Os floristas apreciam a planta tropical de cryptanthus, não tanto pelas flores, como pela cor e forma incomuns das folhas que se assemelham a uma estrela. É popularmente chamada de "estrela de barro". Considere o que é esta flor, como cuidar e cultivá-la em casa.
Descrição botânica da planta
Cryptanthus se distingue pelo fato de não possuir um caule ou ser muito curto - dependendo da espécie. As flores são brancas, quase imperceptíveis e escondidas no fundo dos seios. As folhas são densas, podem ser da mesma cor ou multicoloridas. As listras nas folhas podem ser brancas, amarelas, verde claro, vermelho. No pedúnculo, são formadas várias inflorescências do tipo panícula ou orelha. Cryptanthus floresce no verão, em junho.
Sistema raiz | Ramificado |
Caule | Curto ou ausente |
Forma de folha | Lanceolate |
Cor da folha | Multicolorido |
Forma da flor | Spike-like |
Cor da flor | Brancos |
Tipos principais
Indoor crescer vários tipos desta flor:
- Cryptanthus de duas riscas - as folhas são curtas, com até 10 cm de diâmetro, com um arranjo de rosetas e bordas onduladas. O diâmetro das saídas é de até 15 cm e pequenos dentes estão localizados ao longo da borda. As flores são brancas, de aparência discreta.
- Cryptanthus stemless - tem uma haste curta quase imperceptível. As chapas são pontiagudas, com uma borda ondulada, com até 20 cm de comprimento, e a cor das folhas é verde com listras claras.
- Bromeliácea de Cryptanthus - o caule é curto, mas perceptível. As folhas são brilhantes, onduladas. A coloração pode ser verde e vermelho-cobre.
- Cryptanthus Foster - as folhas são longas e estreitas, com faixas transversais. Suas bordas são onduladas, pequenas escalas estão localizadas abaixo.
- Cryptanthus estriado - tem uma cor transversal. A cor é verde ou verde escuro, as flores são brancas pequenas.
- Estrela vermelha de Cryptanthus - o nome fala por si - "estrela vermelha". Placas de folha têm listras marrons brilhantes. Esta espécie floresce muito raramente.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Para que o cryptanthus se desenvolva bem e para agradar sua aparência por um longo tempo, durante o cultivo, é necessário observar certos requisitos de luz e umidade.
Localização e Iluminação
Cryptanthus pode ser colocado em qualquer peitoril da janela livre. Qualquer luz é adequada para ele, com exceção dos raios diretos do sol, que causam queimaduras nas folhas. Sob pouca luz, a cor da planta se torna menos acentuada, portanto, com uma luz do dia curta, a planta precisa de iluminação adicional.
Você sabe Cryptanthus é um parente de abacaxi, porque pertence à mesma família de bromélias, que reúne mais de 2000 espécies de plantas.
Temperatura e umidade
Esta planta exótica não percebe uma queda acentuada de temperatura. Se cair abaixo de + 15 ° C, isso é fatal para o cryptanthus. A temperatura confortável para ele no verão é de + 24 ° C, e no período de outono-inverno é permitida uma temperatura na região de + 20 ° C. Como a floresta tropical do Brasil é o berço do cryptanthus, a alta umidade é muito importante para ela. A flor deve ser pulverizada regularmente, limpe as folhas com um pano úmido. Para manter um nível constante de umidade, argila expandida é derramada na bandeja e é adicionada água.
Como cuidar em casa
A flor não é muito exigente em cuidados e é adequada para aqueles que não têm tempo para se preocupar com as plantas por um longo tempo.
Rega
Para saber quando é hora de regar o cryptanthus, você precisa monitorar o solo superficial em uma panela com ele. Seco - é hora de regar. Desde o início da primavera até setembro, a planta precisa de mais água e, no restante do período, a rega é reduzida. É regada apenas com água da sala, previamente assentada. O excesso de água é derramado da panela, caso contrário as raízes apodrecerão. A rega é realizada sobre o solo.
Importante! XO cryptanthus pertence às bromélias, mas, ao contrário da maioria dos representantes dessa família, ele não pode ser regado em uma saída de folhas - apodrece.
Top vestir
Esta planta é alimentada apenas na primavera e no verão, com uma frequência de uma vez a cada 2 semanas. Para isso, são utilizados fertilizantes prontos para plantas com flores. No outono e inverno, os fertilizantes não são aplicados.
Poda
O cryptanthus não precisa de formação adicional de arbustos. Somente soquetes de filhas são cortados para reprodução.
Transplante
Esta flor tropical cresce muito lentamente, por isso raramente é transplantada. Seu sistema radicular é pequeno, cresce em largura. A capacidade de aterrissagem deve ser pequena, mas ampla. O solo deve passar bem a umidade e o ar. É melhor usar uma mistura comprada para bromélias. No fundo da panela, eles preenchem 1/3 da camada de drenagem, depois o solo. Para o transplante, a planta é cuidadosamente removida juntamente com um pedaço de terra do vaso antigo, a drenagem antiga e parte da terra são removidas e plantadas em um vaso novo. Após o transplante, água e spray da pistola de pintura.
Reprodução
Cryptanthus se propaga de duas maneiras: processos laterais e sementes. Considere cada método em mais detalhes.
Processos laterais
Após o término do período de floração, as rosetas da filha aparecem na base da flor. Após 2 meses, os folhetos ficarão visíveis e as raízes aparecerão. Isso sugere que é hora de separá-los. Faça uma faca afiada e limpa. As “crianças” são plantadas em recipientes separados, cheios de musgo esfagno. As plantas jovens são colocadas em um local quente, longe da luz solar e cobertas com um filme ou vidro. Todos os dias eles precisam de uma exibição de 15 minutos. A rega regular também é importante - a secagem do solo superficial não deve ser permitida.
Vídeo: criação de cryptanthus
Sementes
As sementes para semeadura são colhidas apenas na hora. Eles são embebidos em uma solução rosa de permanganato de potássio por 24 horas. Em seguida, semeou em uma mistura de turfa com areia pré-umedecida. Cubra os recipientes com filme ou vidro e mantenha-os em um local quente. Os primeiros brotos aparecem após 10 dias. Eles são mantidos em estufa por mais 2 semanas e depois abertos gradualmente. Quando plantas jovens formam rosetas cheias, são transplantadas para vasos separados ou para um grande aquário de cryptanthus.
Você sabe Cryptanthus será o complemento perfeito para um jardim de garrafas em casa. Agora, essa direção é muito popular na floricultura, e o processo de criação de um jardim em um recipiente de vidro é muito emocionante.
Possíveis problemas crescentes
Ao cultivar cryptanthus, os cultivadores de flores geralmente enfrentam problemas como doenças e pragas.
Desses últimos, os mais comuns são:
- Ácaro aranha - furos aparecem na borda das folhas, como se fossem um alfinete. Em seguida, o prato inteiro é coberto com uma teia fina.
- Mosca branca - a superfície da folha fica pegajosa. Manchas brancas são visíveis no verso.
- Escudo - a parte inferior das folhas é coberta com tubérculos acastanhados.
- Mealybug - nos entrenós e nas costas das folhas aparecem formações brancas, semelhantes a pedaços de algodão.
Se forem encontradas pragas, a planta fica em quarentena - é isolada de outras plantas para que os insetos não as atinjam. O tratamento consiste no tratamento com inseticidas sistêmicos (Aktara, Aktellik, Spark). Quando aparecer uma crosta, lave as folhas com uma solução de sabão ou álcool.
Importante! É aconselhável realizar todo o trabalho de cuidados com as flores com luvas de borracha, uma vez que esta planta possui propriedades venenosas.
A planta também pode ter sintomas dolorosos:
- cor pálida - pouca luz;
- folhas murcham - umidade insuficiente;
- placas de folhas secas - água dura, falta de rega;
- apodrecendo na base - encharcamento.
Mesmo um cultivador iniciante pode cultivar uma planta exótica de cryptanthus em casa. A planta é cuidadosa e despretensiosa, e sujeita às regras mínimas; em alguns anos você terá um canto tropical real dessas estrelinhas fofas em casa.