As tulipas são uma das flores mais bonitas que decoram os jardins da primavera e as cabanas de verão. Sua variedade é muito grande, e uma das mais decorativas é a variedade Foxy Foxtrot. A planta é frequentemente utilizada no projeto paisagístico, pois, além do apelo estético, é caracterizada por baixos requisitos ambientais. No entanto, um jardineiro que decidiu plantar essa variedade no local precisa conhecer algumas das características do cultivo.
Descrição da nota
É impossível não perder a tulipa Foxy Foxtrot no jardim, uma flor adulta consegue atingir meio metro de altura e, graças a um pedúnculo forte, mantém a postura com orgulho durante todo o período de floração. Os botões em forma de cálice merecem atenção especial. São muito grandes - no estado aberto, a flor tem um diâmetro de até 10 cm, a cor das pétalas é muito delicada, rosa cremoso, a inflorescência é amarela com um leve revestimento rosado. Uma característica desta variedade é um ligeiro botão de terry.
Variedade Foxy Foxtrot pertence ao início. As tulipas já florescem em meados de abril (com uma primavera muito quente, a floração pode começar no início do mês) e o período de floração dura cerca de 2-3 semanas, após o que caixas triédricas com sementes amadurecem dentro dos brotos. O sistema radicular da planta consiste em raízes subordinadas produzidas pelo bulbo. No final da temporada, eles morrem, mas ao mesmo tempo são formados bulbos jovens, que, depois que as flores murcham, são separados e transplantados.
Você sabe Os botões das tulipas também dormem no escuro. À noite, eles fecham e abrem apenas ao nascer do sol.
Recursos crescentes
As tulipas são fáceis de propagar em casa. Para isso, após a floração, as plantas são desenterradas e as filhas são separadas e separadas da lâmpada principal, que são plantadas como material de plantio independente. No entanto, ao plantar, deve-se levar em consideração muitas nuances para que a cultura se enraíze com segurança.
Regras de desembarque
Para plantar a variedade Foxy Foxtrot, você deve escolher uma área bem iluminada, protegida das fortes rajadas de vento. Tente encontrar um local com pouca ocorrência de água subterrânea ou arrume um travesseiro de drenagem no local de pouso para que a água não fique estagnada. É melhor plantar bulbos no período frio, quando a temperatura da camada do solo cai para + 5 ... + 7 ° C.
O horário ideal é o final de setembro. Se você plantar em solo quente, os bulbos se enraizarão muito mais lentamente. As tulipas preferem solos férteis, mariscos ou arenitos com baixa acidez. Primeiro você precisa cavar a área a uma profundidade de 30 cm, remover todas as ervas daninhas e as raízes. Em seguida, o solo é fertilizado: para cada metro quadrado, 2 baldes de composto ou húmus, 1 copo de cinza de madeira e 60 g de fertilização fósforo-potássio. Todos estes procedimentos são preferencialmente realizados pelo menos 1 mês antes do plantio.
Importante! Você não pode organizar um canteiro de flores com tulipas na área em que outras plantas bulbosas com doenças comuns e pragas com a cultura foram cultivadas nos últimos 5 anos.
As tulipas são plantadas em fileiras, observando uma distância entre elas de pelo menos 20 cm. O intervalo entre as lâmpadas na linha deve ser de 10 a 15 cm. É recomendável adicionar fertilizantes minerais complexos (100 g por 1 m²) e uma camada de 5 centímetros de areia do rio nas ranhuras de plantio escavadas com uma profundidade de cerca de 20 cm, que protegerá o fundo da lâmpada de infecções e cáries.
Inspecione bem o material antes de plantar. Se você notar sinais de apodrecimento ou infecção, descarte essas lâmpadas e processe as adequadas por 1 hora em uma solução a 0,5% de permanganato de potássio e seque-as. As lâmpadas preparadas são plantadas em sulcos, cobertas de terra (não mexa!) E regadas abundantemente. Mais perto do inverno, o plantio é coberto com turfa ou serragem. Na primavera, o abrigo é removido, o local é coberto de ervas daninhas cuidadosamente e aguardando os primeiros brotos.
As sutilezas do cuidado
As tulipas da variedade Foxy Foxtrot são despretensiosas, portanto podem ser encontradas não apenas em fazendas particulares, mas também em parques e praças da cidade. No entanto, se você quiser ver suas plantas saudáveis e luxuosamente florescendo, é recomendável que você ainda os ofereça alguns cuidados.
Em particular, isso se aplica a procedimentos como:
- Rega. As tulipas adoram a umidade, mas não suportam o encharcamento do solo, levando à podridão da lâmpada. A melhor maneira é cavar as ranhuras nos espaçadores, regá-las abundantemente e enterrá-las para reter a umidade. A rega é realizada conforme necessário. Em períodos chuvosos, eles não são necessários e, em períodos secos, deve-se garantir que o solo não seque.
- Capina e escavação. Imediatamente após o plantio das lâmpadas, é importante garantir que as camas não sejam preenchidas por ervas daninhas. É melhor remover "convidados" irritantes manualmente, pois os prendedores podem danificar as lâmpadas. A remoção de ervas daninhas deve ser realizada e todo o período subsequente de crescimento e vegetação. Além disso, a terra é periodicamente solta e desenterrada, para que a umidade penetre melhor nela e também para evitar o espessamento, o que muitas vezes leva ao desenvolvimento de doenças.
- Top vestir. Ao escolher um fertilizante para tulipas, lembre-se de que elas têm raízes muito finas. Você não pode introduzir no solo agressivo cobertura, como compostos que contenham cloro ou esterco verde que possa queimá-los. Os fertilizantes solúveis são principalmente utilizados e aplicados junto com a irrigação. A primeira alimentação é realizada quando as folhas se desdobram. Durante esse período, as plantas precisam de composições minerais complexas com alto teor de potássio e fósforo, além da presença de uma pequena quantidade de nitrogênio na composição. No futuro, a cobertura pode ser repetida durante os períodos de brotação e floração. Recomenda-se adicionar superfosfato e nitrato de potássio como cobertura.
- Poda. Nesse caso, estamos falando em remover as pétalas quando elas começam a desaparecer. Isso deve ser feito com cuidado, manualmente, para não tocar na haste e não danificá-la. Se você não executar esse procedimento, é provável que a lâmpada subterrânea enfraqueça e não armazene os compostos nutricionais necessários. Se você cortar flores para um buquê, tente deixar o máximo possível de folhas no caule - para que o bulbo da raiz seja muito maior.
- Preparando-se para o inverno. As lâmpadas de tulipa podem ser desenterradas anualmente, armazenadas na geladeira durante todo o inverno e transplantadas para um novo local na primavera - para que as plantas se desenvolvam e floresçam melhor. No entanto, nem todos os jardineiros estão inclinados a esse processo meticuloso e estão envolvidos no transplante de tulipas a cada 3-4 anos. Para que as tulipas possam ser invernadas com segurança, em latitudes moderadas, o plantio é coberto com uma camada de cobertura vegetal de até 7 cm de serragem ou turfa. Nas regiões do norte, recomenda-se, além da cobertura morta, usar qualquer material não tecido (serapilheira, palmo, etc.) como abrigo.
Durante a rega, as gotas de água não devem cair nas folhas e brotos; caso contrário, poderão aparecer manchas e as flores desaparecerão sem abrir.
Pragas e doenças
Um fato triste para os amantes de tulipas é um grande número de doenças que podem prejudicar a planta. Na ciência, existem cerca de 30 e quase todos os infecciosos.
Na maioria das vezes, as tulipas sofrem de doenças como:
- podridão cinza - As doenças são causadas por fungos, que podem causar danos apenas às hastes acima do solo ou danificar a lâmpada. A doença pode ser reconhecida por pequenas manchas marrons e amarelas na folhagem, que crescem e se fundem com o tempo e, em seguida, aparece um revestimento branco. A podridão geralmente progride em clima úmido e é transportada por via aérea;
- tifulose - Uma doença na qual apodrecem os bulbos e as raízes das tulipas. O agente causador é o fungo Typhula borealis. Com danos, os brotos da planta param em desenvolvimento e se tornam muito pequenos. Os principais portadores de infecção são cereais e leguminosas;
- fusarium - Uma doença na qual uma infecção ataca tulipas pelo solo. Primeiro, a lâmpada está danificada, como resultado da qual a cultura começa a ficar para trás no crescimento. Muitas vezes, as lâmpadas apodrecem, amolecem e morrem no chão;
- variegação - é determinado pela aparência nas folhas de pequenos toques de limão ou prata. Esta doença viral é muito lenta e pode enfraquecer a planta de ano para ano. Se as medidas não forem tomadas a tempo, os bulbos das tulipas desaparecerão e degenerarão. Os portadores da infecção são insetos prejudiciais.
Para minimizar o risco de danos às plantas, você deve seguir as regras da tecnologia agrícola: cavar e fertilizar periodicamente o solo, garantir a descarga de águas subterrâneas nas zonas úmidas. Se você notar os sinais de uma doença, primeiro se livre das amostras afetadas - remova-as do solo junto com o rizoma e queime-as e cubra os buracos com cinza de madeira. Além disso, recomenda-se desinfetar o solo com uma solução de formalina a 1,5%.
Além de doenças, as tulipas podem atacar insetos nocivos. Uma das pragas mais perigosas é o carrapato da cebola. Já pelo nome, está claro que esse inseto pequeno (menos de 1 mm) afeta o bulbo da tulipa. O carrapato faz o seu caminho entre os flocos de cebola e literalmente corta o tecido, o que leva à rápida deterioração. É possível determinar a aparência de um inseto por queda prematura da folhagem, deterioração da qualidade das flores.
Você sabe Calêndula e Chagas secretam substâncias voláteis — substâncias que matam bactérias patogênicas. Bairro com essas plantas irá proteger tulipas de doenças.
As plantas afetadas devem ser removidas dos canteiros e o restante do canteiro deve ser cuidadosamente pulverizado com uma solução de Celtan a 0,2%. Outra praga perigosa é o pulgão, que infecta folhas, caules e pedúnculos, alimentando-se da seiva da planta. Além disso, ele é portador de doenças virais, então você precisa eliminá-lo do jardim imediatamente. Nesse caso, o tratamento com Confidor, Aktara, de acordo com as instruções, ajudará.
Tulipa em paisagismo
A alta cultura decorativa geralmente o torna o principal participante na composição da paisagem. É muito benéfico plantar tulipas precoces na companhia de plantas perenes. A vantagem deste plantio é a sequência de floração. Primeiro, você admirará a variedade de botões de tulipa e, quando começarem a desbotar, as perenes verdes luxuriantes esconderão as folhas amareladas e, eventualmente, começarão a mostrar sua beleza de florescer.
Assim, do início da primavera ao final do outono, seu canteiro demonstrará todo o seu esplendor. Excelentes vizinhos de tulipas Foxy Foxtrot serão açafrões, jacintos, prímula, amores-perfeitos, margaridas. As cordas mistas dessa "empresa" são plantadas em áreas de lazer, em gazebos e bancos. Não se esqueça dos representantes das coníferas que enfatizam com sucesso o clima da primavera.
Muitas vezes, as flores são plantadas como uma bela cerca de caminhos no local.
Dado que as tulipas podem ser cultivadas em recipientes separados, os recipientes podem ser instalados na varanda, transformando o local em um elegante jardim de flores. Numa manhã de primavera, eles cumprimentam alegremente seus anfitriões com tons quentes de botões. A propósito, as composições de paisagem agora são muito populares quando no meio de um gramado verde algum objeto antigo é instalado (um carrinho de mão ou carrinho de madeira, um barril, uma calha etc.), na cavidade da qual é formado um canteiro de flores.
Tulipas altas, como Foxy Foxtrot, são perfeitas para isso. As tulipas são uma decoração ideal para jardins rochosos e jardins rochosos, dando uma imagem pitoresca a relevos específicos. Aqui eles são combinados com sucesso com plantas de cobertura do solo, além de árvores e arbustos coníferos, como teixo, zimbro, thuja etc.
A compra de tulipas Foxy Foxtrot antigas é uma excelente solução para uma cabana de verão. A cultura é robusta e capaz de se adaptar rapidamente às condições climáticas, exigindo apenas um cuidado mínimo. E a floração, apesar de não diferir em duração, deixa para trás as emoções mais agradáveis.