Afelandra veio até nós dos trópicos do continente americano. Esta planta parece bonita e exótica, graças às folhas grandes e flores interessantes. Também é valorizada por sua longa floração, que ocorre principalmente no outono, quando muitas flores de interior já desapareceram. Considere que tipo de planta cultivada no exterior, como cuidar dela e que sinais estão associados a ela.
Descrição botânica da planta
Essa planta sempre-verde da natureza cresce nos trópicos e, às vezes, nos subtrópicos das partes sul e central da América. Pertence à família Acanthus. Segundo o projeto da Internet The Plant List, o gênero Afelander possui 196 espécies.
Afelandra tem a aparência de arbustos formando arbustos com até 1-2 m de altura (na natureza). As folhas são grandes, em algumas espécies os veios de uma cor esbranquiçada são claramente distinguidos, o que torna a folhagem variada. Floresce inflorescência em forma de espigão, semelhante a um cone. A flor tem dois lábios - a parte superior possui dois dentículos e a inferior consiste em três lâminas. Folhas próximas à inflorescência são geralmente coloridas.Você sabe O nome do estrangeiro é composto por um par de palavras gregas traduzidas para o russo como "simples" e "homem". Esta planta recebeu essa designação devido ao fato de possuir flores com anteras simples de um nariz.
Detalhes:
Caule | Gordo, carnudo, ereto |
Forma de folha | Grande, oval com pontas pontiagudas |
Cor da folha | Verde ou heterogêneo |
Forma da flor | dois lábios |
Cor da flor | amarelo, laranja, vermelho, lilás |
Forma de frutas | box |
Tipos principais
Os seguintes tipos de afelander são cultivados como plantas de interior:
- Dourado (laranja). Possui folhas grandes (até 25 cm) com veias prateadas visíveis que conferem à planta uma bela aparência manchada. Floresce por cerca de uma semana, lançando uma inflorescência de 10 a 15 cm de comprimento com flores alaranjadas brilhantes. Especialmente popular é a sua variedade - Afelander Retzl.
- Saliente. Também possui folhas variadas de até 20 a 30 cm de comprimento, mas a parte inferior é mais clara que a superior. Floresce com uma inflorescência pineal de forma tetraédrica com até 30 cm de comprimento e flores amarelas brilhantes que são lindamente sombreadas por brácteas alaranjadas. Possui floração longa - de maio a junho e novembro.
- Quatro lados. Cresce até um metro e floresce com espetaculares flores escarlates. Tem uma cor de folha verde simples.
- Sinclair. Possui os maiores tamanhos - cerca de 3 m. Possui folhagem verde com veias prensadas e lindas cores laranja ou rosa de grandes inflorescências.
Condições de cultivo da casa
Para esta flor interior caprichosa, é necessário criar condições ideais, caso contrário ela despejará suas belas folhas.
Iluminação
Se esta planta for iluminada por menos de 8 horas, ela precisará ser iluminada com um phytolamp. Com a falta de luz, ela se estende, não parece tão decorativa e deixa de florescer. Afelandra prefere luz difusa, e os raios diretos do sol podem causar uma queimadura, de modo que a planta é protegida do sol.
Temperatura
Esta flor dos trópicos adora calor e requer um regime de temperatura de + 18 ... + 25 ° С. As condições da sala são bastante adequadas para ele, mas você precisa garantir que não haja correntes de ar ao ventilar a sala. No inverno, recomenda-se baixar a temperatura para + 16 ° C. Baixar a temperatura abaixo de + 13 ° C afeta negativamente a planta.
Humidade do ar
Afelandra ama o ar úmido; Recomenda-se pulverizar diariamente a partir de um pequeno frasco de spray. Isto é especialmente verdade durante a estação de aquecimento, quando as baterias estão com ar muito seco. Água para pulverização é usada fervida. É útil fazer ventilação, mas para que a planta não sofra frio e corrente de ar.
Com umidade insuficiente do ar, a flor torna-se sensível a muitas doenças e descarta as folhas. O primeiro a sinalizar falta de umidade será que no afelander as pontas das folhas começarão a secar.
Para não borrifar a planta o tempo todo com ar seco, recomenda-se colocar um palete com pedras decorativas embaixo, umedecidas com água. Essa hidratação é suficiente por um longo tempo.
Home Care
Uma flor extravagante como a Afelander deve ser cuidada com cuidado. Ao lado dele, é melhor não colocar outras flores - ele não gosta do bairro. A planta é transplantada todos os anos, coleta solo nutriente para transplante, devidamente regada e fertilizada.
Rega
No tempo quente, a planta exige rega mais frequente - você não deve permitir a secagem ou alagamento do solo. Normalmente, no verão, você precisa regar a planta todos os dias. No inverno, a rega é menos frequente (1 vez por semana) e não tão abundante, mas a terra deve sempre ser umedecida.
Importante! A água deve estar macia e em temperatura ambiente. É necessário regar sob a raiz, impedindo que a água entre na folhagem.
Para a irrigação, é melhor usar água da chuva ou derreter, mas você pode usar a água da torneira fervida e resfriada da chaleira.
Top vestir
Uma flor de crescimento rápido, como a Afelander, requer fertilização pelo menos uma vez por mês, mas de março a novembro - a cada 2 semanas.
Os seguintes fertilizantes são adequados para a cobertura:
- Bona Forte
- "Agrícola";
- "Baikal EM-1";
- Energen.
Depois de comprar ou replantar esta flor caprichosa, recomenda-se alimentá-la com “Adaptação Bona Forte”, pois ela contém todas as substâncias que ajudam a planta a superar o estresse causado pelas mudanças.
Poda
Afelandra está crescendo rapidamente e precisa de atualizações frequentes. Esta planta pode ser atualizada com o corte, encurtando os brotos para 25 cm - ajuda a manter sua compacidade e decoratividade, ajuda a aumentar o número de pedúnculos. Este procedimento é realizado no final do inverno ou no início da primavera, pouco antes do início da estação de crescimento. Em seguida, a planta aparada é pulverizada e um saco é colocado em cima dela para manter a umidade necessária, ou a pulverização é repetida com frequência.
Importante! Se as plantas não forem cortadas, elas se esticarão e se transformarão em arbustos com caules nus.
Transplante
Para manter uma aparência estética bonita, os jovens Afelanders são transplantados todos os anos. Os transplantes de plantas com mais de 3 anos de idade são realizados uma vez a cada 3-4 anos. Recomenda-se que o próprio processo seja realizado no início da primavera.
Você pode comprar para transplantar solo para plantas de interior com uma acidez de 5,5 a 6,5 Ph, mas é fácil prepará-lo com suas próprias mãos.
Para fazer isso, você pode fazer as seguintes misturas:
- relvado de uma horta, turfa seca e areia grossa de rio na proporção de 2/1/1;
- solo para floração de plantas de interior, turfa seca e areia grossa do rio na proporção de 6/3/2;
- relva, areia grossa, turfa seca, húmus (4/1/1).
Ao transplantar, o vaso deve ter 6 a 7 cm de diâmetro maior que a própria flor de interior e sempre com um orifício de drenagem suficiente. É melhor que seja feito de cerâmica não vidrada.
Ao realizar um transplante, você deve seguir as seguintes recomendações:
- Primeiro, despeje bastante flor no quarto.
- Após 4-5 minutos, quando o solo absorve bem a umidade, remova cuidadosamente a planta da panela. Enxágüe com água corrente da torneira.
- O sistema radicular deve ser examinado. As raízes secas, estragadas e quebradas são cortadas em um ângulo de cerca de 45 ° com uma faca, que é pré-lavada para desinfecção com uma solução de manganês.
- A fatia deve ser tratada com pó de carvão ativado.
- No fundo do tanque para o plantio, é necessário colocar uma drenagem com uma camada de 3-5 cm de argila expandida, seixos ou cascalho.
- Despeje 1/3 da panela no solo preparado e coloque o afelander na vertical, tomando cuidado para não danificar as raízes.
- Cubra a planta com o solo e aperte com cuidado. O solo não deve atingir a borda da panela de 1,5 a 2 cm.
- Regue a planta da casa e coloque-a no local escolhido.
Reprodução
A propaganda pode ser propagada de duas maneiras - estacas e sementes.
Estacas
Na maioria das vezes, as estacas são usadas para propagar esta planta de casa. As estacas são cortadas apenas a partir de uma amostra adulta e completamente saudável. Esse processo é melhor realizado na primavera.
As estacas são cortadas em 10 a 15 cm de comprimento, cada uma com pelo menos 2 folhas e uma ponta. A princípio, o talo cortado se desenvolve fracamente.
Para enraizar bem essa planta, você precisa seguir as seguintes recomendações:
- as partes superiores cortadas das estacas são colocadas em uma solução de um estimulador de crescimento ("Heteroauxin", "Epin");
- a área de corte é brevemente colocada em pó de carvão e depois verticalmente em areia umedecida ou em uma mistura de areia com turfa;
- por cima, você pode cobrir com um frasco de vidro ou plástico para manter os níveis de umidade. É removido diariamente por 12 a 15 minutos para o procedimento de ventilação;
- condições recomendadas para enxerto - faixa de temperatura dentro de + 22 ... + 25 ° C, alta umidade.
O Afelander também pode ser propagado por folhas enraizadas - esse processo ocorre da mesma maneira que as estacas enraizadas. Mas não é tão eficaz quanto outros métodos de reprodução.
Cultivo de sementes
Para obter material de semente de alta qualidade, siga o seguinte procedimento:
- Prepare o solo para o plantio misturando areia grossa com turfa. A mistura deve ser descontaminada assando no forno ou panela. Além disso, você pode derramar uma solução de manganês.
- Coloque as sementes no solo preparado com um intervalo de 2 cm, despeje uma camada de areia mais fina por cima e despeje sobre a água.
Importante! As sementes perdem rapidamente a capacidade de germinar e, portanto, devem ser plantadas no solo imediatamente após a colheita.
- Cubra a panela ou recipiente plantando em cima com um saco plástico para criar condições de efeito estufa. Remova o filme por 5 a 10 minutos diariamente para ventilação.
- Condições ideais para germinação - temperatura + 21 ... + 23 ° C, boa iluminação, alta umidade.
- O solo que seca deve ser umedecido com spray.
Possíveis dificuldades crescentes
Embora o estrangeiro seja relativamente resistente a doenças e pragas, às vezes há alguns problemas com seu conteúdo.
Não floresce
Se a falta de cor ocorrer no projetor que sai, isso se deve ao não cumprimento das condições de cultivo necessárias. Essa variedade precisa de um período inativo após a conclusão da floração - para isso, a temperatura e a quantidade de rega são reduzidas.
Em outros casos, o motivo da falta de cor é a falta de nutrientes no solo. Para eliminar esse problema, você precisa fazer a alimentação apropriada.
A floração pode estar ausente devido à falta de luz.
Doença
Basicamente, o afelander é exposto a doenças fúngicas que surgem devido à rega excessiva, bem como ao usar solo não desinfetado para o plantio, falta de drenagem.
Considere os principais:
- Kinespore. Esta é uma doença fúngica, que se expressa na aparência de manchas marrom-pretas nas folhas, que gradualmente se enrugam e morrem. Para combater a doença, todas as folhas doentes são removidas e é usado fungicida.
- Mancha de folhas. É expresso na aparência de manchas úmidas acastanhadas nas folhas. A causa geralmente é alta umidade ao enraizar estacas e solo contaminado. Para eliminar esse problema, as áreas afetadas da planta são removidas, o solo é trocado e os fungicidas são tratados pelo menos três vezes.
- Podridão da raiz. O principal sintoma da doença é murcha e secagem com água suficiente. Ocorre devido à má drenagem e excesso de umidade a baixas temperaturas. Nesse caso, é necessário o transplante com poda de raízes danificadas, bem como seu processamento com o químico Fitospor.
- Molde de folha. Aparece em manchas escuras nas folhas. Para o tratamento, as folhas danificadas pela doença são removidas e o tratamento com fungicida é realizado.
- A perna preta. É reconhecido quando áreas pretas e desbastadas são encontradas no caule na base, enquanto as folhas murcham e morrem. As razões são frequentemente falta de ventilação, febre, rega excessiva, falta de iluminação. Para resolver esse problema, eles são tratados com fungicida e transplantados para o solo desinfetado.
- Verticilina murcha. Esta doença fúngica se manifesta no murchamento das folhas; infecção ocorre através do solo. Infelizmente, quando essa doença é detectada, a flor de interior deve ser descartada para não infectar as plantas vizinhas.
Pragas
As flores de interior podem ser afetadas pelas seguintes pragas:
- Pulgões. Um inseto verde pequeno que suga o suco das folhas. Muitas vezes parasita em plantas jovens. Contra pulgões usavam drogas como "Acarin".
- Shield. A presença de placas marrons, bem como um revestimento pegajoso nas folhas, que começam a ficar amarelas e caem, fala sobre sua presença. As folhas são limpas com uma esponja embebida em água com sabão e tratadas com preparações apropriadas (Inta-Vir ou Actellik).
- Escudo falso. Aparece na forma de pontos marrom-avermelhados. As folhas da planta estão deformadas e secas. As medidas de controle são as mesmas de quando um inseto foi encontrado.Andaime e andaime falso
- Ácaro. Pode ser detectado por manchas brancas nas folhas e pela aparência de uma teia. Para combatê-lo, a umidade é aumentada e pulverizada com o produto químico Aktara.
O significado da flor na casa
Afelandra na casa desempenha principalmente uma função decorativa - afinal, esta planta é muito bonita, especialmente durante o período de floração. Uma flor exótica irá decorar qualquer ambiente e composição de plantas de interior.
De acordo com o signo do zodíaco, Alephander combina com Leo. Os representantes deste sinal são perfeitamente compatíveis com as flores brilhantes de amarelo, vermelho e laranja.
O Feng Shui tem uma atitude positiva em relação às flores que crescem. Acredita-se que eles ativem energia positiva.
Você sabe Na linguagem das flores, o vermelho é a cor da vida e do amor, mas também pode expressar raiva e desejo de vingança. A cor amarela indica nojo e ódio, e o tom dourado simboliza o sol e a alegria. No Oriente, o amarelo é tratado de maneira diferente, considerando a cor da sabedoria.
Afelandra é uma planta de rápido crescimento, com belas folhas grandes e flores luxuosas. Para que a aparência decorativa desta flor não sofra, ela deve ser bem cuidada, pois é exigente nas condições de crescimento e atualizada regularmente.