O mercado de flores em nossas latitudes recentemente reabasteceu com uma beleza estrangeira - stefanotis (Marsdenia ou jasmim de Madagascar) - uma videira que vive no Japão, China, Madagascar e Ilhas da Malásia. Os cultivadores de flores experientes acham essa cultura difícil de cuidar, pois precisa de atenção e cuidados especiais. Vamos ver se é assim.
Descrição botânica da planta
Stephanotis (Stephanotis) - uma trepadeira sempre-verde, que pertence à família da jovem corça (Asclepiadaceae). Na natureza, existem mais de dez espécies de stephanotis, e muitas delas estão ameaçadas. Na cultura caseira, são utilizadas as espécies de stefanotis floribunda em abundância.
A liana descrita tem a seguinte aparência:
- o rebento principal da planta atinge 5-6 m de comprimento;
- o tronco é revestido por folhas brilhantes, opostas e ovais, de estrutura semelhante a couro, com pecíolos curtos e uma cor verde escura;
- as folhas têm bordas sólidas, arredondadas na base e apontadas para o ápice, medindo 7 a 9 cm de comprimento e 4 a 5 cm de largura;
- existem flores perfumadas em forma de funil em forma de estrelas com uma estrutura de cera, com 4 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro, coletadas em inflorescências de 5-7 peças;
- na natureza, os stefanotis florescem por cerca de 10 meses, em um apartamento - do início da primavera a outubro;
- as flores são creme, branco, amarelado ou lilás pálido (dependendo da variedade de stefanotis);
- o fruto, na forma de uma grande caixa elipsóide, amadurece, racha e libera sementes voláteis semelhantes a sementes de dente de leão.
Você sabe O nome da flor stefanotis em grego significa "diadema das orelhas de porco", pois as pétalas de suas flores realmente se assemelham às orelhas de porco reunidas em uma "coroa".
Espécies
Considere o mais popular:
- Stephatotis floribunda. A única vista adaptada às condições do apartamento. Tem flores de estrelas brancas cremosas, 6 cm de diâmetro.
- Stephatotis Akuminata. A cultura floresce com flores cremosas em forma de estrela.
- Stephatotis grandiflora. Durante o período de floração, a liana é coberta com grandes inflorescências, em cada uma das quais há três dúzias de flores com um tom esverdeado.
- Stephatotis Marginata. Uma planta com folhas variadas, floresce em branco, cheira bem.
- Stefatotis thorsi (touarsi). Floresce com delicados asteriscos roxos com faringe rosa brilhante.
- Stefanotis Variegata. Um híbrido abundante em flor com flores brancas. Uma característica distintiva do híbrido é a variabilidade das folhas creme-branco-rosado (áreas com cores diferentes devido às células mutantes), que são levemente suavizadas nas pontas.
Condições de cultivo da casa
Manter condições aceitáveis no apartamento em diferentes épocas do ano ajudará a cigana a se sentir confortável.
Localização e Iluminação
A planta descrita é exigente em sua localização, bem como na iluminação da sala.
Você sabe As inflorescências de stefanotis não desaparecem por muito tempo depois de cortá-las da videira, por isso são frequentemente usadas como componentes do buquê da noiva e decoração do vestido de noiva.
Os princípios pelos quais o jasmim de Madagascar deve ser colocado são os seguintes:
- a cultura ama muito a boa iluminação, mas não tolera a radiação ultravioleta direta; portanto, no verão, ela precisa de iluminação difusa; no inverno, a flor não pode ser sombreada;
- a localização mais aceitável na sala para stephanotis é determinada movendo a flor pelas janelas na direção sudoeste e sudeste;
- a liana precisa de espaço - um amplo peitoril da janela lhe agradará, desde que exista uma panela com stephanotis;
- a cultura é considerada uma planta com longas horas de luz do dia (pelo menos 12 horas); portanto, em clima frio, é necessária iluminação adicional, que pode ser organizada com fitolamps;
- É inaceitável superaquecer a mistura de solo no vaso, bem como a própria planta, para que eles afastem a cultura dos aquecedores da sala.
Temperatura e umidade
A tabela abaixo mostra as condições adequadas para stefanotis:
Temporada | Temperatura | Humidade |
Primavera verão | Mudanças repentinas de temperatura e calor não são permitidas. Temperatura aceitável do conteúdo: + 18 ... + 25 ° С | Alto (80–85%), realizado com um umidificador de ar interno, você pode colocar a panela em um palete com argila expandida úmida ou areia. Pulverização necessária (gotas de água não devem cair nas flores) |
Inverno de outono | É preferível mantê-lo em uma sala fria a uma temperatura não inferior a + 14 ° С e não superior a + 16 ° С (isso ajudará a colocar futuros botões de flores) | Alta umidade + pulverização (necessário, mas não com muita frequência, com água morna). Você pode limpar os lençóis com um pano úmido |
Como cuidar em casa
Cuidando da Marsdenia, é necessário fornecer as seguintes condições:
- rega adequada e cobertura;
- formando poda e transplante oportuno.
Importante! Stefanotis não pode ficar na rua. Os rascunhos também são inaceitáveis para cuidar deles, embora a sala onde estão localizados os vasos com a cultura deva ser exibida periodicamente.
Rega
Durante o período de vegetação ativa, a colheita precisa de rega abundante. O solo da panela deve estar moderadamente úmido, sem secar demais. Regras para regar stefanotis:
- no verão, a liana é umedecida até duas vezes a cada 7 dias, drenando o excesso de líquido da panela;
- no outono e inverno, recomenda-se a rega moderada (1 vez por semana);
- regar a planta com água assentada por vários dias (a videira não tolera a presença de compostos calcários na água) à temperatura ambiente.
Aplicação de fertilizantes
É possível fertilizar a liana durante toda a estação de crescimento (do início de março ao final de julho), mas a primavera (abril-maio) é um período obrigatório para a alimentação, pois a planta está brotando ativamente neste momento.
Os fertilizantes são aplicados de acordo com o seguinte esquema:
- De março a julho, a flor é alimentada 1 vez em 14 dias (use fertilizantes complexos com alta presença de potássio e cálcio).
- A cobertura é aplicada 2 horas após a molhagem do substrato.
- Em agosto, a planta é interrompida até a primavera.
Importante! O trabalho sobre os cuidados com o jasmim de Madagascar deve ser realizado com luvas, pois o suco da planta é extremamente tóxico. Por esse motivo, a flor deve ser colocada fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Poda
A Marsdenia tem a capacidade de florescer apenas em brotos jovens; portanto, em março, antes do início da estação de crescimento, é formada com poda moderada e, no verão, belisca para uma floração mais longa. Na poda, é importante orientar os brotos, amarrando-os aos suportes de grades ou arcos, porque os cílios de uma videira adulta tornam-se lenhosos e é difícil direcioná-los nesse estado na direção certa.
Vídeo: stefanotis aparando corretamente
Transplante
O transplante é realizado de acordo com as seguintes regras:
- A liana descrita prefere solo pesado com a seguinte composição: 3 partes de húmus ou turfa, 2 partes de areia de rio, 1 parte de solo argiloso e 1 parte de solo decíduo.
- O solo para o transplante da planta deve ter uma acidez de 5,5 a 6,5 pH.
- Os navios para transbordo escolhem estável, de preferência argila, porque o stefanotis tem uma coroa grande e precisa de suporte confiável.
- O pote de transbordo é escolhido com capacidade, 3 cm de diâmetro maior que o anterior.
- No fundo do recipiente, havia uma camada de drenagem de argila expandida (3 cm).
- As plantas jovens são transplantadas para um vaso maior a cada 2-3 anos.
- O procedimento de transbordo é concluído por irrigação, usando um estimulante para a formação de raízes.
- Nas plantas adultas, o solo superficial da mistura do solo é alterado a cada ano, e os suportes que sustentam os cílios das videiras são verificados quanto à resistência.
Como propagar stefanotis
Em casa, a liana de Madagascar pode ser propagada de duas maneiras:
- estacas;
- semeando sementes.
Vídeo: reprodução stefanotis
Estacas
A colheita de estacas stephanotis é realizada no início da primavera, como segue:
- As mudas futuras são cortadas de cílios saudáveis e semi-lenhosos da planta, para que cada um tenha 2-3 folhas.
- A fatia é feita 2 cm abaixo do nó.
- A cultura descrita é considerada difícil de cultivar, portanto, para o aparecimento de raízes nas estacas, é utilizado um estimulante radicular, que processa a seção inferior de cada muda.
- O solo para o plantio de estacas deve consistir em areia de rio e turfa (1: 1), na qual as estacas são imersas até a metade.
- Cada caule é coberto com uma tampa transparente de acrílico ou plástico transparente.
- A temperatura do solo para o processo normal de formação de raízes não deve ser inferior a + 22 ° C e superior a + 30 ° C (esse requisito é ainda mais importante do que os requisitos de temperatura ambiente). Você pode aplicar o menor aquecimento do solo.
- As raízes geralmente aparecem após 2-3 semanas.
- A ventilação diária das mudas é necessária.
- Quando novas folhas e brotos aparecem nas mudas, elas são transferidas para um local fresco e claro.
- Ao transplantar mudas em recipientes separados para um local constante, seus topos são apertados para formar uma coroa que se espalha.
- Quando os rebentos atingem um comprimento de 50 cm, eles cortam para um terço do comprimento para maior ramificação.
Sementes
Ao propagar as sementes de Marsdenia, os cultivadores de flores costumam ter dificuldades, pois suas sementes raramente amadurecem e, quando plantadas, não germinam bem. É por isso que é preferível propagar uma colheita vegetativamente.
Dificuldades crescentes
Ao cultivar uma flor exótica, às vezes você pode encontrar alguns problemas, por exemplo, falta de floração, presença de doenças ou danos ao mato por pragas.
Por que não floresce
Acontece que em casa o jasmim de Madagascar não floresce, então o dono de uma trepadeira exótica se pergunta: o que precisa ser feito nesse caso e como fazer com que os caprichosos stefanotis floresçam? Primeiro, você precisa descobrir por que a planta descrita pode não ter cor.
Entre eles, é necessário destacar:
- Diferenças de temperatura. É necessário fornecer à planta condições confortáveis com uma temperatura de + 18 ... + 25 ° C.
- Pouca luz. É necessário criar uma cultura de condições com iluminação brilhante difusa, para fornecer espaço livre suficiente, para aumentar a duração do horário de verão para 12 horas usando iluminação artificial.
- Excesso de nitrogênio na mistura do solo. É necessário substituir o solo no vaso por um substrato rico em potássio e cálcio.
Doenças e Pragas
Como qualquer planta de casa, a liana descrita pode ser exposta a doenças e ataques de parasitas.
Entre as doenças comuns são:
- Oídio Para combater a doença, é usada a pulverização com o medicamento Hom (são utilizados 4 ml do medicamento por 1 litro de água).
- Amarelecimento ou queda de folhas. Isso ocorre devido à falta de iluminação ou se a flor precisa ser transplantada para um recipiente mais espaçoso.
As pragas que atacam os stefanotis incluem:
- Pulgão com efeito de estufa. A planta deve ser tratada com biofeedback Akarin (4 ml por 1 litro de água). Os medicamentos Fitoverm (4 ml por 1 litro de água) e Actellik (2 ml por 2 litros de água) também serão eficazes. O tratamento com drogas é realizado 2 vezes (com um intervalo de 14 dias).
- Ácaro aranha. Para combatê-lo, é utilizado o Kleschevit (2 ml por 1 litro de água), com uma solução da qual a cultura é pulverizada 2-3 vezes (com um intervalo de 10 dias).
É possível manter em casa: sinais e superstições
Algumas pessoas têm medo de ter esta flor exótica em casa por causa de superstições e sinais que ocorrem em diferentes culturas. Muitas vezes, alguns deles contradizem outros.
Aqui estão alguns deles:
- stefanotis - “planta-mujegon”, enfraquecendo a energia masculina;
- a liana que floresce na casa fortalece a beleza e prolonga a juventude da mulher;
- esta flor protege o casamento: se houver Marsdenia no buquê, o casamento será longo e feliz;
- se o jasmim de Madagascar floresceu na casa de uma jovem solteira, logo o casamento a espera.