiões sul com invernos quentes, o cipreste precisa de abrigo para o inverno. É suficiente jogar lutrasil ou spanbond em uma árvore durante um estalo frio. Em regiões frias com clima temperado, aumente a camada de cobertura morta para 15 cm algumas semanas antes do início do tempo frio. Coloque um abeto ao redor da árvore e cubra os galhos com lutrasil. Se as plantas estiverem em vasos, é melhor movê-las para uma sala fresca para o inverno, onde a temperatura é mantida em + 10 ° C.
Possíveis doenças e pragas
No ambiente natural, os ciprestes são muito raramente afetados por doenças e pragas. Mas em nossas latitudes com baixa temperatura e falta de umidade, muitas vezes é afetada por uma doença como shute. Tem uma natureza fúngica, se espalha rapidamente por toda a planta. Sintomas - escurecimento e escurecimento das agulhas, seguido de derramamento. Como uma luta, a primeira coisa que eles fazem é limpar completamente os brotos danificados. Depois pulverizado com uma solução de sulfato de cobre a 1% de concentração.
Você sabe As árvores absorvem apenas 10% da nutrição de que precisam do solo e os 90% restantes da atmosfera.
O principal parasita que come as agulhas de cipreste é um ácaro. Se a aspersão for realizada a tempo, os problemas poderão ser evitados. No caso de ocorrência de uma praga, é necessário pulverizar Caesar 3 vezes com um intervalo de duas semanas. Dilua a substância de acordo com as instruções.
A sarna pode se reproduzir em espécimes domésticos. É muito difícil identificá-los e produzi-los também. Muitas plantas afetadas morrem invariavelmente. Para eliminar os insetos, use o medicamento Fitoverm de acordo com as instruções. O processamento deve ser realizado a cada 2 semanas por 2 meses.
O uso da madeira no paisagismo
Todas as variedades desta planta são usadas ativamente em sebes e fazem fronteiras com elas. Também são interessantes os ciprestes perto de casas na zona da frente. Essas variedades são adequadas para jardins ornamentais, jardins de pedras. Com a ajuda deles, você pode sombrear a fonte ou zonear o território, separando a área para descansar.
Os ciprestes Lavson Elwoody têm um alto efeito decorativo. Adequado para cultivo em campo aberto nas regiões sul e na faixa central, no norte - apenas em estufas ou em casa. Na enfermagem, a vegetação é moderadamente caprichosa.