Os paisagistas modernos se esforçam para criar composições harmoniosas no local para combinar beleza e conforto. Se o jardim está cheio de cores vivas ou foi projetado em um estilo simples, as coníferas são participantes indispensáveis no processo de melhoria. Os zimbros combinam lindamente com várias árvores e flores. O teste azul escamoso (squamate) não é uma exceção.
Descrição botânica
O sueco azul (Juniperus squamata Hunnetorp) é um arbusto compacto e sempre verde da família Cypress, com um crescimento anual não superior a 8 cm. Aos dez anos de idade, atinge 0,5 m de altura e 1 m de diâmetro na coroa. O máximo característico é de 1,5 × 2,5 m.
O jovem arbusto tem uma coroa em forma de travesseiro, com galhos crescendo paralelos ao chão.
No processo de crescimento, a direção muda, os rebentos correm e suas extremidades caem para baixo, criando uma forma de choro. As agulhas têm até 0,1 cm de comprimento, são rígidas e espinhosas. No período primavera-verão, as agulhas são pintadas em verde-azulado, e na estação fria são prateadas.
Frutas são bagas de cone de forma arredondada, azul saturado com uma camada de pó azul, com até 9 mm de comprimento. Os tiros de espécimes jovens da sombra verde, as agulhas neles não se localizam densamente. Com o crescimento, os galhos ficam longos e marrons, possuem uma estrutura escamosa.
Importante! Agulhas e galhos de zimbro contêm substâncias tóxicas; portanto, se o suco da planta entrar em contato com a pele e as mucosas, lave imediatamente a área danificada com água em abundância.
O Teste Azul (também conhecido como Sueco Azul ou Sueco) possui um sistema radicular profundo e pouco ramificado. Em solos pesados - a superfície, mal fixada, tolera mal as rajadas de vento, mas resistente à geada. A variedade não exige a fertilidade do solo, desenvolve-se bem nas condições da cidade (poluição atmosférica e outras poluições atmosféricas).
Aterragem
O zimbro, como a maioria de seus parentes, pode se reproduzir de três maneiras:
- estratificação;
- por sementes;
- mudas (cultivadas por estacas).
Última opção mais prática (alta taxa de sobrevivência, segurança das qualidades varietais, etc.). Este pouso será discutido.
Importante! Fertilizantes contendo nitrogênio (esterco, composto, etc.) não são utilizados para alimentar o zimbro, pois provocam o desenvolvimento de infecções por fungos.
O plantio deve ser feito na primavera, quando o solo é aquecido e não há geadas. O local é escolhido ensolarado, com um leve sombreamento. A planta é tolerante à seca, portanto o solo deve ser moderadamente úmido, não salino, com uma reação levemente ácida ou alcalina. Não é permitida a passagem estreita das águas subterrâneas. Os solos argilosos são corrigidos com areia e cinza de madeira (2 colheres de sopa / 1 m²), os alcalinos são corrigidos com cal (até 200 g / 1 m²).
Atenção especial deve ser dada ao material de plantio.
É necessário adquiri-lo apenas em fazendas especializadas em cultivo de coníferas. As mudas devem estar no recipiente, as raízes não devem sair, agulhas de cor saturada, sem manchas e placa, não secas. Os brotos são flexíveis, a casca não está danificada. Também não deve haver manchas de resina.
Etapas de desembarque:
- Prepare uma mistura de plantio (solo do relvado, areia, turfa na proporção de 1: 1: 2) e uma camada de drenagem (pedaços de tijolo, areia grossa, seixos, etc.).
- Com o plantio em grupo, a distância entre os arbustos deve ser de pelo menos meio metro.
- Cavar um buraco pelo menos duas vezes o tamanho de um coma de terra, mas não menos que 70 cm de profundidade e largura.
- No fundo, coloque uma camada de 20 cm de drenagem, despeje um terço da mistura de aterrissagem por cima.
- Umedecer a terra no recipiente com uma muda e em um buraco de aterrissagem.
- Depois de absorver o líquido, remova cuidadosamente a planta juntamente com um pedaço de terra e transfira-a para o centro do recesso.
- Encha com terra e calcário, enquanto o pescoço da raiz deve permanecer no nível do solo.
- Em seguida, faça um círculo próximo ao tronco, despeje 5 a 7 L de água e aplique uma camada (protetora) de lascas de madeira, folhas, turfa etc., com cerca de 7 a 10 cm de altura.
Na primeira semana após o plantio, a planta precisa de rega diária.
Juniper Care
O Teste Azul não requer habilidades especiais de jardineiro.
Técnicas agrícolas simples são suficientes para que uma variedade se desenvolva bem, a saber:
- a rega no período seco requer moderada, mas regular (evite a estagnação do fluido sob o arbusto);
- após a irrigação, a terra deve ser afrouxada (uma camada de cobertura morta ajudará a evitar isso);
- pelo menos uma vez a cada 7 dias, é necessário pulverizar agulhas com água morna da pistola de pintura (após o pôr do sol);
- em abril - eles podem adicionar ao solo Nitroammofosku (30–40 g / 1 m²);
- plantas bienais na primavera são alimentadas com aditivos minerais complexos para coníferas ("Biopon", "Actiwin"), 30-40 g sob o mato, seguido de afrouxamento e rega;
- a poda é necessária apenas para fins sanitários (remova galhos secos e quebrados), às vezes recorra a um corte de cabelo em formação (se uma nova sessão estragar a aparência do arbusto). Após o procedimento, os locais dos cortes são tratados com variedades de jardins;
- no primeiro ano após o plantio, as plantas são cobertas com ramos de abeto para o inverno e, nos anos subsequentes, os brotos são amarrados para evitar danos durante fortes nevascas.
Você sabe A bacia de carvão perto de Moscou foi aberta graças ao zimbro. Afinal, seus matagais são frequentemente formados perto da ocorrência de costuras de carvão.
Essa variedade pode ocasionalmente ser afetada por cogumelos. ferrugem e molde cinza. Para evitar doenças, vale a pena aderir à distância recomendada entre os arbustos, bem como para a prevenção de agulhas, pulverizar com preparações contendo cobre ("Khom", "Abiga-Peak") no início da primavera e no outono.
Se a infecção não puder ser evitada, brotos danificados são removidos e descartados fora do local, e as plantas e o solo ao seu redor são tratados com fungicida Oksikhom e fluido de Bordeaux. Aplique de acordo com as instruções do medicamento.
Em caso de derrota escala e mariposas são pulverizadas com inseticidas (Aktara, Aktelik). Os medicamentos acaricidas (Apollo, Envidor) são usados contra carrapatos.
Outro grande problema para o zimbro é queimadura de sol. Eles são facilmente distinguíveis: no início da primavera, de um lado, as agulhas ficam amarelas, as pontas dos brotos secam. Esse fenômeno estraga a aparência decorativa da planta, portanto, as peças danificadas devem ser removidas.
Você sabe Em armários feitos de madeira de zimbro não inicia uma toupeira.
A cobertura de outono ajudará a resolver o problema com o material (agrofibra) que deixa o ar passar ou, com o advento da primavera, borrifar neve sob os arbustos com terra, turfa ou serragem, porque é o reflexo da luz solar da cobertura de neve que leva a queimaduras.
Uso em paisagismo
O Blue Test parece decorativo tanto em pousos solitários quanto em composições de grupos de zonas de parques e entre pedras. Pode ser usado como cobertura de solo (para fortalecer declives e encostas). Parece ser bom em terrenos rochosos e jardins rochosos.
Os desembarques de contêineres são praticados em terraços, varandas e telhados. O zimbro pode ser plantado em conjunto com urze, erica, variedades de pinheiros rastejantes, rosas, cereais, etc. Parece ótimo em canteiros de flores com flores decorativas decoradas com seixos.
Com base no exposto, o Blue Test tem amplo uso, permitindo traduzir em realidade quase todas as decisões e desejos da paisagem do jardineiro. O arbusto é fácil de cuidar, praticamente não sofre de doenças e pragas. Ele não tem medo de calor e frio. Com a tecnologia agrícola adequada, ele se deliciará com a decoratividade e purificará o ar por centenas de anos.